quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Estratégia Formativa

FORMAR- PARA – TRANSFORMAR – EM AÇÃO

“A evolução é simultaneamente a ruptura da repetição por surgimento do novo e reconstituição da repetição por integração do novo. Foi transformando-se evolutivamente – isto é, desenvolvendo-se – que a vida sobreviveu às adversidades que, de modo contrário, a teriam aniquilado...
... O tempo espiral é, portanto, simultaneamente o da reiteração e do recomeço, o da deslocação e da derivação, o da transformação e do desenvolvimento”,
O método II: A vida da vida, Edgar Morin


Ampliação do repertório Cultural



Visita ao Conjunto Nacional


Na perspectiva de ampliação do repertório cultural a equipe educadora do CEI Jardim Rodolfo Pirani no último dia 21 de outubro realizou uma visita ao Conjunto Nacional: Edifício Educador.

A formação foi divida em duas etapas:

I. Visita monitorada: Do “subsolo ao terraço”

Durante o visita tivemos a oportunidade de conhecer o Conjunto Nacional, sua história, os programas de qualidade de vida, o processo de revitalização pelo qual o condomínio passou e detalhes sobre o funcionamento do programa de coleta seletiva.



Apresentação do Conjunto Nacional. A partir da visão que  integra o público e o privado, surge a ideia de EDIFÍCIO EDUCADOR, proposta moderna existente já na origem do Conjunto Nacional.


"Conhecê-lo em detalhe significa admirá-lo no todo."
“...a estrutura principal continua a mesma. O piso da calçada externa reproduzido no lado de dentro marcou a fusão do espaço público com o privado e acentuou a vocação multifuncional do projeto de Libeskind, em sintonia com a época. Rino Levi e Vilanova Artigas, embora opostos no plano político, pregavam que a arquitetura precedia o edifício isolado, que os prédios deveriam se integrar ao resto da cidade”.

Folha de São Paulo. 01/03/08


Década de 50
Em 1952, José Tjurs compra a mansão que pertencia à família de Horácio Sabino. Nasceu dos sonhos deste argentino a ideia de criar o Conjunto Nacional. O empresário, que morreu em 1977, teve o seu sonho realizado: transformar a Paulista na Quinta Avenida de São Paulo.




O Projeto de David Libeskind
O próprio arquiteto, atualmente com 79 anos, conta aquela experiência e revela alguns detalhes do projeto do Conjunto Nacional
“Para a realização do Conjunto Nacional, José Tjurs contratou alguns arquitetos para apresentar ideias sobre o projeto e eu também fui chamado. Lembro que ele me recebeu em seu escritório, no Anexo do Hotel Excelsior, na Avenida Ipiranga, e logo começou a me chamar de ‘menino’ por causa da minha idade.

Ele explicou que pretendia construir um hotel e um centro comercial para exposições de indústrias em um grande terreno na Avenida Paulista e me pediu para apresentar um estudo em uma semana.
O projeto era característico da arquitetura brasileira daquela época, com ênfase no terraço-jardim e nos pilotis. A composição arquitetônica era basicamente formada por duas lâminas: uma horizontal, para uso comercial, que ocupava toda a área do terreno, e outra, vertical, de apartamentos. Separando as duas lâminas, havia os pilotis que se apoiavam sobre o terraço-jardim que serve de cobertura de toda a área comercial. Além dos pilotis, nesse terraço foram projetados um salão de festas e uma cúpula geodésica para abrigar o conjunto de rampas e elevadores do hall central”.


Coleta Seletiva




O Conjunto Nacional gera, todos os dias, 4 toneladas de resíduos. Se resolvesse depositar os detritos em plena via pública, construiria uma pirâmide de sacos plásticos com aproximadamente 4 metros de base e 2,5 metros de altura, diariamente.




Para evitar essa verdadeira agressão ambiental, desde 1984, o Conjunto Nacional assumiu integralmente a responsabilidade pelo destino do seu lixo. Há 17 anos, criou o programa permanente de coleta seletiva como exemplo de um trabalho bem sucedido de reciclagem de resíduos. Uma enorme responsabilidade social que começou numa época em que esses termos eram poucos utilizados e conhecidos.



Princípio adotado


Se a separação dos resíduos não acontecer na fonte geradora, os recicláveis misturados ao lixo são encaminhados, por meio de caçambas compactadoras, para os aterros sanitários. Isso porque o edifício eliminou a triagem para separação dos resíduos para evitar qualquer contato manual dos coletores com os mesmos, preservando a sua qualidade de vida.

O maior benefício da separação na origem está na valorização das pessoas que lidam com o lixo, poupando-as de serviços desagradáveis e de riscos – ferimentos com vidros e materiais ambulatoriais infectados. O êxito da iniciativa depende, portanto, da participação de todos.

II. Visita a Livraria Cultura.





Na livraria foram realizadas duas propostas para a equipe docente e equipe de apoio:

• A equipe de apoio conhecer a livraria




A equipe docente foi dividida em grupos de três, com o objetivo de montar uma seqüência didática de leitura, o tema foi sorteado no local e foi estipulado o seguinte critério de seleção:

1. Qualidade do texto

O texto deve apresentar um bom trabalho de linguagem, coesão interna e organicidade, evite obras, cujo caráter utilitário que enfatize visões diretiva e inquestionável de mundo e de moral.

2. Adequação das obras á faixa etária:

Fique atenta ao tratamento gráfico dado a obra (encadernação, tamanho do livro, tipo de letra), a temática e a extensão da narrativa.

Com relação á extensão das narrativas, é importante salientar que os livros com texto podem ser breves ou relativamente longos, porém, desde que sempre acessível à criança que ainda não teve oportunidade de maior contato com materiais escritos.

A simplicidade de um texto, no entanto, não deve desvirtuar-lhe sempre acessível à criança que ainda não teve oportunidade de maior contato com materiais escritos. A simplicidade de um texto, no entanto, não deve desvirtuar-lhe a natureza, transformando-o em uma sucessão de frases soltas e sem significados, tal qual uma cartilha.

3. Ilustração:

Nesta faixa etária as gravuras é que irão, de inicio, exercer maior atração sobre a criança.

4. Os títulos dos livros não poderiam fazer parte do acervo do CEI/ Creche

A equipe docente recebeu uma ficha para auxiliar na pesquisa:



Ficha
Tema da seqüência:____________________________________________

 Livros selecionados

1. Nome do livro: _____________________________________________

Nome do autor:_______________________________________________

Ilustrador: __________________________________________________

Editora:____________________________________________________

Valor:_____________________________________________________

Sinopse do livro:____________________________________________

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Avaliação da equipe educadora



“A livraria foi a que eu mais gostei. Falei com minha filha para levarmos as crianças (netos) lá.
Maria Aparecida de Oliveira



“Esse passeio trouxe um acréscimo de coisas boas e virtuosas, vi que quando há boa vontade, atitude e determinação o mundo pode se tornar ainda mais bonito e agradável. E pude conviver com meus colegas de trabalho de uma forma muito alegre.”

Quitéria da Costa Campanaro



“Amei conhecer a livraria, gosto muito de passear em São Paulo e ampliar meu repertório cultural, só não gostei de fazer seqüência didática dentro da livraria, não gostei do tema ser sorteado “ Príncipes e Princesas”, pois não encontramos livros bons e interessantes, se o tema fosse livre teríamos feito uma ótima seqüência, pois encontramos livros super interessantes e com temas diversos.
Voltarei a livraria com meu marido para apreciar novos livros e tomar um bom café... Fiquei na vontade!”

Shirley Estela Benicio

                              

“Eu gostei bastante para mim. Foi muito proveitoso, aprendi bastante principalmente sobre reciclagem”.


Maria Jose Anacleto Silva De Paula


“A visita foi muito interessante, é muito importante conhecer lugares novos.”


Elizangela Maria dos Santos

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