sábado, 14 de abril de 2012

As Cem Linguagens da Criança - Conheça a abordagem de Reggio Emilia


As Cem Linguagens da Criança

Loris Malaguzzi

A criança é feita de cem.
A criança tem
uma centena de línguas
cem mãos
uma centena de pensamentos
uma centena de maneiras de pensar
de brincar, de falar.

Uma centena. Sempre de uma centena de
modos de escutar
de admiração, de amar
cem alegrias
para cantar e compreender
cem mundos
para descobrir
cem mundos
para inventar
cem mundos
para sonhar.

A criança tem
uma centena de línguas
(E um cem cem cem mais)
mas eles roubam 99.
A escola ea cultura
separar a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
de pensar sem as mãos
fazer sem cabeça
para ouvir e não falar
de compreender sem alegria
de amar e de maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal.

Dizem-lhe:
para descobrir o mundo já está lá
e do cem
eles roubam 99.

Dizem-lhe:
que trabalho e lazer
realidade e fantasia
ciência e imaginação
o céu ea terra
razão e sonho
são coisas
que não pertencem juntos.

E assim eles dizem que a criança
que o cem não existe.
A criança diz:
De jeito nenhum. O cem é lá.

Abordagem Reggio Emilia



Vídeo produzido pela UNIVESP TV para o curso de Pedagógia Unesp/ Univesp
Apresentação da abordagem de Reggio Emilia para educação infantil.


Nenhum comentário: