Um caminho ainda a ser percorrido!
Bete Godoy
Atualmente é inquestionável a importância da leitura desde a mais tenra idade. Sabemos que professor tem papel fundamental na escolha de bons títulos, na organização dos espaços e na leitura quando empresta sua voz aos que ainda não lêem, mas ouvem.
Se o momento da leitura, além das contribuições linguísticas, também estabelece laços afetivos entre o professor e a criança, como planejar situações em que todos possam participar?
O que fazer e como fazer quando na minha turma tenho crianças com necessidades educacionais especiais e reconheço a importância deles também participarem das atividades?
A partir da apreciação e análise das práticas de leitura (em vídeo) reflita individualmente ou com outros educadores na unidade em que trabalha sobre:
- Como as professoras organizaram o momento da leitura?
- Para realizar a leitura sempre preciso organizar as crianças em roda?
- Quais possibilidades de interações cada um dos momentos oportunizou?
- Como planejar momentos de leitura que leve em consideração as crianças com necessidades educacionais especiais? Qual é o real, o possível e o necessário a ser feito?
- Por que e como as crianças com NEE devem e podem participar das atividades planejadas para a turma?
- Quais cuidados e intervenções precisamos ter para que todos participem?
- Como práticas planejadas levando em consideração as características das crianças promovem a inclusão de todos com qualidade?
- Qual a importância do planejamento, da parceria e do respeito às diferenças?
- Quais as possibilidades de aprendizagens as crianças tiverem a oportunidade de vivenciar?
Sabemos que ainda temos muito à aprender, reivindicar e fazer no que diz respeito a inclusão.
O vídeo apresentado é uma forma de iniciar uma discussão de um assunto importante e também de valorizar os educadores que bravamente tem se dedicado a pensar no respeito às diferenças mesmo diante de tantas dificuldades, conflitos e necessidades que ainda pairam sobre a escola e seu atores.
Análise e aprecição da prática
1º Momento
Agradecimento as professoras do CEI Vila Flávia-São Mateus
Agradecimento as professoras do CEI Vila Flávia-São Mateus
2º Momento
Um outro dia
A mesma história
Um outro dia
A mesma história
Em breve estaremos apresentando artigos sobre:
-Currículo adaptado. O que é isso?
-Exemplos de boas práticas inclusivas
Nenhum comentário:
Postar um comentário