segunda-feira, 9 de julho de 2012

Práticas inclusivas: Momento da Leitura

Um caminho ainda a ser percorrido!
                                                                                         Bete Godoy



Atualmente é inquestionável a importância da leitura desde a mais tenra idade.  Sabemos que professor tem papel fundamental na escolha de bons títulos, na organização dos espaços e na leitura quando empresta sua voz aos que ainda não lêem, mas ouvem.

Se o momento da leitura, além das contribuições linguísticas, também estabelece laços afetivos entre o professor e a criança, como planejar situações em que todos possam participar?

O que fazer e como fazer quando na minha turma tenho crianças com necessidades educacionais especiais e reconheço a importância deles também participarem das atividades?

A partir da apreciação e análise das práticas de leitura (em vídeo) reflita individualmente ou com outros educadores na unidade em que  trabalha sobre:
  • Como as professoras organizaram o momento da leitura?
  • Para realizar a leitura sempre preciso organizar as crianças em roda?
  • Quais possibilidades de interações cada um dos momentos oportunizou?
  • Como planejar  momentos de leitura que leve em consideração as crianças com necessidades educacionais especiais?  Qual é o real, o possível e o necessário a ser feito?
  • Por que e como as crianças com NEE devem e podem participar das atividades planejadas para a turma?
  • Quais cuidados e intervenções  precisamos ter para que todos participem?
  • Como práticas planejadas levando em consideração as características das crianças promovem a inclusão de todos com qualidade?
  • Qual a importância do planejamento, da parceria e do respeito às diferenças?
  • Quais as possibilidades de aprendizagens as crianças tiverem a oportunidade de vivenciar?
Sabemos  que ainda temos muito à aprender, reivindicar e fazer no que diz respeito a inclusão.

O vídeo apresentado é uma forma de iniciar uma discussão de um assunto importante e também de valorizar os educadores que bravamente tem se dedicado a pensar no respeito às diferenças mesmo diante de tantas dificuldades, conflitos e necessidades que ainda pairam sobre a escola e seu atores.

Análise e aprecição da prática
1º Momento 
 Agradecimento as professoras do CEI Vila Flávia-São Mateus


2º Momento
Um outro dia
A mesma história

Em breve estaremos apresentando artigos sobre:

-Currículo adaptado. O que é isso?

-Exemplos de boas práticas inclusivas

Nenhum comentário: