sexta-feira, 23 de março de 2012

Momento de refeição - Conteúdo curricular na educação infantil.

 Maria Cristina dos Santos 




 

 

O que uma criança  pode aprender na hora da refeição?
A Professora Beatriz Ferraz em sua entrevista a Univesp TV diz que "a refeição  é conteúdo curricular na  educação infantil, pois as crianças estão aprendendo como segurar  diferentes talheres; o que significa uma situação de refeição na nossa cultura.
Os momentos das refeições são de encontro, de troca de estar junto. "
E questiona porque isso é vivido na escola de foma desconecta?
Durante os momentos de alimentação podemos  mergulhar na nossa cultura ou ser inserido em outras.
O cheiro, o  gosto  pode nos remeter a tantas sensações!
A forma que é servida as refeições  nas instituições de ensino revelam a nossa concepção de criança, escola e sociedade.
Ao assistir o  curta Merenda saudável nas escolas municipais de São Paulo percebo que existe práticas avançadas na rede municipal de ensino. As imagens revelam ao apresentar crianças comendo em prato de vidro optar entre o  que quer  e quanto comer, porém provocaram algumas inquietações.
Ao planejar o momento de alimentação  a equipe educadora deve ter clareza das aprendizagens envolvidas  e como cada um pode contribuir.
Ao diretor cabe  gerir os recursos financeiros para aquisição e manutenção desde o mobiliário aos utensílios utilizados nas diferentes refeições, bem como os recursos humanos  a partir do quadro de funcionários.
Cabe ao coordenador observar, avaliar,  formar a equipe educadora e  fazer as intervenções  necessárias para garantir a qualidade das aprendizagens.
Os professores precisam ter clareza nas aprendizagens envolvidas neste momento, nas interações como o objeto de aprendizagem, neste caso o próprio alimento, os talheres, com o colega e com as questões afetivas que envolvem este momento. 
A equipe de limpeza deve ter claro que neste momento de aprendizagem vai sujar o chão e o quanto é importante a sua atuação para garantir um ambiente limpo e saudável.
A equipe de apoio para dar sustentação a este momento, pois quanto menor for a criança maior a necessidade dos adultos para auxilia-los.



Para pensar:

Quem na  cidade de São Paulo almoça as 10h da manhã e janta as 15h?
Qual a necessidade nutricional  da criança fazer 5 refeições em um período máximo de 10h?
Como fica a questão das 3h de intervalo entre as refeições?
Este jantar as 15h será a ultima refeição da criança?
Prato Feito ? Onde está a autonomia?
Prato de plástico e colher? 
Como e quais são as aprendizagens do bebês?
Como o professor pode ajudar para que os bebes possam fazer parte deste processo?





9 comentários:

maristela disse...

Com certeza, o momento das refeições , deveriam ser momentos de aprendizagens, mas na realidade isso não acontece. Existe uma necessidade real de que nós, educadores , reavaliemos esses momentos e que a escola promova mais qualidade , nesses momentos tão pouco aproveitados, por vários motivos, que não cabe aqui exemplificar , pois cada unidade tem seus motivos. Mas é bom pensarmos que crianças são essas e de quais adultos estamos falando em um futuro muito próximo.

Anônimo disse...

Parabéns Maria Cristina.
Excelentes Considerações: Para além da alimentação saudável e da merenda selecionada, as refeições no CEI são um momento rico em aprendizagem significativa.
Os professores, a gestão e toda equipe de apoio, tem papel fundamental no processo, sendo mediadores desta aprendizagem necessária às práticas sociais.
Denise Beraldo

Naty Sales disse...

Muito interessante esta matéria e seria importante que os envolvidos no ambiente escolar percebessem que todas as ações dentro da escola fazem parte do desenvolvimento infantil!O momento da refeição é rico em aprendizagem, tanto social, quanto cultural e até cognitiva, porque tudo pode ser aproveitado para a construção de um projeto!A alimentação já é um grande fator cultural na nossa sociedade, digno de grandes pesquisas!

Ana Carol disse...

Concordo que as refeições são momentos de muitas aprendizagens. Trabalho com uma turma de meio período com faixa etária de 2 anos numa rede municipal do Grande Abc. Eles vão buscar seu prato, escolhem o que querem comer, levam até a mesa. Comem sozinhos e cada vez há menos sujeira nas mesas ao final das refeições.
Já trabalhei com os bebês: entregávamos uma colher na mão deles para que arriscassem suas primeiras colheradas ou simplesmente brincassem enquanto ficávamos com uma outra colher.
Mas dar ou não esta autonomia a criança está relacionado a concepção de infância que você tem. Afinal, quem limita o que os pequenos conseguem fazer somos nós adultos.

Adorei o post.
Ana Carol Thomé
http://aprendendoeconstruindo.blogspot.com
http://sercriancaenatural.blogspot.com

Anônimo disse...

Porque será que fiquei morrendo de vontade de rir desse vídeo? Porque será que no CEI onde trabalho não vejo essa qualidade na alimentação? Uma sopa com apresentação péssima, tem dias em que as crianças nem experimentam a refeição... prontofalei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ( mas continuo engasgada!)

Anônimo disse...

Eu penso que depende também da gestão da escola em fazer as coisas darem certo. Quando todos tem os mesmos desejos e trabalham em direção a eles o resultado aparece.Na minha unidade a merenda é levada a sério embora ainda não tenhamos autosserviço.O trabalho do CEI Rodolfo Pirani é invejável.Parabéns.

Regina Celi Oliveira

Anônimo disse...

Eu gostei do video e penso que eles estao fazendo um trabalho serio.
Ha muitas criancas que comem melhor na escola do que em casa. Muitas vezes pq os pais nao tem condicoes de comprar uma variedade de alimentos saudaveis e outras vezes pq os mesmos enchem as criancas de besteiras como bolachas recheadas, salgadinhos, sucos e por ai vai… o pior e que pensam que as criancas se alimentam bem!
Mais o ideal mesmo na minha opiniao seria que a escola nao tivesse que alimentar as criancas pq isto e o papel da familia! Mais dai ja entraremos numa outra discussao…
Parabens pela iniciativa :o)
sábado às 00:33 · Curtir

Anônimo disse...

Parabéns aos colegas do CEI Rodolfo Pirani. Há cinco anos iniciei um projeto de Self Service quando era diretor do CEI CEU São Rafael. Com o comprometimento da equipe de professores e funcionários pudemos constatar melhoria da qualidade da alimentação dos alunos e uma diminuição significativa do desperdício, além de promover a autonomia e o direito de escolha das crianças. Infelizmente, como as cozinhas de CEUs são terceirizadas, prevaleceu o interesse das empresas e não tivemos o apoio nem autorização do Departamento de Merenda, que nos comunicou que o projeto deveria ser encerrado.

Vladimir Petcov

Anônimo disse...

Parabéns a toda a equipe de profissionais do CEI Jd. Rodolfo Pirani que cada vez mais se destacam no fazer consciente de suas atribuições junto às crianças.
Todos os setores desde as funcionarias das empresas terceirizadas da cozinha e limpeza, equipe de apoio representada por ATEs, Agente Escolar, Agente de Apoio, Professores, Coordenadora Pedagógico e Direção fazem parte da engrenagem que respeita a criança em todas suas necessidades e direitos.
Essa mobilização leva horas de reuniões para a organização e outras tantas de avaliações constantes durante todo o processo. Formar a criança com hábitos e práticas saudáveis requer muito estudo e reflexão.
A seleção criteriosa de utensílios e acessórios para serem usados.
A disposição desse material no refeitório.
A unificação das ações coletivas, por parte dos adultos, em todos os horários das refeições, propiciando uma rotina única e adequada para que a criança se sinta segura e confortável nesse contexto social.
Bem... tudo isso faz parte dos fazeres da equipe do CEI Jd. Rodolfo Pirani.
Um dos temas na Jornada Pedagógica foi à escolha dos utensílios que serão usados no próximo mês quando iniciaremos o processo do self service. Os olhares refinados dos professores e equipe de apoio na avaliação desses detalhes demonstram o compromisso social com a criança e sua família.
Agradeço a todos os funcionários que estão na U. E. e a alguns que já foram partiram.
Tenho muito orgulho de ser um membro dessa turma!

Maria Goreti