quinta-feira, 22 de março de 2012

Fazer e saberes do diretor de creche - Relato de prática

Maria Goreti de Sousa Marinho
Diretora do CEI Jardim Rodolfo Pirani

Costumo dizer que o mês de janeiro é o período que mais trabalhamos física e mentalmente.
Penso que a função de diretora, ou gestora de creche, é como de um técnico de futebol ou um maestro, pois temos que distribuir as tarefas a serem realizadas ao mesmo tempo em que precisamos estar bem próximos da equipe para acompanhar e fazer as intervenções necessárias.
O gestor da creche deve ter claros os princípios que norteiam a Educação Infantil na busca de um atendimento de qualidade onde a criança é o foco.  
Mesmo com a alteração de pessoas da equipe, no nosso caso a saída da coordenadora pedagógica e de um auxiliar técnico de educação, quem chega é acolhido e convidado a participar deste ideal através de formação em serviço.
Quem é responsável pelo que?

Diretor
§         Levantamento da manutenção do prédio;
§         Fazer um cronograma de ações junto ao prestador para conserto de equipamentos e reparos na estrutura física do prédio;
§         Cotação e compra dos materiais necessários para o início do ano;
§         Acompanhar o trabalho de todas as equipes;
§         Planejar e executar juntamente com o coordenador pedagógico da formação em serviço da equipe de apoio;
§         Preparar a prestação de conta da utilização do dinheiro público.

 

Coordenadora pedagógica
§         Inventário dos brinquedos e do acervo de livros infantis;
§         Ler todos os documentos pertinentes à formação dos professores;
§         Fazer um levantamento de todas as avaliações realizadas no ano anterior para pensar sobre as ações a serem desenvolvidas durante o ano letivo;
§         Planejar a Jornada Pedagógica;
§         Acompanhar de perto as ações dos demais setores, pois isto influencia diretamente no encaminhamento do fazer pedagógico;
§         Verificar toda a documentação referente ao PEA do ano anterior para replanejar as ações para o ano vigente;
§         Verificar os livros de Reunião de Pais e Mestres.

 

Equipe de apoio do setor de saúde

Apesar da Secretária Municipal de Educação não ter mantido no quadro de funcionários de um centro de educação infantil o auxiliar de enfermagem, a equipe gestora do CEI Jardim Rodolfo Pirani entende que é necessário um setor para fazer o acompanhamento da saúde das crianças; bem como a averiguação das carteirinhas de vacina, ministrar os medicamentos, entrar em contato com a família em caso de necessidade e enviar o encaminhamento ao posto de saúde sempre que necessário.

§         Organização dos prontuários das crianças - verificar:
Ø      Fichas de matrícula social e saúde;
Ø      Leve leite;
Ø      Carteira de vacina;
Ø      Documentos pessoais da criança e família;
Ø      Dados pessoais dos responsáveis diretos pelas crianças;
Ø      Fichas de ocorrências para registro de todos das crianças;
Ø       Autorizações diversas:
·        Transporte particular;
·        Passeios;
·        Uso de imagem para fins de divulgação da prática pedagógica;
·        Medicações.

  • Levantamento das crianças que usam mamadeira, copo de transição ou copo normal;
  • Verificar os utensílios específicos para a alimentação das crianças em todas as faixas etárias;
  • Fazer o levantamento das crianças que são amamentadas com leite materno;
  • Verificar quais as crianças que necessitam de dieta especial;
  • Encaminhar para os setores responsáveis da empresa terceirizada, bem como a gestora de merenda escolar da Diretoria Regional de ensino a receita médica.
  • Fazer o levantamento a partir da ficha de matrícula:
Ø      Quem usa fralda, chupeta ou possua outro objeto de apego;
Ø      Crianças portadoras de necessidades especiais para encaminhar documentação para o setor responsável na Diretoria Regional de Ensino;
  • Organizar e providenciar toda a roupa de cama, mesa e banho, tais como lençóis, cobertores, toalhas de mesa, embalagens para guardar os materiais de uso pessoal da criança na unidade;
  • Confeccionar roupa de cama e almofadas se necessário;
  • Organização junto à equipe docente, gestora e de limpeza na rotina de limpeza diária e semanal do CEI.
 

A equipe de apoio da secretaria e o diretor
  • Organizam prontuários dos funcionários;
  •  Fazem o inventário do almoxarifado. Tudo é contado e registrado para saber o que a unidade tem e o que é necessário adquirir para iniciar o ano letivo;
  • A organização de toda a documentação da creche, lembrando que muitos documentos devem ficar arquivados por cinco anos;
  • Organização de instrumentais novos, tais como:
Ø      Pastas de pedidos de materiais para todos os setores (os pedidos são feitos uma vez por semana);
Ø      Livro de comunicado;
Ø      Registros de ligações telefônicas;
Ø      Livro de ocorrência dos vigias;
Ø      Caderno das ligações telefônicas realizadas para celulares;
Ø      Pasta das fichas de inscrições das crianças
Ø      Pasta de controle de presença dos funcionários.

 
Equipe de limpeza
      No mês de janeiro é realizada a faxina na unidade, e tudo é minuciosamente higienizado:
  • Limpeza das salas: são lavados o teto, as paredes e o chão;
  • Remoção de toda a cera do chão da unidade;
  • Limpeza dos vidros e janelas;
  • Todo espaço externo é lavado com máquina lavadora de alta pressão.
 
Após a realização do inventário de materiais e necessidades de manutenção predial, a equipe gestora elenca as prioridades tanto de aquisição de bens consumíveis quanto permanente, bem como as readequações de espaços.
Este trabalho que inicia em janeiro vai ganhando corpo com a chegada da equipe docente e com a comunidade escolar.

Aqui acolhemos...


E somos acolhidos.


Quais as reais necessidades da creche tendo como foco a criança?

 
A partir das discussões realizadas é realizado o plano de meta que aponta as necessidades a curto, médio e longo prazo.
Conforme as verbas da Secretária de Educação, Governo Federal e a colaboração espontânea da comunidade, iniciamos a aquisição dos materiais e readequação do espaço.

Terminada esta etapa a equipe gestora em conjunto com a equipe de apoio começa a organizar o acolhimento dos professores, das famílias e das crianças; assim como preparar a adaptação que inicia no mês de fevereiro.

 


 
Este é o momento que a diretora juntamente com a coordenadora pedagógica deve realizar o planejamento da Jornada Pedagógica.
É muito importante que a equipe gestora elabore a pauta desses encontros de forma que todos se conheçam e interajam com informes, metas e propostas para o ano letivo. Os dias destinados à organização da escola para o início do ano letivo não são muitos, então, é necessária atenção especial na elaboração e execução da pauta para que as ações não se percam diante de tantas questões que devem ser pensadas e resolvidas.

6 comentários:

Anônimo disse...

Where possible check - http://www.edu-kacja.pl

Anônimo disse...

Muito bom este blog, hein!! Parabéns...vou visitar mais vezes e aprender um pouquinho mais

Mary Regina

Anônimo disse...

Olá Bete e Cristina, parabéns pelo artigo e pelo blog que cada vez está mais competente, com qualidade de quem sabe do que está falando
Sucesso

Ana Brentano

Anônimo disse...

Maria Goreti Marinho e Cristina Santos: Exemplo de Gestão ativa, responsável e competente.

Denise Beraldo

Ivana Amorim disse...

gostaria de saber se um pedagogo pode assinar pela creche...
e...parabéns pelo blog
ivana

Anônimo disse...

parabéns bom trabalho recebi algumas dicas valiosas gostaria de ter outras informações me envie um Email em que eu possa me comunicar,sucesso