segunda-feira, 5 de julho de 2010

Da criança ao idoso: Os caminhos de uma vida!

Bete Godoy



No dia 1º de outubro se comemora o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Você sabia que a população de idosos não pára de crescer? No Brasil, são mais ou menos 15 milhões de pessoas. Daqui a 20 anos, essa população deve dobrar.

No mundo inteiro a população está ficando mais velha. Até 2050, o número de pessoas acima de 65 anos será maior do que o de pessoas com menos de 15, nos países mais avançados. E tem mais! Hoje, a expectativa de vida nos países desenvolvidos é de mais ou menos 75 anos e será de mais ou menos 90 anos em 2050.
A velhice é apenas mais uma fase da vida. E uma fase que pode ser bem longa. Aprender a envelhecer faz parte da educação de todas as pessoas. O Brasil, embora ainda longe de resolver os problemas relacionados à infância, já está tendo que enfrentar as implicações sociais e de saúde decorrentes de um processo de envelhecimento comparável àquele experimentado pelos países mais desenvolvidos.

Em um dos artigos apresentado neste blog tivemos como tema os 62 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos questionando a importância deste assunto ser tratado com o devido respeito desde a infãncia. Agora destacamos o outro extremo de uma vida: o idoso.


Considerando a relevância dos dados apontados nas pesquisas provocamos os nossos leitores que em grande parte são educadores, a pensarem mais uma vez em assuntos importantes e que devem compor o currículo da escola, abordando as questões cognitivas e também as dimensões humanas do SER.
Se a longevidade está chegando e as crianças de hoje serão os idosos do amanhã, como valorizar o envelhecer? Tratar uma criança com amor, respeito, compaixão, justiça e dignidade contribuirá para que ela possa saber fazer o mesmo com as outras pessoas ao longo da vida. O filme Vida Maria traz com muita propriedade como reproduzimos aquilo que vivemos seja nas relações familiares ou em outras situações de convivência social.
Conviver é viver “em comum” é viver com alguém. È necessário considerar as diferenças e respeitá-las por ser algo que torna a espécie humana tão única, inventiva e de paixões.
Temos que pensar em conviver melhor com as pessoas que estão ao nosso lado! Não basta viver é preciso viver Bem.
Essa conversa me trouxe a memória, uma bela história escrita por Daniel Munduruku:
Recordo-me sempre dos meus tempos de menino, quando meu bisavô colocava-me em seu colo para contar história do meu povo. Embora entendesse pouco a narrativa, ficava deslumbrado com a intensidade da sua voz rouca amaciada pelo tempo...Parece que hoje posso dizer que as história que aquele velho contava eram seus próprios sonhos...hoje saber da frustrada tentativa da ciência para delimitar o cosmos, me dei conta também de que os mitos armam uma teia de palavras que estruturam no indizível, ou seja, num esforço infinito de dizer o que não pode ser dito. Tudo isso é poesia pura! È por meio dela que consigo compreende o que ter uma identidade que se formalize na tradição oral. Não dá pra ser diferente. Se alguém quer compreender minha cultura, comece a ler nossas histórias, comece a sintonizar com os nossos heróis, vivencie nossa poesia!"
Daniel ainda nos presenteia dizendo: Educar é fazer sonhar é arrancar de dentro para fora, fazer brotar os sonhos e às vezes rir do mistério da vida.

Documentos são escritos, leis são criadas, punições são estabelecidas e ainda são tantas as situações de desrespeito a criança, o idoso, o deficiente... diariamente.

Porque maltratamos a nossa própria espécie e os demais seres vivos?
Que "mundo" queremos para viver?
(CARTA DA TERRA PARA CRIANÇA)
"Junto com todos os povos da Terra nós formamos uma grande família.
E cada um de nós compartilha a responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos.
Nós, as crianças, faremos pequenos esforços diários, para transformar as coisas ruins em coisas boas. Iremos tratar a todos muito bem e dividir melhor o que temos. Se ajudarmos e respeitarmos os outros, viveremos com muito mais alegria e felicidade!!"


Começar desde cedo, com os pequeninos pode contribuir para um mundo melhor e mais justo. O educador precisa ter uma postura ética, solidária e humanitária (a Educação Humanitária é um conceito que engloba todas as formas de educação para justiça) por meio de ações efetivas do seu fazer pedagógico, tornando-se algo indissociável aos demais conteúdos.
É certo que o desafio de conviver com as diferenças é uma tarefa árdua, mas precisa ser encarada como uma necessidade humana, pois ao respeitar o próximo, certamente abriremos espaços para que as nossas diferenças também sejam respeitadas.

Por que a compaixão não faz parte de nossa grade curricular instituída, uma parte inerente de nossa educação? Compaixão, reverência, admiração, curiosidade, exaltação, humildade – esses são os fundamentos de qualquer civilização verdadeira, não mais as prerrogativas de qualquer religião, mas pertencentes a qualquer pessoa, qualquer criança, em qualquer casa, em qualquer escola”. (Yehudi Menuhin)
Qual é o nosso compromisso em fazer uma educação de sonhos, esperanças para uma FELICIDADANIA (Terezinha Rios) para todos?
Para dar consistência e ressaltar o papel transformador da educação na construção de uma sociedade mais justa apresento o trabalho realizado na EMEI prof. Rumi Oikawa e dois documentos que foram fonte de pesquisa e inspiração para mais uma ação do projeto institucional desta unidade educacional: Agenda 21 local.
Contextualizando:
Este projeto teve início em 2008 e tem como um dos seus princípios Respeito e consideração a todos os seres. Trabalhos realizados dentro deste princípio:
· Mulher, mãe e trabalhadora. Afinal, que é este ser?
· Crianças do Brasil e do mundo
· Respeito à natureza e aos animais
E no ano de 2009: Da Criança ao idoso os caminhos de uma vida.
Projeto desenvolvido pela Coordenadora Pedagógica Vilma Francisca da Silva que contou com a dedicação de todos os educadores da EMEI. " Parabéns!"
1º Documento: A Carta da Terra
Princípios:

I. RESPEITAR E CUIDAR DA COMUNIDADE DE VIDA
Respeitar a terra e a vida em toda sua diversidade.
Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor.
Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas. Assegurar a generosidade e a beleza da terra para as atuais e às futuras gerações.
II. INTEGRIDADE ECOLÓGICA
Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial atenção à diversidade biológica e aos processos naturais que sustentam a vida.
Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.
Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário.
Avançar o estudo da sustentabilidade ecológica e promover o intercâmbio aberto e a aplicação ampla do conhecimento adquirido.
III. JUSTIÇA SOCIAL E ECONÔMICA
Erradicar a pobreza como um imperativo ético, social e ambiental.
Garantir que as atividades e instituições econômicas em todos os níveis promovam o desenvolvimento humano de forma eqüitativa e sustentável.
Afirmar a igualdade e a eqüidade dos gêneros como pré-requisitos para o desenvolvimento sustentável e assegurar o acesso universal à educação, assistência de saúde e às oportunidades econômicas.
Defender, sem discriminação, os direitos de todas as pessoas a um ambiente natural e social capaz de assegurar a dignidade humana, a saúde corporal e o bem-estar espiritual, com especial atenção aos direitos dos povos indígenas e minorias.
IV. DEMOCRACIA, NÃO-VIOLÊNCIA E PAZ
Fortalecer as instituições democráticas em todos os níveis e prover transparência e responsabilização no exercício do governo, participação inclusiva na tomada de decisões e acesso à justiça.
Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável.
Tratar todos os seres vivos com respeito e consideração. Promover uma cultura de tolerância, não-violência e paz.



2ºDocumento: Estatuto do Idoso
(Idoso é toda pessoa adulta com 60 anos ou mais)



No Brasil após sete anos tramitando no Congresso, o Estatuto do Idoso foi aprovado em 1º de outubro de 2003 data que se comemora o dia internacional do idoso, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos. Mais abrangente que a Política Nacional do Idoso, lei de 1994 que dava garantias à terceira idade, o estatuto institui penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da terceira idade.
1- O IDOSO TEM DIREITO À VIDA
2- O IDOSO TEM DIREITO AO RESPEITO
3-O IDOSO TEM DIREITO AO ATENDIMENTO DE SUAS NECESSIDADES B ÁSICAS
4- O IDOSO TEM DIREITO À SAÚDE
5- O IDOSO TEM DIREITO À EDUCAÇÃO

6- O IDOSO TEM DIREITO À MORADIA
7- O IDOSO TEM DIREITO À JUSTIÇA
8- O IDOSO TEM DIREITO AO TRANSPORTE
9- O IDOSO TEM DIREITO AO LAZER
10- O IDOSO TEM DIREITO AO ESPORTE
Fonte: http://www.prodam.sp.gov.br/idososp/direito.htm

AÇÕES DO PROJETO

Crianças, adolescentes, adultos e idosos foram convidados para um encontro que teve como objetivo:

  • Conhecer e saber mais sobre os idosos da comunidade.

-O que fazem?

-Do que gostam?

-Do que têm medo?

-Como querem ser tratados?

-O que esperam da vida?

-Com quem vivem?

-O que o bairro oferece como cultura e lazer para a terceira idade?

  • Oportunizar a troca de experiência entre as diversas gereações e descobrir o quanto é possível aprender e saber em cada fase da vida.
  • Aprender a conviver.
  • Levantar dados e informações importantes para o desenvolvimento do projeto.
  • Aproximar a escola da terceira idade e saber como eles podem contribuir (e contribuem) na educação das crianças?


Muita história pra contar:
  • A escola abriu as portas para as vovós, vovôs e idosos contadores de história.
  • Professores leram diversas histórias para as crianças.
  • Os idosos ouviram histórias contadas pelos educadores.
  • As crianças contaram suas histórias e a partir dela criaram.





Muitas vovós contribuiram com suas receitas.

Exposição dos trabalhos realizados

Afinal de contas, falamos até agora de idosos que são vovós e vovôs e que costumeiramente aparecem nas histórias infantis mas,

  • Os que envelhecem e não são avós?
  • Os que namoram

  • Os que adoram dançar
  • Os tocam instrumentos.
  • Os que encantam com sua sabedoria conquistada pelo tempo de quem já viveu.
  • Os que praticam esporte.
  • Os que escrevem.
  • Os que trabalham pra sobreviver.

Sabemos que neste assunto há tantos caminhos e histórias para conversar com as crianças e nem sempre elas são só doçura e felicidade, porém podemos e devemos tratar com respeito assumindo o compromisso de ajudar a construir um mundo mais feliz!

"Se a educação não transforma a sociedade, sem ela a sociedade tampouco muda". (Paulo Freire)

TELEFONES ÚTEIS -EM SÃO PAULO-CAPITAL

  • Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI)Oferece cursos e informações gerais para idosos, além de atender denúncias de abandono material, maus-tratos e agressões.(11) 3874-6904
  • Promotoria do Idoso Ministério Público do Estado de São Paulo Defende o interesse de pessoas idosas, se desrespeitados seus direitos previstos na Constituição, e fiscaliza estabelecimentos que prestam serviços a idosos.Rua Riachuelo, 115.(11) 3119-9082 / 3119-9083
  • Delegacia de Proteção ao Idoso Recebe denúncias de maus-tratos, ameaças e abandono material, entre outras manifestações de violência.Metrô República - 1º piso.De segunda a sexta-feira, das 9 às 18h.(11) 3237-0666 e 3256-3540
  • Disque Denúncia - Polícia Civil0800 156315

Sites para pesquisa

Instituto Ethoshttp://www.ethos.org.br/

Carta da Terra para criança http://migre.me/Xr8X

Agenda 21 Brasileirahttp://migre.me/XraG

62 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos http://migre.me/Xrh3

9 comentários:

Vilma disse...

Ficou maravilhoso...
Continuo sonhando também que todas essas questões sejam pensadas, por isto que estou aqui e continuo acreditando nas possibilidades...

Beijos
Vilma

Anônimo disse...

Bete, você não existe!!!
Suas explanações teóricas encantam pela forma como você as coloca. Seu comentário sobre o trabalho da EMEI emociona e nos faz pensar a todo momento qual é o nosso papel afinal.

Beijos

Ana

Anônimo disse...

lindo projeto!
gostei muito!

Cris disse...

Amei o texto, as ilustrações e a competência da equipe.

Parabéns Bete e Vilma

Anônimo disse...

parabéns por mais uma bela iniciativa

Anônimo disse...

Bete e Cris.

Parabéns! Este blog está cada vez melhor.

Marcos Lorieri

regina disse...

BETE, FIQUEI MUITO EMOCIONADA POR VER ESTE TRABALHO ENVOLVENDO TODA COMUNIDADE E PASSANDO TANTO CARINHO,VALORIZANDO O SER HUMANO.É DISSO QUE ESTAMOS PRECISANDO !PARABÉNS.
BJS
REGINA
CP TEOTONIO VILELA

Anônimo disse...

''Parabéns''!!!cada vez este blog nos surprende mais, continue abordando temas assim como esses que as vezes muitas pessoas nen valorizam....bjss
cirlei

Anônimo disse...

Parabéns!!!@

O blog está cada vez mais bonito
abs

Ana Bene