domingo, 4 de julho de 2010

Espaços que educam !

Projeto: Hora da Alimentação
Bete Godoy


Justificativa

Dizer que não se gosta de algo sem conhecê-lo é algo comum nas crianças que incentivadas a experimentar os alimentos acabam gostando do seu sabor. Nesta fase a criança não compreende que algo com sabor diferente ao seu paladar possa ser nutritivo. Seu critério de julgamento é: só é bom o que è gostoso. Com os adultos também não é muito diferente.
O self-service ( eu me sirvo/ eu escolho ) pode ser um dos caminhos para o desenvolvimento da autonomia das crianças quando suas escolhas são respeitadas, o que não significa isentar os educadores de um contínuo acompanhamento e planejamento de ações para que elas conheçam e experimentem outros alimentos.
A hora da alimentação é uma momento de celebração, de vivências, afetos e partilhas.
Pensar num refeitório que seja um ambiente prazero e convidativo, que educa enquanto cuida deve ser um dos dos objetivos das escolas de educação infantil.
Sabemos que cada criança traz consigo sua própria cultura com seus costumes, inclusive o que construiu em seu lar referente a alimentação e que em alguns aspectos não é semelhante ao escolar.
Faz-se necessário pensar em um ambiente que oportunize o conhecimento e vivências ( como por exemplo o uso do garfo e faca), mas que não imponha os nossos costumes





Objetivos
  • Desenvolvimento da autonomia.;
  • Estabelecer ponderação em relação á quantidade de alimentos que ingere e a sua vontade;
  • Experimentar novos alimentos;
  • Selecionar e partilhar o que mais lhe agrada ou não;
  • Criar um ambiente prazeroso e educativo para as crianças

Ações do projeto

1- Garantir encontros de formação com todos da unidade educacional para que possam conversar e refletir sobre a importância:
  • dos momentos alimentação dentro do binômio educar e cuidar;
  • de organizar o espaço do refeitório respeitando a cultura infantil local sendo convidativo a alimentação;
  • das vivências que estão presentes no momento da alimentação e o que este momento significa em cada cultura nos diversos tempos da nossa história;
  • dos cuidados ligados a higiene;
  • de respeitar a cultura local sem impor valores de uma cultura estabelecida.

2 - Elaboraração de um plano de ação para cada segmento da unidade educacional . O que compete aos gestores, aos professores e funcionários.

  • Estabelecer cronograma de reuniões para avaliação sistemática e contínua do projeto e redimensionamento das ações a partir da avaliação.

3 - Desenvolvimento do trabalho pelo professor. Será na sala de convivência ( sala de aula) que as primeiras conversas acontecerão. O professor tem um papel muito importante na implantação do projeto. Será ele o responsável em planejar momentos onde as crianças possam discutir, conversar e pesquisar sobre as questões ligadas a alimentação, ao cardápio da escola e a cultura.


4- Compra dos utensílios e materiais necessários para a implantação;
5- Organização do espaço ( o refeitório).


Observáveis para a avaliação:

1- Registro escrito.
2-Filmagem dos momentos de alimentação.
3-Fotos.


Para pensar:




1. Qual a importância em conversar com as crianças sobre o cardápio do dia?
2. Como as crianças poderão participar ajudando a divulgar o cardápio?
3. Qual a importância das crianças escolharem com quem querem se sentar para lanchar? Como os funcionários podem contribuir com pequenas e relevantes ações que colaboram para o protagonismo infantil?
4. Como será organizado o espaço para que seja um ambiente saúdavel, agradável, seguro e educativo?
5. Quais serão os utensílios utilizados para que as crianças possam se servir?
6. Como será o acompanhamento do adulto no inicio da ação e o que se espera para o futuro?
7. È possível incentivar desde a infância hábitos que evitem o disperdício e respeite o meio ambiente com relação até mesmo a separar o lixo oragânico?


Observações importantes:

O projeto apresentado é da EMEI Professora Rumi Oikawa a partir da formação recebida do instituto Avisa Lá.
A escola atende crianças de 3 a 5 anos. Está organizada em 3 turnos de quatro horas.
Em 2009 com 680 crianças matriculadas.
Este trabalho teve início em 2007 com pequenas alterações no espaço e algumas ações que aos poucos foram avançando diante dos bons resultados.
As fotos apresentadas são de 2008 e 2009 o que demostra determinação e empenho de todos na realização de um projeto. A cada ano novas ações são implementadas com o objetivo aperfeiçoar o que for necessário para melhor atender as crianças.
O lanche é colocado sobre a mesa e o almoço servido num carro térmico na altura da criança.
Os copos e pratos são de vidro temperado que ao cair e quebrar não oferecem perigo. Os incidentes são pequenos e as reposições são realizadas uma vez por ano.

Um comentário:

Naiana disse...

Cada vez que venho aqui visitar tenho agradável surpresa!!!
Que delícia!!!!