Maria Cristina dos Santos
“O espaço físico não apenas contribui para a realização da educação, mas é em si uma forma silenciosa de educar”.Antônio Viñao FragoJustificativa:A LDB-96, ao contemplar a importância do brincar nas creches e pré-escolas, deixa implícita a ideia de que deve haver espaço para o brincar e para os jogos e as brincadeiras.A Educação Infantil deve assegurar o “o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil”. Para tanto, se torna necessária a criação de espaços que permitam atividades livres, significativas e prazerosas que possam ser realizadas através do brincar, de brincadeiras e de jogos.Wajskop afirma que “a garantia do espaço do brincar na pré-escola ou creches, é a garantia de uma possibilidade de educação da criança numa perspectiva criadora, voluntária e consciente”.Visto que hoje o custo para manutenção da “grama” é de mil reais, sendo que a unidade não dispõe desta verba.Acrescentamos que este registro fotográfico foi realizado hoje dia 08 de março de 2012 e que a manutenção foi executada no dia 12 de fevereiro do ano vigente.
PLANO DE META
Parque I
Áreas Meta Ações Parceria Período Gestão de espaçosParque Melhoria do espaço físico Reforma dos brinquedos existentes. Gestão escolar –Verba PTRF 1º semestre2012 Compra e instalação de novos brinquedos Gestão escolar –Verba PTRF e PDDE 2º semestre2012 Pavimentação do parque DRE – SMEDL 1º semestre2012 Projeto paisagístico Prédios e equipamentosDRE/ SMSME 2º semestre2012
Parque II
Referências bibliográficas:
Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária, LIVRO DO DIRETOR: Espaço & pessoas. São Paulo: CEDAC/MEC 2002
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil : Encarte 1. Brasília: MEC, SEB, 2006.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
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