quinta-feira, 8 de março de 2012

Pátios e parques para brincar e conviver


Maria Cristina dos Santos

“O espaço físico não apenas contribui para a realização da educação, mas é em si uma forma silenciosa de educar”.
Antônio Viñao Frago
Justificativa:
A LDB-96, ao contemplar a importância do brincar nas creches e pré-escolas,  deixa implícita a ideia de que deve haver espaço para o brincar e para os jogos e as brincadeiras.
 A Educação Infantil deve assegurar o “o direito das  crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e  comunicação infantil”. Para tanto, se torna necessária a criação de espaços que  permitam atividades livres, significativas e prazerosas que possam ser realizadas  através do brincar, de brincadeiras e de jogos.
 Wajskop  afirma que “a garantia do espaço  do brincar na pré-escola ou creches, é a garantia de uma possibilidade de educação da criança numa perspectiva criadora, voluntária e consciente”.
Visto que hoje o custo para manutenção da “grama”  é de mil reais, sendo que a unidade não dispõe desta verba. 
Acrescentamos que este registro fotográfico foi realizado hoje dia 08 de março de 2012 e que a manutenção foi executada no dia 12 de fevereiro do ano vigente.

PLANO DE META

Áreas
Meta
Ações
Parceria
Período





Gestão de espaços

Parque





Melhoria do espaço físico

Reforma  dos brinquedos existentes.
Gestão escolar –
Verba PTRF
1º semestre
2012
Compra e instalação de novos brinquedos
Gestão escolar –
Verba PTRF e PDDE
2º semestre
2012
Pavimentação do parque
DRE – SME
DL
1º semestre
2012
Projeto paisagístico
Prédios e equipamentos
DRE/ SM
SME
2º semestre
2012

Parque I 




Parque II





Referências  bibliográficas:
Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária, LIVRO DO DIRETOR: Espaço & pessoas. São Paulo: CEDAC/MEC 2002
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil : Encarte 1. Brasília: MEC, SEB, 2006.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

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