domingo, 5 de junho de 2011

Cantos de livre-escolha - Estratégia formativa


Um dos grandes desafios na formação em serviço de professores  são os  registros reflexivo como instrumento para qualificar a prática docente.
Um dos exercicios para qualificar o olhar e a escuta do professor durante a formação foi a leitura do texto: Muitos mundos numa única sala da  Adraina Klis
Após a leitura foi aberta a a discussão sobre  as caracteristicas desta atividade.
Em um  segundo momento propus  o planejamento de uma atividade com cantos de livre escolha e a  execução do mesmo.
A professora Rute Nogueira de posse dos seus registros de observação (escrito e filmado) compartilhou com a coordenadora, para que a mesma  esclarecesse algumas dúvidas que pairavam com relação a esta atividade.
Após a devolutiva   propus um  replanejamento da atividade.
Este exercício apresentado a baixo foi a segunda atividade de cantos de livre escolha realizado com as crianças do mini-grupo I A. 

CANTOS DE LIVRE ESCOLHA

Agrupamento: MGI A
Professora: Rute Luiza Nogueira da Silva
Data: 24 de maio de 2011
Tempo previsto: 40 minutos

Nome do canto: bonecas e carrinhos




Descrição: O canto será composto de carrinhos de madeira e bonecas além de contar com um sofá de colchonetes para a utilização ou não das crianças, também estará disponível aos mesmos o mancebo com bolsas.

Essa reestruturação do canto se deve ao fato de que na atividade anterior os meninos não foram contemplados em sua especificidade.

Recursos: bonecas ,carrinhos, colchonetes , mancebo , bolsas,escada e tule.
Nome do canto: Quebra- cabeça


Esse jogo vem substituir o de construção devido à falta de interesse demonstrado pelos alunos na atividade anterior ,é um jogo já conhecido por eles que será apresentado com a utilização de mesinhas e cadeiras para melhor interação entre eles,bem como as intervenções que podem fazer .As mesinhas serão disponibilizadas em duplas.
Recursos: Diferentes jogos de quebra- cabeça, mesinhas , cadeiras, escada e tule.


Nome do canto: Pintura


Descrição: o canto de artes será mantido mas acrescentando novos elementos e alguns dificultadores por exemplo a disposição da tinta será feita em pratos plásticos utilizaremos brochas para pintura , o papel estará fixo na parede . Poderão ainda sentar-se na prancha de madeira ou não isso dependerá de cada aluno.

Recursos: Papel kraft, fita crepe, tinta guache, brochas de pintura,prancha de madeira, pratinhos de plástico,escada e tule.

Observação: O local pretendido para a realização da atividade é a quadra, o tule será usado para separação dos cantos e ao mesmo tempo propiciar aos alunos a visão do que estão ocorrendo nos outros cantos.


Observáveis:


  1. Qual o canto mais procurado?
        O canto de pintura foi o mais procurado, já durante a roda de conversa havia ocorrido manifestações das crianças onde a Nathalia falou: ¨tinta he, he ...¨ e os outros também acompanharam na aclamação.


  2.  Como foi a interação entre as crianças?
 No primeiro momento todos correram para a tinta e não perceberam que havia pincéis e suporte para todos (pratinhos) a frase mais falada foi ¨È meu¨.
O Riquelmy e o Murilo foram os primeiros a explorarem os outros cantos jogos e carrinhos respectivamente.
O grupo começou então a se redistribuir entre os cantos. O Kalebe buscou a mesinha onde estava o jogo de quebra-cabeça que já conhecia.
O canto de jogos passou a ser o mais visitado. A Nathalia queria o jogo só para ela e diante da interferência dos amigos chorava muito.
A Larissa queria ser a líder e mandar o que cada um tinha de fazer, não deu muito certo em outro momento brincando com a boneca pediu ao Kalebe que deixasse sua filhinha brincar com o jogo no que foi atendido ,ele pegou a boneca e sentou-a em seu colo e continuou a brincadeira.
O Riquelmy mais uma vez tentou montar a tartaruga não conseguiu.

 3.  Houve situações de conflito? Em caso positivo que tipo de intervenção feita?
      Sim, no canto de artes todos queriam o mesmo prato de tinta, a intervenção foi mostrar as outras possibilidades de cores ou da mesma cor em outro ponto.
Outra intervenção foi à retirada da prancha para as crianças ficarem mais confortáveis e ter melhor acesso ao papel para pintar.
Estimulei o Murilo na forma correta de utilizar a pista para brincar com o carrinho, e provoquei uma situação para tirar uma dúvida sobre como a Beatriz estava utilizando a prancha do quebra–cabeça.

4. Quais as falas das crianças que mais chamou atenção?
A busca da valorização da sua produção entre eles e a professora: ¨Tá bonito?¨.Larissa para Kalebe ¨Deixa o meu neném (boneca) brincar?¨aceitação do Kalebe que acomodou a mesma no colo.
A Larissa fez muitas intervenções no jogo dos outros alunos ¨è assim , não faz assim¨.

Avaliação do professora:
Esses cantos ficaram bem melhores que o anterior devido o espaço para ser explorado.
A ajuda da professora Andréia que construiu a pista de carros que foi utilizada por todos os meninos e do Luiz na hora de montar os cantos.
Novamente a descontrução dos cantos pela Caroline que utilizou as peças do jogo como ferramenta para bater e serrar, a Beatriz que usou a base do jogo para ser a cama do bebe.
Diferente dos cantos da sala as crianças foram mais colaborativas no guardar os brinquedos e contando com o auxilio do professor André para organizar os materiais e as crianças no horário do jantar .


Devolutiva da coordenadora.

Muito bom Rute,

Os cantos foram compostos de maneira muito cuidadosa atendendo as questões de estética e diversidade.
Como está desenvolvida a oralidade das crianças?
Eles conseguem manter um dialogo?
O que acha se mudarmos o observável de quais as falas das crianças que mais chamou atenção para os diálogos?

Cris

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela organização, dedicação e registro do trabalho.

Os Cantos de Livre escolha permitem a atuação da criança para um trabalho individualizado, que permite um desenvolvimento autônomo e continuo.

Obrigada pelo exemplo!
Denise