terça-feira, 12 de agosto de 2008

Seqüência Didática - Escovação de dente



Professora: Francilene Pereira de Lima
Duração: 2 meses

Turma: BII

Objetivos:


Experiências de aprendizagem de higiene bucal e identidade

O que as crianças podem aprender:
  • Perceber a boca, os dentes e a língua
  • Porque é importante escovar os dentes;
  • Organização e reconhecimento dos pertences



SEQÜÊNCIA DIDÁTICA:


1. Seqüência didática de lavar as mãos e boca;


2. Convidados a ficar alinhado na frente do espelho para reconhecer a sua boca, dentes e língua;


3. Roda de apresentação do kitnecesserie


4. Utilizar fantoches para a narração de história. Ex:. Dona Escova e a Comadre Alice - Os Fazeres na Educação Infantil / Org. Maria Clothilde Rossetti Ferreira et. 5 ed. – São Paulo: Cortez, 2002
5. Brincar de escovar os dentes (faz de conta);
6. No momento de lavar as mãos e a boca após as refeições a professora deverá convidar as crianças para vê-la escovar os dentes.
7. No segundo momento ela ficará atrás da criança e auxiliará a escovação, sempre de frente ao espelho.
Recursos:
Necesserie
Escova de dente;
Toalha pequena;
Caneca

Possíveis desdobramentos:

  1. Narração de história;

  2. Jogo simbólico;

  3. Exibição do filme: Dr Dentuço: A lenda do reino dos dentes

    Avaliação:
    Tem como caráter diagnóstico com o propósito de acompanhar o desenvolvimento da criança. Cabe uma reflexão após as ações para um replanejamento das mesmas sempre que necessário, lembrando que cada criança tem um tempo de aprendizagem diferente. A conversa entre os professores da manhã e da tarde dará um parâmetro de como as crianças estão assimilando a seqüência didática.

    Dicas:
    1. No momento do convite de reconhecer a boca, os dentes e a língua é possível que algumas crianças se recusem, quanto mais lúdica for está situação maior será a aceitação da própria imagem;
    2. Brincar de mímica e careta na frente do espelho
    3. Durante a brincadeira de faz de conta à escova de dente não vai à boca e não é utilizada a água, uma possibilidade que isso ocorra é utilizar os cantos como organização de espaço;
    4. Quando inicia a escovação de dentes é necessária uma organização dos professores no sentido de proporcionar às demais atividades como manuseio de livros, cantar, ou brinquedos para que não haja um congestionamento no banheiro.


Muito importante: Nesta faixa etária não utilizamos pasta de dente, através de pesquisas realizadas, constatamos que a Sabesp já coloca na água a quantidade necessária de flúor.

A utilização do mesmo pode causar uma doença chamada fluorose (manchas no dente) e normalmente a pasta sem flúor é muito cara.

Bibliografia:

  1. Maria Clothilde Rossetti Ferreira (org) et. Os Fazeres na Educação Infantil /. 5 ed. – São Paulo: Cortez, 2002

  2. Santos, Lana Ermelinda da Silva (org). Creche e Pré-escola: Uma abordagem da saúde.– São Paulo: Artes Medicas, 2004

  3. Zabalza, Miguel A. Qualidade em Educação Infantil/ Miguel A. Zabalza; Tradução Beatriz Affonso Neves. – Porto Alegre: Artmes, 1998.

  4. Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil/ Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: ilVolume 1: Introdução ; Volume 2: Formação Pessoal e social

  5. São Paulo (SP), Secretária Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagem e Orientações Didáticas/ Secretária Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2007

6 comentários:

Viviane Mendes disse...

Parabéns pela sua sequência didática...eu fiz algumas anotações p sequenciar uma p minha turma de mini-grupo 2...Obrigda foi-me muito útil.Beijos.

Anônimo disse...

Tópico prazeroza neste blog, postagens deste modo dão motivação ao indivíduo que analisar neste sítio !!!
Dá muito mais deste blogue, a todos os teus utilizadores.

edicleia maciel disse...

Muito bom!!!
Vou utilizar na minha docência na Educação Infantil.
Caso tenha mais sugentões por favor me manda.
Obg bj.

Anônimo disse...

muito bom.... sou dentista e fazemos prevenção com creches.... ótima a sequencia,especialmente para trabalharmos com os educadores!

reina disse...

não conhecia,muito bom,por favor as minhas idéias acabaram,por isso achei muito legal,bjos.

Lu Mesquita disse...

Parabénssssssssssssss trabalho gratificante com os pequenos.