Duração: 2 meses
Objetivos:
O que as crianças podem aprender:
- Perceber a boca, os dentes e a língua
- Porque é importante escovar os dentes;
- Organização e reconhecimento dos pertences
SEQÜÊNCIA DIDÁTICA:
1. Seqüência didática de lavar as mãos e boca;
2. Convidados a ficar alinhado na frente do espelho para reconhecer a sua boca, dentes e língua;
3. Roda de apresentação do kit “necesserie”
4. Utilizar fantoches para a narração de história. Ex:. Dona Escova e a Comadre Alice - Os Fazeres na Educação Infantil / Org. Maria Clothilde Rossetti Ferreira et. 5 ed. – São Paulo: Cortez, 2002
5. Brincar de escovar os dentes (faz de conta);
6. No momento de lavar as mãos e a boca após as refeições a professora deverá convidar as crianças para vê-la escovar os dentes.
7. No segundo momento ela ficará atrás da criança e auxiliará a escovação, sempre de frente ao espelho.
Recursos:
“Necesserie”
Escova de dente;
Toalha pequena;
Caneca
Possíveis desdobramentos:
- Narração de história;
- Jogo simbólico;
- Exibição do filme: Dr Dentuço: A lenda do reino dos dentes
Avaliação:
Tem como caráter diagnóstico com o propósito de acompanhar o desenvolvimento da criança. Cabe uma reflexão após as ações para um replanejamento das mesmas sempre que necessário, lembrando que cada criança tem um tempo de aprendizagem diferente. A conversa entre os professores da manhã e da tarde dará um parâmetro de como as crianças estão assimilando a seqüência didática.
Dicas:
1. No momento do convite de reconhecer a boca, os dentes e a língua é possível que algumas crianças se recusem, quanto mais lúdica for está situação maior será a aceitação da própria imagem;
2. Brincar de mímica e careta na frente do espelho
3. Durante a brincadeira de faz de conta à escova de dente não vai à boca e não é utilizada a água, uma possibilidade que isso ocorra é utilizar os cantos como organização de espaço;
4. Quando inicia a escovação de dentes é necessária uma organização dos professores no sentido de proporcionar às demais atividades como manuseio de livros, cantar, ou brinquedos para que não haja um congestionamento no banheiro.
Muito importante: Nesta faixa etária não utilizamos pasta de dente, através de pesquisas realizadas, constatamos que a Sabesp já coloca na água a quantidade necessária de flúor.
A utilização do mesmo pode causar uma doença chamada fluorose (manchas no dente) e normalmente a pasta sem flúor é muito cara.
Bibliografia:
- Maria Clothilde Rossetti Ferreira (org) et. Os Fazeres na Educação Infantil /. 5 ed. – São Paulo: Cortez, 2002
- Santos, Lana Ermelinda da Silva (org). Creche e Pré-escola: Uma abordagem da saúde.– São Paulo: Artes Medicas, 2004
- Zabalza, Miguel A. Qualidade em Educação Infantil/ Miguel A. Zabalza; Tradução Beatriz Affonso Neves. – Porto Alegre: Artmes, 1998.
- Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil/ Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: ilVolume 1: Introdução ; Volume 2: Formação Pessoal e social
- São Paulo (SP), Secretária Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagem e Orientações Didáticas/ Secretária Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2007
6 comentários:
Parabéns pela sua sequência didática...eu fiz algumas anotações p sequenciar uma p minha turma de mini-grupo 2...Obrigda foi-me muito útil.Beijos.
Tópico prazeroza neste blog, postagens deste modo dão motivação ao indivíduo que analisar neste sítio !!!
Dá muito mais deste blogue, a todos os teus utilizadores.
Muito bom!!!
Vou utilizar na minha docência na Educação Infantil.
Caso tenha mais sugentões por favor me manda.
Obg bj.
muito bom.... sou dentista e fazemos prevenção com creches.... ótima a sequencia,especialmente para trabalharmos com os educadores!
não conhecia,muito bom,por favor as minhas idéias acabaram,por isso achei muito legal,bjos.
Parabénssssssssssssss trabalho gratificante com os pequenos.
Postar um comentário