domingo, 25 de setembro de 2011

Vivencia Yoga no CEI


Denise Beraldo Valente
Claudia Lopes dos Santos
Promover atividades culturais, participar de vivências corporais, convidar os pais para dividir o mesmo espaço com a criança em comunhão com os educadores é fundamental e são praticas que precisam ser estimuladas na Educação Infantil.
Para contemplar essas e outras práticas pedagógicas, planejamos para o Berçário II A, uma atividade na qual contamos com a parceria e a presença especial de Sorayah A. Sanntos (Instrutora de Hatha Yoga e Terapeuta Corporal) e Julio Cesar (Instrutor - Tai Chi Chuan), ambos idealizadores do Espaço Dharma, e Ana Lourdes (Terapeuta Ayurveda).
O ambiente foi preparado previamente para receber carinhosamente os pais, os quais compareceram, formando um quórum de mais de 90% de presentes em razão do total de convidados, e participaram efetivamente de forma qualitativa da atividade.
Contamos com materiais diferenciados que permitiram desenvolver, de maneira conjunta, os sentidos: a música de Marcus Santurys afinou nossa audição; o odor das rosas brancas, vermelhas e cor-de-rosa exalaram pela sala. Nossos olhos apreciaram uma cultura rica em cores e detalhes. Observamos posturas de yoga com a intenção de demonstrar estabilidade, harmonia e expressão, baseadas nos propósitos do amor. Experienciamos com nosso corpo, e com o outro, movimentos e expressões corporais.
Juntos, pais, crianças e educadores, fomos convidados a participar de uma vivência de yoga que permitiu a experiência da linguagem corporal, a ligação afetiva e o contato com as próprias emoções. Neste momento, o grupo partilhou, igualmente, da oportunidade de aprender a conhecer e aprender a conviver, cujos adultos educadores, como mediadores,  proporcionavam  experiências de forma recíproca.
A participação dos pais e responsáveis na atividade foi positiva e variada, sendo os vínculos familiares os mais diversos: pais, mães, tias, irmãos, vovós. Na verdade, a participação dos pais revelou um contato estreito conquistado por toda a unidade escolar.

O ambiente acolhedor permitiu o envolvimento das crianças e dos pais e responsáveis. A mudança da estrutura da sala de convivência para este momento especial permitiu a apropriação dos objetos e movimentos corporais, facilitando as interações entre todos.
Como educadoras, a oportunidade de conhecer uma cultura diferente, experimentar vivencias corporais dentro do ambiente escolar, junto com a comunidade e nossas crianças, ampliou os horizontes do cuidar e educar, visto que dividimos ideias entre as professoras responsáveis pelo grupo  e profissionais, unidos por um único ideal, proporcionando um momento único e inesquecível.
A vivência yoga, com espaço e tempo planejado, materiais diferenciados e interações prazerosas, despertou curiosidade e encantamento nas crianças.


9 comentários:

Maria Alice disse...

Neste mundo onde a violência está sendo tratada como "normal", cuidar do corpo, do espírito e das relações É FUNDAMENTAL! PARABÉNS pela iniciativa a todos : professores e equipe técnica

Maria Alice
Coord. Pedagógica
CEI Jd. Sto André

Anônimo disse...

Parabéns às professoras envolvidas neste projeto e a sua coordenação, as quais permitem que essas crianças obtenham acesso a experiências significativas para o seu desenvolvimento. Continuem com estes projetos maravilhosos!!

silvia.garcia34 disse...

Olá boa noite.

Tive informações deste blog hoje pela manhã. Passei somente para dar uma olhadinha, e ... AMEI.

Parabéns pela iniciativa.
Cada dia me certifico mais, que: ensinar, aprender, transformar e crescer ... vale muito a pena.

Abraços

Silvia Garcia
Diretora
CEI Verbo Divino

Sorayah A Sanntos disse...

A iniciativa e a dedicação das professoras e da coordenação da escola nos proporcionaram momentos de muita contemplação e amor...
A reciprocidade dos pais e responsáveis, e principalmente das crianças, foi simplesmente acolhedor...
Compartilhar essa rica cultura, que tanto pode contribuir para o desenvolvimento de nossas crianças, é para nós um grande presente...
Obrigada pela oportunidade.
Namastê!
Sorayah A Sanntos, Julio Cesar e Ana Lourdes - Espaço Dharma

Anônimo disse...

Olá coordenadoras e professoras queridas, mas uma vez saem na frente e percebem que o mundo todo está a disposição das crianças! O impossível está no lugar onde o colocamos e a vida é muito mais do que as 4 paredes da creche. Conhecer e reconhcer oa valores e sabedorias de diferentes culturas é fundamental para nos tornamos pessoas aberta, solidárias, sem preconceitos; incluir os pais nesta jornada, mostra a escola como polo difusor de cultura e conhecimento. Parabéns!

Cisele Ortiz

Anônimo disse...

Tá na hora dos educadores compreenderem que cuidar não apenas "limpar o nariz, trocar fralda, embora isto seja cotidiano e fundamental, mas é preciso na pratica contemplar a concepção de cuidado que inclui outras dimensões do conforto, do bem estar, do conhecimento de si e de suas necessidades, de como lidar com suas emoções, como reconhece-las. É preciso ir alem também das "atividades pedagogicas" para pensar em um educação da pessoa como um todo. A ioga é uma possibilidade.

Damaris Gomes Maranhão

Anônimo disse...

Olá!!! Fiquei sabendo desse blog a pouco tempo e logo que vi me encantei!! Adorei essa atividade com Yoga!! Só tive uma duvida, por que essa atividade só ocorreu com uma turma específica? Parabéns pelo trabalho de vocês!!!
Fabiana Castro

Para Além do Cuidar disse...

Olá fabiana,

Obrigado por acompanhar nosso trabalho.
o trabalho no CEI Jardim Rodolfo Pirani cada agrupamento tem sequencias didáticas elaboradas pelos professores a partir das especificidades da sala.

Anônimo disse...

Parabéns pelo trabalho maravilhoso, beijo...

Gessilda Rabelo