sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Formar para transformar em ação

“Desenhar é como escrever. (...) Desenho para explicar as coisas para mim mesmo.”
Saul Steinberg (1954)



A partir de uma proposta de ampliação do repertório cultural da equipe educadora, visitamos no último dia 14 de outubro a exposição: As Aventuras da Linha – Saul Steinberg
 na Pinacoteca de São Paulo.
    



Seu corpo da obra

Olafur Eliasson (1967, Copenhagen, Dinamarca) é conhecido por suas esculturas externas de grande porte, intervenções no espaço urbano e projetos arquitetônicos. Os processos de percepção e construção da realidade estão no centro de sua pesquisa artística. Suas obras incorporam leis da física, neurologia e óptica convidando o visitante a experimentar fenômenos naturais como neblina, luz, cor e reflexos. 


Em Seu corpo da obra, Olafur insere seu trabalho e a experiência que ele oferece aos espectadores em situações espaciais marcadas pela ambiguidade entre “dentro” e “fora”.  
No octógono, um espelho inclinado pendurado no centro do teto gira em torno do seu próprio eixo refletindo tudo o que estiver no espaço.

   

 

A disponibilidade corporal para experimentar, vivenciar


Um caleidoscópio gigante formado por quatro espelhos reclinados que preenchem todo o pátio interno do museu. Os espelhos abrem em direção ao teto de vidro absorvendo toda a luz externa, criando um caleidoscópio com a própria estrutura do telhado. Ao andar sobre a passarela, que corta o pátio, o visitante terá uma visão completa dos reflexos provocados pelos espelhos. 


 

   


Finalizando no café...

 

Exposição: As aventuras da linha -Saul Steinberg
De 03 de setembro a 06 de novembro de 2011

Exposição Olafur Eliasson: Seu corpo da obra
De 01 de outubro a 08 de janeiro de 2012

Pinacoteca do Estado de São Paulo - Praça da Luz, 2 São Paulo, SP 
Tel. 55 11 33241000

Nenhum comentário: