terça-feira, 7 de setembro de 2010

Um belo espaço para uma formação

Maria Cristina dos Santos
Coordenadora pedagógica
No calendário da Secretária Municipal de Educação de São Paulo consta quatro reuniões pedagógicas durante o ano letivo. No caso do CEI Jardim Rodolfo Pirani é possível realizar com a presença de 90% da equipe, pois no nosso quadro somente duas professoras acumulam cargo.
Antes de apresentar uma proposta para o grupo de fazer a formação fora da instituição existe todo um trabalho de pesquisa e planejamento e a mesma tem que estar em consonância com o nosso Projeto Político Pedagógico.
O espaço escolhido foi a Livraria Cultura no Conjunto Nacional. A idéia foi repertoriar toda a equipe educadora e fazer valer o nosso título de Cidade Educadora.
Convidei a Bete e juntas fomos conhecer melhor a livraria onde pretendo levar os educadores do CEI. Foi uma visita "técnica" como chamamos em turismo mas, aproveitamos para fazer uma pesquisa de títulos de livros de literatura para crianças de 0 a 6 anos estabelecendo alguns critérios para as crianças que frequentam creche ( no município de São Paulo é chamado de Centro de Educação Infantil), e para as Escolas de Educação Infantil. Já faz tempo que estamos prometendo realizar essa pesquisa e só agora conseguimos dar os primeiros passos.
Analisar as possibilidades que o espaço oferece também foi um dos nossos objetivos. Ideias não faltaram, o lugar oferece milhares de oportunidades.
Ainda não posso contar para vocês o que planejamos, pois a próxima reunião pedagógica será em outubro e quero estimular a curiosidade pedagógica nos educadores.
Porém, partilho verdadeiras preciosidades na literatura infanto-juvenil. Preciosidades que eu comprei, claro!
Tenho problemas sérios com livros, meu sonho de consumo é ter a biblioteca igual a do desenho a Bela e a Fera, mas quero ler tudo então, espero viver mais uns 50 anos.



Estética do móvel


O lúdico permeando a aprendizagem

4 comentários:

Anônimo disse...

VOCÊ É UMA EDUCADORA NOTA 10 E NOS ABASTECE SEMPRE COM NOVAS IDÉIAS.
VALEU!!!
Izildinha

Anônimo disse...

Meninas, parabéns!
Sem palavras, curti cada espaço só de ver quanta coisa bacana que vocês visitaram. Muito legal a iniciativa de vocês dividirem conosco esses momentos. Abraços
Beth

Cristina Nobre disse...

Amiga virtual,
Admiro muito o seublog e estou sempre acompanhando as novidades. Preciso da sua ajuda rsrsrs
Preciso montar uma oficina pedagógica para minha equipe na creche trabalhando com o tema "linguagem oral e escrita", será que vc poderia me dar alguma sugestão?? Aguardo ansiosamente.
Um grande beijo e uma grande admiradora. Cristina Nobre

Lucia disse...

Parabéns pelos esforços em busca por novidades e melhorias para sua escola. Acima de tudo, parabéns por não desistir e compartilhar sua esperança conosco. Beijos.
Lucia Lombardi
FEUSP