sábado, 7 de maio de 2011

Avaliação na Educação Infantil




Registro fotográfico: Luz, Câmera, ação pedagógica!

Claudia Lopes dos Santos
Denise Beraldo Valente

A avaliação na Educação Infantil não deve ter a finalidade de promoção das crianças, mas sim o acompanhamento do seu desenvolvimento e nessa perspectiva o Centro de Educação Infantil Jardim Rodolfo Pirani tem como prática registrar, por meio registros escritos,  fotos e vídeos, as atividades das crianças desde início do aluno letivo.

Mas como utilizar este registro para que ele seja significativo na reflexão sobre o desenvolvimento infantil e não deixar tudo por conta da memória?

Ao deparar com o arquivo de fotos da nossa sala ficamos surpresas pela riqueza de informações traduzidas por meio das imagens que contribuíram para avaliar o processo, reformular as estratégias pedagógicas do cotidiano da sala de aula e também como o suporte para o registro do acompanhamento do desenvolvimento das crianças.

No vídeo acima são apresentadas várias fotos do período do acolhimento  das crianças e dos pais. Em várias situações é possível ver as professoras com as crianças e os pais nas atividades desenvolvidas.

Planejar e registrar todo este processo foi muito importante já que tudo também era novo para nós nesta unidade educacional. Ingressamos no CEI este ano e fomos presenteadas com um berçário II.

Ser bem acolhida foi fundamental para a nossa adaptação e assim poder acolher as crianças e sua família. Contar com uma equipe gestora, docente e de apoio que, em geral,  esta sempre disposta a ajudar, preparada para superar os desafios diários fez toda diferença.

A equipe de professoras do BIIA tem em comum afinidades e simpatias, dentro de um mesmo ideal que respeita e contribui para o desenvolvimento infantil saudável, somada a responsabilidade e amor pelo trabalho.

Ao mesmo tempo em que estamos passando pelo processo de adaptação na unidade temos como desafio acolher estas crianças e famílias, estabelecer um vinculo afetivo.

O projeto de acolhimento, em relação à criança-família e professor, é muito rico e dá a oportunidade de quem cuida da criança  falar e demonstrar um pouco das suas peculiaridades, preferências e de como é o convívio familiar.

È muito importante  estabelecer os laços de confiança entre criança, escola e família, por isso nosso empenho em acolher bem, ajudando-os a lidar com possíveis situações de ansiedade e desconforto que geralmente acontecem no inicio do ano.

O acolhimento que permite que a criança sinta-se, a priori respeitada como pessoa e valorizada por seus conhecimentos, vivencias, sentimentos, desejos, para que, então participe com confiança e estimulo de novas aprendizagens.

Reconhecemos a criança como um sujeito produtor de cultura e em desenvolvimento. O olhar e a escuta observadora do educador faz toda diferença. Cada pequeno avanço é uma grande conquista.

Para os nossos pequenos o aprendizado é constante e se dá rapidamente, como resposta ao nosso trabalho agregado ao da família.

Não registrar seria um desrespeito para com o nosso próprio trabalho, estaríamos perdendo a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos como educadoras da infância e deixando de contribuir para o desenvolvimento pleno da criança.

9 comentários:

Iris disse...

Eu amei o texto, principalmente porque sou mãe e tenho uma criança de dois anos e quatro meses em uma CEI.
É maravilhoso ver o trabalho que o corpo docente desenvolve com nossos filhos, com tanto amor, dedicação e responsabilidade, é muito importante que os pais percebam e vejam esse trabalho, para que não fiquem inseguros ao deixar seus filhos na CEI e assim podendo passar confiança à criança e facilitando o trabalho do professor, tudo é um conjunto e essa troca de informações é muito importante.

Anônimo disse...

Parabéns para as professoras Denise e Claudia, essas excelentes profissionais, que com muita competência, amor e carinho se dedicam a educação infantil.

Jesus Cristo as ilumine e nunca deixe se apagar essa Luz que irradia de vocês! Que as atribulações e dificuldades em sua jornada profissional, nunca sejam o obstáculo intransponível para esse trabalho de iluminação e amor que vocês realizam com as crianças.

Parabéns para as organizadoras deste excelente blog. Instituição exemplar!

Anônimo disse...

Posso dizer com certeza que o berçário II tem professoras extremamente competentes, que conseguiram entre si primeiro o respeito pelo trabalho próprio e do outro, por consequência uma harmonia no trabalho conjunto, que reflete visivelmente no desenvolvimento da criança.Por isso eu as admiro e as respeito. Parabéns! Lina

Unknown disse...

Posso dizer com certeza que o berçário II tem professoras extremamente competentes, que conseguiram entre si primeiro o respeito pelo trabalho próprio e do outro, por consequência uma harmonia no trabalho conjunto, que reflete visivelmente no desenvolvimento da criança.Por isso eu as admiro e as respeito. Parabéns! Lina

Sandra disse...

Sandra

Adorei a matéria e acima de tudo
fiquei muito feliz em ver que professores e mães interagindo juntos , isso com certeza faz muita diferença, a questão pedagógica neste país é frágil precisa com certeza de iniciativas como esta.
A participão de Pais, Professores, Colaboradores,Diretores, enfim todos pela educação.

A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Nelson Mandela)

Andréia disse...

Parabéns pelo magnifico trabalho que estão desempenhando, adorei o video e o texto. É muito bom poder contar com a parceria de professoras que tem tanto para contribuir,compartilhar e trocar experiência. Tenho orgulho de compor essa equipe de educadores junto com vocês.Vo´cês são maravilhosas. Beijos
Andréia.

Lucia disse...

Fico feliz e emocionada toda vez que vejo um pouco do trabalho dedicado e respeitoso que vcs realizam com as crianças. Parabéns às professoras Claudia, Denise, Shirley e Valeria e a todos os integrantes da equipe escolar e da gestão. Vcs nos dão ESPERANÇA!!!! Beijão! Lucia Lombardi

Anônimo disse...

Olá equipe do Rodolfo Pirani!È muito bom ver gente nova já integrada nos princípios de trabalho do CEI. este é um grande avanço da formação, parabéns. Aa fotos estão ótima e de fato em cada uma pode-se fazer uma "leitura" do trabalho. O texto é um bom início das reflexões sobre o papel do registo. Continuem neste caminho.
Parabéns a todos! Cisele

Anônimo disse...

Parabéns a toda a equipe pelo trabalho realizado! Vocês são uma referência bastante importante na educação infantil! Obrigada por compartilharem suas experiências!

Cristina Gigante da Silva