sexta-feira, 15 de abril de 2011

Documentário Bebês


Em maio de 2010, no fim de semana de estreia de “Homem de Ferro 2″, uma outra produção conseguiu chamar a atenção do público nos EUA: era “Bebês”, documentário francês sobre… bebês.
Ao assisti-lo, percebe-se que ele poderia ter sido um fracasso: não possui narração, quase não tem falas e nem sequer exibe uma história bem definida. Apenas uma observação cronológica, a evolução e descoberta dos bebês em seu primeiro ano de vida, quando ainda estão todos na fase oral.

D004-00629R

O diretor Thomas Balmès acompanhou por mais de um ano quatro recém nascidos: Ponijao, da Namíbia; Bayarjargal, da Mongólia; Mari, do Japão; e Hattie, dos EUA. Graças a um trabalho prévio de acompanhamento das mães, elas se mostram muito à vontade frente à sua câmera, mesmo no momento crucial e íntimo do parto.



Em algumas sequências, a impressão é de que a câmera estava escondida ou estática e sem nenhum profissional por perto, a fim de captar os chamados “espaços vazios”, momentos em que aparentemente nada acontece, mas que transmitem a síntese e a beleza da vida.

Além do crescimento e descobertas das crianças, o fator cultural é um ponto de observação muito forte e talvez o mais interessante. Vemos as diferenças de criação entre as culturas de quatro povos diferentes, assim como identificamos os traços comuns em todas as mães.

2010_babies_006


O fato é que observar bebês é uma das práticas favoritas de muita gente. Quem fizer parte deste grupo, adorará assistir este filme.

5965_5277878304
 
Mesmo sem oferecer nenhuma inovação de linguagem ou grandes curiosidades, “Bebês” se revela uma boa fonte de discussão, a posteriori, sobre psicologia infantil ou antropologia.
 
São Paulo Unibanco Arteplex Frei Caneca
Horários: 14h – 16h – 18h – 20h – 22h
Unibanco Arteplex Frei Caneca (Sala 7)

Espaço Unibanco Pompéia
Horários: 14h10 – 18h10 – 20h

2 comentários:

Eduardo Araújo disse...

Imagino você loucamente apaixonada por esse filme. Eu, que tenho preguiça de ir ao cinema, já achei e estou baixando. Depois te digo.


bjos

Rosana Padial disse...

Eu imaginava que este filme deixaria a turma deste blog alucinada!! É bom repartir. Afinal vcs também partilham os seus conhecimentos por aqui!!
Grande abraço a esta turma de educadores!

Rosana Padial