terça-feira, 26 de maio de 2009

TODOS EM DEFESA DO PLANETA! AGENDA 21 LOCAL.EMEI PROFª RUMI OIKAWA

Por Bete Godoy
Coordenadora Pedagógica

Contextualizando:
Há 4 anos os educadores da EMEI Profª Rumi Oikawa vem realizando ações ligadas ao meio ambiente que resultou em 2008 na elaboração da AGENDA 21 LOCAL com base na Agenda 21 brasileira.
O projeto tem 4 princípios que norteiam as ações e práticas pedagógicas realizadas junto às crianças e comunidade.

São eles:
1º RESPEITO E CONSIDERAÇÃO A TODOS OS SERES
2º ÁGUA UM BEM FINITO
3º RECOLHER, REDUZIR, REAPROVEITAR E RECICLAR.
4º DESENVOLVIMENTO LOCAL

Objetivos Gerais

  • Conhecer as características ambientais, econômicas e sociais do entorno.
  • Elencar a partir da necessidade e características do entorno quais serão os princípios da agenda 21 local.
  • Envolver as crianças, famílias e comunidade na elaboração e participação do projeto.
  • Estimular a criação de bons hábitos em defesa do meio ambiente.
  • Divulgar e informar a comunidade sobre os assuntos que envolvem as questões ambientais.
  • Ser a escola pólo de discussão ambiental.
  • Divulgar os documentos: Agenda 21 Brasileira e a Carta da Terra.
  • Planejar situações de vivências e aprendizagens interessantes onde as crianças possam aprender a cuidar de si mesma e defender o planeta.
A partir deste mês de maio o blog trará matérias, planos e sugestões de práticas realizadas com as crianças envolvendo as linguagens infantis na discussão sobre as questões ambientais.


RECOLHER, REDUZIR, REAPROVEITAR E RECICLAR
EDUCADORES ENVOLVIDOS
Andréia dos Santos Figueira
Deise Roselen
Ivanete Aparecida de Souza Anacleto
Monica Alves Picasso
Rosemeire Lúcio Salvador
Vera Ligia Cândida dos Santos
Vilma Francisca da Silva
Viviane Monteiro Marques. N. Silva
Esse projeto teve por base um dos princípios da Carta Da Terra que é respeitar e cuidar da Comunidade da Vida, sendo a prevenção aos danos do meio ambiente o melhor método de proteção ambiental.
Posturas desenvolvidas no Projeto: Precaução e Proteção à sustentabilidade ambiental.

Desafio:
Construir conhecimento e desenvolver a criação de bons hábitos com relação as questões ambientais em crianças de 3 a 6 anos em uma comunidade onde estes quatro “Rs” pode até significar o pão de cada dia.

O primeiro pensamento foi enfatizar uma atitude, uma ação positiva para cada “R”.

Parceria com a família
Recolhemos óleo junto com as crianças e a comunidade. Fizemos uma oficina de sabão.
Colocamos em prática os três ‘Rs”...
RECOLHER, REDUZIR E REAPROVEITAR.

RECEITA SABÃO:
5 LITROS DE ÓLEO
1 LITRO DE SODA LÍQUIDA
1 COPO DE ÁLCOOL
1 COPO DE DETERGENTE
BATA ATÉ ENGROSSAR E COLOQUE PARA SECAR.

COLETA SELETIVA
PARTICIPARAM:
Crianças
Famílias
Comunidade
Todos os educadores da escola.
Como:
O material trazido era separado.
Depositado em baldes com suas respectivas cores para cada material.
Recolhido pela cooperativa de coleta seletiva.

Dulce e Bia da Cooperativa de Reciclagem Chico Mendes

PARCERIA COM OUTROS SETORES
*Cooperativa de Reciclagem Chico Mendes colaborou:
Trazendo conhecimento por meio de palestra e de material informativo aos educadores.
Visita à escola para realizar divulgação e incentivar a comunidade a coleta seletiva.
Distribuição de material informativo também para as crianças e comunidade.
Recolhendo semanalmente o material trazido

*VISITA AO ATERRO SANITÁRIO SÃO JOÃO
Na visita as crianças e famílias tiveram a oportunidade de conhecer:
Os vários locais do aterro sanitário.
Os trabalhos realizados neste local.
Qual a sua importância para o meio ambiente.
Qual a diferença entre um aterro e uma cooperativa de coleta seletiva.


CRIANÇAS BRINCANDO E APRENDENDO
Vários materiais trazidos foram reaproveitados ou reciclados.
Imaginação, criatividade na construção de brinquedos




FORMA E COR AO PROJETO
Combinado compartilhado:
Construir uma instalação de arte.
Como:
Observação e estudo dos desejos e das possibilidades artísticas de cada turma.
Trabalhos foram realizados em duplas ou trios de turmas.
Levantamento dos materiais necessários.
Organização e preparação do local para a criação.
Planejamento do tempo para a execução.
Conversa diária contextualizando cada passo do trabalho.
Reuniões com todos os professores e funcionários para o acompanhamento e andamento das atividades.




"Produto Final de 2008"

Foram expostos na Mostra Cultural

Um comentário:

Vilma disse...

Como é bom ver o nosso trabalho, além dos muros da nossa escola...

Vilma