sexta-feira, 25 de abril de 2008

PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO

“ERA UMA VEZ...” DAS RODAS DE HISTÓRIA AS RODAS DE CONVERSA.

Justificativa:


Com a evolução das pesquisas científicas sobre o desenvolvimento infantil, as quais apontam a enorme importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social dos seres humanos,a equipe educadora percebendo as demandas necessárias para um atendimento de qualidade, vem de forma sistemática buscando através da formação em serviço e da formação continuada aprimorar seu fazer pedagógico em uma perspectiva critico-reflexivo.
Entre os campos de experiências propostos nas Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagem e Orientações didáticas elegemos as experiências de exploração da linguagem verbal por acreditar que o nosso idioma seja uma das mais importantes heranças culturais, responsáveis por mudanças no modo como a sociedade se organiza com reflexos no próprio modo de pensar das pessoas e por acreditar que a mesma perpassa por todos os demais campos de experiências propostos.

Objetivos:

  1. Analisar a prática a partir dos registros de observação das práticas cotidianas e no grupo propor encaminhamentos.
  2. Problematizar a prática a partir de gravações, refletir sobre a mesma sob luz das teorias que embasam a construção do nosso Projeto Pedagógico;
  3. Discutir e planejar ações para efetiva participação da comunidade.
  4. Acompanhar e registrar as práticas educativas e as intervenções realizadas juntos as crianças e utilizá-las como um dos instrumentos para replanejamento das práticas pedagógicas.


Resultados esperados:

  • Construir uma cultura de formação na perspectiva critico-reflexivo.
  • Consolidar o fazer pedagógico embasados em teorias.


Procedimentos metodológicos

  • Problematização de práticas;
  • Análise de bons modelos;
  • Situações homólogas;
  • Análise de registro e devolutivas


Referências bibliográficas

  • Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil/Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il
    Volume 1: Introdução;
    Volume 2: Formação Pessoal e social
    Volume 3: Conhecimento de Mundo
  • São Paulo (SP), Secretária Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Tempos e Espaços para Infância e suas Linguagens nos CEIs e EMEIs da Cidade de São Paulo/ Secretária Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2006
  • São Paulo (SP), Secretária Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. São Paulo é uma escola - Manual de brincadeiras/ Secretária Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2006
  • São Paulo (SP), Secretária Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica.Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagem e Orientações Didáticas/ Secretária Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2007
  • Bassedas, Eulália: Aprender e Ensinar na Educação Infantil/ Eulália Bassedas, Teresa Huguet & Isabel Sole; tradução Cristina Maria de Oliviera. – Porto Alegre: Artmed, 1999.
  • Zabalza, Miguel A. Qualidade em Educação Infantil/ Miguel A. Zabalza; Tradução Beatriz Affonso Neves. – Porto Alegre: Artmes, 1998.
  • Lener, Delia. Ler e Escrever na Escola: O real, o possível e o necessário / Delia Lenner; tradução Ernani Rosa. – Porto Alegre: Artmed, 2002
  • Artigos das revistas Avisa-lá , Nova Escola, Pátio e A Mente do Bebê.

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