Com a evolução das pesquisas científicas sobre o desenvolvimento infantil, as quais apontam a enorme importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social dos seres humanos,a equipe educadora percebendo as demandas necessárias para um atendimento de qualidade, vem de forma sistemática buscando através da formação em serviço e da formação continuada aprimorar seu fazer pedagógico em uma perspectiva critico-reflexivo.
Entre os campos de experiências propostos nas Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagem e Orientações didáticas elegemos as experiências de exploração da linguagem verbal por acreditar que o nosso idioma seja uma das mais importantes heranças culturais, responsáveis por mudanças no modo como a sociedade se organiza com reflexos no próprio modo de pensar das pessoas e por acreditar que a mesma perpassa por todos os demais campos de experiências propostos.
Objetivos:
- Analisar a prática a partir dos registros de observação das práticas cotidianas e no grupo propor encaminhamentos.
- Problematizar a prática a partir de gravações, refletir sobre a mesma sob luz das teorias que embasam a construção do nosso Projeto Pedagógico;
- Discutir e planejar ações para efetiva participação da comunidade.
- Acompanhar e registrar as práticas educativas e as intervenções realizadas juntos as crianças e utilizá-las como um dos instrumentos para replanejamento das práticas pedagógicas.
Resultados esperados:
Procedimentos metodológicos
- Problematização de práticas;
- Análise de bons modelos;
- Situações homólogas;
- Análise de registro e devolutivas
Referências bibliográficas
- Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil/Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il
Volume 1: Introdução;
Volume 2: Formação Pessoal e social
Volume 3: Conhecimento de Mundo - São Paulo (SP), Secretária Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Tempos e Espaços para Infância e suas Linguagens nos CEIs e EMEIs da Cidade de São Paulo/ Secretária Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2006
- São Paulo (SP), Secretária Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. São Paulo é uma escola - Manual de brincadeiras/ Secretária Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2006
- São Paulo (SP), Secretária Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica.Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagem e Orientações Didáticas/ Secretária Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2007
- Bassedas, Eulália: Aprender e Ensinar na Educação Infantil/ Eulália Bassedas, Teresa Huguet & Isabel Sole; tradução Cristina Maria de Oliviera. – Porto Alegre: Artmed, 1999.
- Zabalza, Miguel A. Qualidade em Educação Infantil/ Miguel A. Zabalza; Tradução Beatriz Affonso Neves. – Porto Alegre: Artmes, 1998.
- Lener, Delia. Ler e Escrever na Escola: O real, o possível e o necessário / Delia Lenner; tradução Ernani Rosa. – Porto Alegre: Artmed, 2002
- Artigos das revistas Avisa-lá , Nova Escola, Pátio e A Mente do Bebê.
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