Reorganização do espaço do refeitório
1ª
etapa – Diagnóstico

O espaço em uma instituição de ensino é revelador de concepção de
criança e educação.
Partindo deste principio ao analisar o espaço do refeitório foi necessária
reorganiza-lo de maneira a garantir que por si só educa-se as crianças
atendendo alguns critérios:
- Aconchegante e acolhedor;
- Acessível a crianças;
- Estimulantes;
- Bonitos;
- Asseado;
- Organizado e,
- Seguro.
A Secretária
Municipal de Educação de São Paulo realizou uma compra de moveis para
refeitório, pois na maioria dos CEI eles eram bastante antigos, advindos da
Secretária Municipal de Assistência Social, órgão responsável pelas creches.
Alguns gestores da DRE S. Mateus reuniram-se para
avaliar o material e pensar em possibilidades, vistos que os moveis recém
adquiridos não eram adequados a faixa etária atendida, sendo que muitos
gestores como o CEI Jardim Helena precisou serrar as pernas das mesas e
cadeiras numa tentativa adequar.
De
posse dos documentos encaminhados para a DRE São Mateus foi realizada uma nova
compra de moveis de tamanho adequado a atender a faixa etária, porém não foi
divulgado as equipes gestoras os estudos realizados sobre mobiliário e o que deveria ser feito com o material
adquirido.
2ª etapa – reorganização do mobiliário
do refeitório

Ao
chegar à unidade a nova coordenadora que havia feito parte da equipe que
realizou os estudos resgatou as mesas e cadeiras que estavam espalhadas pela
unidade e reorganizou-o as mesmas no refeitório.
Houve
necessidade de reestruturar os horários
de alimentação bem como pensar junto com a diretora as funções do quadro de
apoio e orienta-los nas novas funções.
3ª etapa – O cuidado com o ambiente
Pensar em um ambiente bonito e fugir dos estereótipos da decoração infantil

Uma estratégia formativa utilizado pela coordenadora
pedagógica foi pensar em situações homologas e trazer bons modelos para equipe.
Primeira reunião pedagógica do ano


4ª etapa – Buscar parcerias



5 ª etapa – Implantação do prato de vidro


No contrato com as empresas
terceirizadas a Secretária Municipal de Educação tomou o cuidado inserir o
prato de vidro que deve ser fornecida pelas mesmas.
Alguns gestores não perceberam
esta alteração, alguns educadores mostram resistência pela faixa etária das
crianças.
Este processo neste CEI foi
bastante tranquilo e as crianças se apropriaram rapidamente.
Outro elemento que foi
inserido ao refeitório para estimular a autonomia sempre sobre a supervisão dos
adultos foi o descarte dos restos de alimentos e o local para que eles pudessem
armazenar os utensílios ao final das refeições.
Este é o inicio de uma jornada como toda aprendizagem é processual o que demanda estudo, observação e muita reflexão para compreender a importância das práticas sociais significativas na educação infantil.
Um comentário:
Olá..
Gostaria de saber se são os adultos que porcionam os alimentos no prato das crianças ou se há self-service.
Obrigada
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