quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Tempos e espaços que garantam os direitos das crianças


Reorganização do espaço do refeitório



1ª etapa – Diagnóstico











O espaço em uma instituição de ensino é revelador de concepção de criança e educação. 

Partindo deste principio  ao analisar o espaço do refeitório foi necessária reorganiza-lo de maneira a garantir que por si só educa-se as crianças atendendo alguns critérios:
  • Aconchegante e acolhedor;
  •  Acessível a crianças;
  •  Estimulantes;
  •  Bonitos;
  •  Asseado;
  •  Organizado e,
  •  Seguro.
A Secretária Municipal de Educação de São Paulo realizou uma compra de moveis para refeitório, pois na maioria dos CEI eles eram bastante antigos, advindos da Secretária Municipal de Assistência Social, órgão responsável pelas creches.
Alguns  gestores da DRE S. Mateus reuniram-se para avaliar o material e pensar em possibilidades, vistos que os moveis recém adquiridos não eram adequados a faixa etária atendida, sendo que muitos gestores como o CEI Jardim Helena precisou serrar as pernas das mesas e cadeiras numa tentativa adequar.
De posse dos documentos encaminhados para a DRE São Mateus foi realizada uma nova compra de moveis de tamanho adequado a atender a faixa etária, porém não foi divulgado as equipes gestoras os estudos realizados sobre mobiliário  e o que deveria ser feito com o material adquirido.

2ª etapa – reorganização do mobiliário do refeitório



Ao chegar à unidade a nova coordenadora que havia feito parte da equipe que realizou os estudos resgatou as mesas e cadeiras que estavam espalhadas pela unidade e reorganizou-o as mesmas no refeitório.
Houve necessidade de reestruturar  os horários de alimentação bem como pensar junto com a diretora as funções do quadro de apoio e orienta-los nas novas funções.

3ª etapa – O cuidado com o ambiente

Pensar em um ambiente bonito e fugir dos estereótipos da decoração infantil





Uma estratégia formativa utilizado pela coordenadora pedagógica foi pensar em situações homologas e trazer  bons modelos para equipe.

Primeira reunião pedagógica do ano

    



4ª etapa – Buscar parcerias












5 ª etapa – Implantação do prato de vidro



  


No contrato com as empresas terceirizadas a Secretária Municipal de Educação tomou o cuidado inserir o prato de vidro que deve ser fornecida pelas mesmas.
Alguns gestores não perceberam esta alteração, alguns educadores mostram resistência pela faixa etária das crianças.
Este processo neste CEI foi bastante tranquilo e as crianças se apropriaram rapidamente.
Outro elemento que foi inserido ao refeitório para estimular a autonomia sempre sobre a supervisão dos adultos foi o descarte dos restos de alimentos e o local para que eles pudessem armazenar os utensílios ao final das refeições.

Este é o inicio de uma jornada como toda aprendizagem é processual o que demanda estudo, observação e  muita reflexão para compreender a importância das práticas sociais significativas na educação infantil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá..
Gostaria de saber se são os adultos que porcionam os alimentos no prato das crianças ou se há self-service.

Obrigada