domingo, 29 de janeiro de 2012

O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OUTRAS CONVERSAS...

"MAPA CONCEITUAL"

 por Bete Godoy

Devemos manter uma luta crucial contra as idéias,

mas somente podemos fazê-lo com a ajuda de idéias.”

Edgar Morin

As ideias estão carregadas de significações. O mapa é a materialização destas idéias, um convite para visualizarmos e entendermos o que está sendo proposto neste momento como currículo para a educação infantil.


A partir de várias conversas com as professoras sobre os documentos, os instrumentos metodológicos, a rotina e os campos de experiências, ideias foram surgindo e provocando novos pensamentos, um deles a da interrelação e complementaridade destes conteúdos/conceitos no que diz respeito às pedagogias e as didáticas para a educação infantil.

O que tem especificidade em cada conceito/conteúdo apresentado?
Como se relacionam?
E a criança que papel ocupa neste movimento?
Como e quando os órgãos centrais participam?
O que no fazer pedagógico e no cotidiano da escola é decidido pelo poder público ou pelos educadores?
As famílias participam em que momento? O movimento é o mesmo dos demais atores?
Tudo o que diz respeito à criança e educação estão presentes neste mapa?
Existem outras linguagens que o documento não contempla?
O que ensinar as crianças se resume as linguagens infantis?
Tudo que está no mapa dá conta de fazer cumprir o papel da escola na vida de uma criança?
Como ampliar o nosso olhar, a nossa reflexão para ver, ler e pensar sobre o que não está posto?

Pensar e considerar estes elementos já nos aponta que oficialmente temos um caminho a “ser seguido” ou  “sugerido”.
Na formação o mapa foi usado com o objetivo de ser um instrumento de reflexão para que pensássemos como estes conteúdos/conceitos se apresentam e o que dele é importante ser considerado na construção do currículo da escola sem perder de vista o foco do nosso trabalho: o desenvolvimento da criança em todas as suas dimensões humanas respeitando o seu direito à infância.
Cada unidade educacional minimamente preocupada na elaboração e execução da sua proposta pedagógica precisa esmiuçar todas estes conteúdos/conceitos ao elaborar o seu projeto político pedagógico reconhecendo e respeitando a diversidade religiosa, política e cultural das crianças, das famílias e dos profissionais que nela atuam.
É possível perceber a existência de um saber no senso comum dos educadores sobre o que é currículo e que este, é determinado pela concretude do fazer diário.
Mas, como as ideias e ações se configuram, acontecem, são assumidas, verbalizadas, orientadas... ainda é algo não visível e compreensível já que muitas escolas discutem conteúdos e conceitos isoladamente, separam o pensar do fazer, a escola da vida e o pedagógico do didático.
A forma circular de “mandala” foi pensada para representar movimentos em diversos sentidos. O que existe de totalidade, integração, harmonia , ideologia... no que nela se apresenta?
O diálogo por reconhecer que seja ele o caminho para a reflexão e escolha dos educadores e das crianças enquanto sujeitos de direitos.
As linguagens propostas pela secretaria municipal de educação de São Paulo.
Os elementos permanentes da rotina para as crianças de 4 a 5 anos. Atividades que acontecem a partir de três princípios: Regularidade, Continuidade e Diversidade.
Os documentos construídos a partir da legislação vigente, das teorias sobre a criança, educação e infância.
O projeto Pedagógico como representatividade de todos estes conteúdos/conceitos construídos e traduzidos nas ações de cada um que participa da educação.
A criança: nosso compromisso social como educador da infância.
Olhar e analisar de dentro para fora e de fora para dentro em várias direções é o nosso convite!
Boas reflexões!

*Partilho estas reflexões. Não são verdades absolutas! Mas,

“Devemos manter uma luta crucial contra as idéias,
mas somente podemos fazê-lo com a ajuda de idéias.”
Edgar Morin

*Agradecimentos a Aline Marques e Patricia Helena que me ajudaram dar vida ao mapa.

12 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela contribuição generosa que vocês tem para com cada um de nós Li e amei

Jamile Almeida

Anônimo disse...

QUE INTERESSANTE!!!

Silvia Coelho

Anônimo disse...

É incrível como a Educação Infantil aqui em SP, ignora ou tem medo de contemplar ou explorar a linguagem escrita. É engraçado, pensar que uma criança que está dentro de uma sociedade letrada e que a todo momento, vê anúncios, filmes, canta músicas, brinca com letras, não pode pensar em como aqueles símbolos ( letras) vão parar naqueles lugares... praças, brinquedos, lanchonetes, televisão, cinema, livros, etc. Não se trata de construir ou não a escrita convencional de uma forma didática, mas sim de pensar esta escrita como um processo de apropriação, de encantamento, de curiosidade. Penso Bete que este seja, a grande lacuna da proposta da Educação Infantil no município de SP.

Elaine Cristina

Anônimo disse...

Muito boa a representação, circular que dá o sentido do movimento, da integralidade, não tem começo nem fim, simboliza o movimento da VIDA. A criança no centro da mandala, sujeito de direitos, inserida numa cultura de infância, forte, criativa, ativa, curiosa. O Projeto Político Pedagógico e o Currículo em diálogo com profissionais da educação que participam dessa construção fazendo escolhas e para isso, não perdem de vista a CRIANÇA.
Josiane Del Corso

Anônimo disse...

que prosa interessante!! A escrita na educação Infantil, não seria a organização do Brincar? Seria prudente transformar o pós roda de conversa um momento de registro? O prazer da conversa e a dinâmica de ouvir e falar já não seria um grande exercício para estes pequeno? Estas perguntas ficaram pulando na minha cabeça... Partilho da leitura da Josiane Del Corso, sobre o mapa apresentado.

Rosana Padial

Anônimo disse...

que prosa interessante!! A escrita na educação Infantil, não seria a organização do Brincar? Seria prudente transformar o pós roda de conversa um momento de registro? O prazer da conversa e a dinâmica de ouvir e falar já não seria um grande exercício para estes pequeno? Estas perguntas ficaram pulando na minha cabeça... Partilho da leitura da Josiane Del Corso, sobre o mapa apresentado.

Rosana Padial

Anônimo disse...

ealmente, não podemos negar a experiência da leitura e escrita às nossas crianças pequenas; porém precisamos planejar essas situações com prudência e reflexões a respeito de " quais aprendizagens queremos desenvolver com a turma".Podemos trabalhar com textos produzidos pelas crianças em outros momentos, como: elaborar bilhetes ou convites a seus pais, comunicando-os sobre uma reunião, festas, visitas...construção de resenhas de livros que o professor já tenha lido à elas, elaborar listas de nomes dos colegas da turma, histórias preferidas e muitas outras experiências...fazer a leitura desses textos às crianças, tendo o professor sempre como escriba e modelo leitor. O importante é possibilitar experiências significativas às crianças,onde haja integralidade entre os conteúdos oferecidos, respeitando o tempo de aprender e a necessidade inerente de brincar das crianças. Não existe experiência mais ou menos importante, o que existe é a organização dos conteúdos de forma a garantir o bem estar e aprendizagem dos pequenos, onde o brincar ( faz - de- conta, brincadeiras dirigidas, jogos), a leitura de boas histórias e bons textos, contação de histórias, conversas com a turma estejam presentes como atividades permanentes na rotina.
Tânia Regina

Anônimo disse...

Concordo com vc. A questão é o que e como oferecer situações onde a leitura e a escrita seja significativa às crianças. Todas as linguagens são importantes e se complementam mesmo tendo suas carcterísticas que as "definem".
Bete Godoy

Anônimo disse...

‎... importante lembrar que com a mudança do ensino fundamental para 9 anos, não podemos nos esquecer que a criança entra mais imatura no fundamental e a educação infantil quem que dar um embasamento neste novo mundo que ela vai encontrar quando quebrar o ciclo, não podemos fechar os olhos pra isso. A mandala foi uma idéia brilhante vou conmpartilhar e trabalhar com ela sim muito obrigada, ela pode ser alterada conforme as sugenstões dos grupos onde trabalho também .

Carla Simone Soares Silva

Anônimo disse...

Isso mesmo!!!! O importante é não esquecer que A Ed. Infantil faz parte da Ed. Básica, portanto tem um papel importantíssimo na construção da identidade cultural da criança, bem como nas habilidades cognitivas.

Elaine Cristina

Anônimo disse...

uestiono Higiene, colocaria conforto e proteção que é mais amplo e contempla a higiene, mas tudo isto, com a alimentação está dentro do Cuidado de si e do outro.

Damaris Gomes Maranhão

JessicA disse...

Parabéns pelo blog. Criei um apresentação de slides sobre espaços externos de acordo com as orientações do MEC e utilizei algumas fotos de vocês. Os créditos aparecem nas referências, ao final da apresentação.
aprenderinfancia.blogspot.com
Parabéns pelo trabalho!