sábado, 30 de julho de 2011

LIVRO ILUSTRADO

Bete Godoy
Por mais que se especule a possível transformação do livro pelas mais novas tecnologias, este objeto continua a nos encantar. Seja pelo conhecimento, pelos sonhos, ou pelo simples fetiche que nele se encerra, o livro carrega em sua importância muito mais da história da humanidade. História essa que se inicia justamente quando o ser humano é capaz de registrar seus feitos, devaneios, medo e aquilo que possivelmente pode ser transmitido de uma geração à outra.

Provavelmente os primeiros traços de tais registros foram as ilustrações, como se pode verificar nas ancestrais pinturas rupestres encontradas em cavernas e outras formações rochosas pelo mundo. E na evolução da comunicação entre os humanos, as letras, palavras e frases foram interagindo-se a função dos desenhos.


No entanto, o atrativo gráfico das ilustrações se tornou perene aos nossos olhos. Talvez por iniciar o aprendiz no mundo das palavras, nos livros infantis elas são quase que uma necessidade, são literalmente figuras fundamentais dentro deste processo; ou talvez pela ilustração nos conduzir por caminhos que não são os mesmos pelos quais as palavras nos levam: um motivo para sair um pouco da “razão” impressa nos parágrafos.

No intuito de revelar este objeto composto-o livro ilustrado o SESC Belenzinho-SP ( de 12 de julho a 28 de agosto de 2011) traz ao público a exposição Linhas de histórias - Um panorama do livro ilustrado no Brasil.



Mostra dedicada à produção brasileira contemporânea de ilustração infantojuvenil. A exposição é dividida em dois núcleos: O primeiro, Panorama do livro ilustrado no Brasil, agrupa os artistas e trabalhos mais significativos da produção nacional de 1970 a 2010; o segundo, Homenagem, traz ao público as obras basilares dessa linguagem no Brasil, reconstruídas cenograficamente como instalações lúdicas.

AS CRIANÇAS E OS ADULTOS VÃO ADORAR!!!

Livro-Imagem



Humor




• Experimentais


Tradição do Artesanato



Cultura Brasileira


Clássicos e Contos de Fada




Espaço para leitura


SESC BELENZINHO
Rua:Padre Adelino, 1000
Fone: 11-2076-9700

2 comentários:

Anônimo disse...

As dicas culturais deste blog são sempre muito boas.

Valeu1

Celso

Anônimo disse...

Oi meninas vi o blog de voces e adorei parabens vamos manter o contato.
bjs saudades
Cassia