terça-feira, 12 de outubro de 2010

Um ambiente aconchegante e lúdico para a leitura na creche

Por Maria Cristina dos Santos

Ao visitar a bienal do livro de São Paulo, o professor Andre Luiz se encantou com uma instalação de livros, um espaço lúdico e aconchegante, fotografou e trouxe para o grupo com uma possibilidade de criar um espaço parecido com aquele.
Ao mostrar a foto em um horário de formação aceitei a proposta de imediato, porém havia algumas questões para ser resolvida no coletivo:
  1. Onde poderia ser montado este espaço de forma que toda comunidade escolar pudesse utilizar?
  2. Quais os materiais necessários para confecção daquele espaço?
  3. Será um espaço permanente ou uma instalação com data de início e término?
  4. Será garantida a utilização de todos?
Alguns professores gostaram da proposta, porém onde?
André sugeriu que poderíamos utilizar um canto no refeitório, um espaço " morto", pois a porta vivia fechada e havia um vaso de folhagens; seria necessário reformular as posições das mesas e cadeira para ampliar o espaço.
No primeiro momento fui contra pela própria dinâmica do refeitório, pois afinal são cinco refeições em um período de 10h, sugeri que fosse feito na área externa.
Porém, fui  voto vencido, a argumentação da equipe de educadores tinha fundamentação monar e  desmontar o espaço diariamente causaria um tumulto desnecessário.

Passamos a proposta para a equipe educadora de apoio, pois o refeitório é um espaço onde envolve o trabalho  de todos.

Mais questionamentos:
  1. Quais os horários poderiam ser utilizados pelas crianças? Afinal havia os horários de refeição que possui toda uma dinâmica e os horários de limpeza do refeitório precisavam ser respeitados.
  2. Quais os procedimentos para a limpeza desse espaço?
Enquanto as discussões eram realizadas a Professora Lina Asano apresentou ao grupo uma outra proposta de fazer um grande painel no refeitório. A idéia é que todos professores trouxessem figuras ou elementos que remetessem as crianças aos livros lidos na instituição ela sugeriu o nome: Conte sua história.
O painel foi mais tranquilo, pois tínhamos o material.

Mãos a obra!




          

Depois de todas as arestas acertadas e comprados os matérias necessários iniciou a instalação para os livros, o próprio Professor Andre saiu solicitando empréstimos nas salas, almofadas, fantoches, dado, uma mesa para colocar acessórios e um mini palco de fantoche.
O espaço atingiu seus objetivos iniciais, um espaço aconchegante que estimula tanto o manuseio dos livros como o reconto a partir dos fantoches.


Apresentação do espaço ao Mini-grupo A



4 comentários:

Sandra disse...

Parabéns pelo registro!

Débora Martins disse...

Parabéns!!!Lindo espaço!!! Também visitei esse espaço na Bienal de SP.
Abraços,
Débora Martins

Eliane disse...

Adorei conhecer seu blog! Trabalho em uma creche pública municipal no Rio de Janeiro http://cmodetinha.blogspot.com/
Venha conhecer nossa creche e aproveite conheça nossa luta por reconhecimento profissional no http://professoresleigos.blogspot.com/
Abraços

Regina Celia Devera disse...

Gostei muito da apresentação visual do blog. Também estou iniciando um para a minha escola. Sou Orientadora Pedagógica de um CEMEI em Campinas e tateio recentemente pelo caminho dos bloggers.

Se vcs quiserem dar uma olhadinha o endereço é:
http://christianoosorioblog.blogspot.com/
Um abraçop e parabéns pelo trabalho.