terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Novos hábitos começam na Educação infantil

Maria Cristina dos Santos
Através da avaliação da equipe educadora no ano 2009, percebemos que os pais passavam um tempo grande ociosos, e isso acabava por atrapalhar a formação do laço afetivo tão importante nesta faixa etária entre os educadores e as crianças.
Surgiram várias idéias já apresentadas aqui, porém durante as discussões e com a vinda da ATE Quitéria vislumbramos a possibilidade de organizar oficinas com os pais ou com quem cuida da criança utilizando diversos materias reciclados e aproveitar para trabalhar com os 3 Rs.
Fomos a luta procurar materiais muitas vezes descartáveis pela população em geral, mas que poderiam ser reciclados ou reutilizados proporcionando um espaço mais acolhedor para nós e nossas crianças.
Mais uma vez nos surpreendemos com a competência e dedicação dos pais, que conseguiram se apropriar do espaço da unidade e aprender a fazer coisas diferentes, que futuramente pode até ajudar no orçamento doméstico.
Como sonhar ainda é de graça, quem sabe oportunizar esta experiência a comunidade seja um incentivo para criarem sua própria cooperativa de artesões.

Os bons hábitos podem começar na Educação Infantil e o foco do trabalho com os pais foram os 3 Rs:
  1. Reduzir: diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial. Os consumidores devem adoptar hábitos de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis.

  2. Reutilizar: utilizar várias vezes a mesma embalagem, com um pouco de imaginação e criatividade podemos aproveitar sobras de materiais para outras funcionalidades, exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos e recipientes diversos para organizar os materiais de escritório.

  3. Reciclar: transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos, é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético.

Quem conheçe as barricas que são utilizadas para transportar textura? Um belo dia visitando uma E.U. vi uma professora que usava as barricas para guardar os brinquedos das crianças.

Ah! No mesmo dia fui passear pelo bairro ver quem estava pintando a casa com esse material e pedi explicando que era para usar em uma escola pública da comunidade.



Após conseguir várias barricas lancei o desafio: cada professor do CEI utilizaria o material que desejasse para criar, transformar, personalizar a sua barrica. Vejam cada coisa linda que eles fizeram.













Nenhum comentário: