terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

"Lê pra mim?"

Vale a pena visitar este blog: http://diadaleitura.blogspot.com





Ensinar a ler e a gostar de ler Jornal do Brasil - 09/01/2010 - Por Marcelo Aouila


O projeto Lê pra mim? começou há 18 anos, quando a filha da atriz e produtora Sônia de Paula pegou um livro e entregou para a mãe dizendo, “Mãe, lê pra mim?”. Imediatamente Sônia pegou o livro e leu aquela história para a filha. Ao fim da leitura, a menina contou que a professora tinha dado o livro para que ela pedisse à mãe para ler. Sábia professora. Neste gesto estava contida uma gama de atitudes e informações que incentivaram a pequena Maria Eduarda a ler, coisa que faz diariamente até hoje, e a Sônia a ler para a filha. Escrevo contos desde o ano 2000 e faço parte do Clube da Letra, um grupo de literatura. Sônia me contou esta história em 2008 e então começamos a bolar um projeto que pudesse dar vida a este pedido: “lê pra mim?”. Pronto, já tínhamos o titulo. Chegamos aos Correios, que se interessaram em colaborar com o projeto. Sônia convidou atores e atrizes, que ficaram honrados em participar, e nós contactamos os autores, que ficaram felizes por ajudar a incentivar as crianças a lerem através de seus livros. O projeto “Lê pra mim?” é realizado no Centro Cultural Correios, na Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro – Rio de Janeiro/RJ, às 17h (com distribuição de senhas uma hora antes).
Outros artigos:
  • Ler para crianças não é a mesma coisa que contar histórias para crianças
  • BRINCAR DE LER - bola, boneca, livro, peteca: o berço de um futuro leitor
  • Porque sim não é resposta: 7 bons motivos para ler para crianças pequenas

Um comentário:

Técnico mecanico fábio disse...

Eu acredito que colocando esse monte de crianca em uma sala de aula, se perde muito na qualidade. Porque tenho um maternal um com quinze e ja e dificil dar conta, imagina com vinte. Completamente inviavel.