Este processo se dará em três situações:
- Quando a criança começa a freqüentar a instituição;
- No caso de mudança de turma, remanejamento entre grupos e ou mudança dos adultos responsáveis;
- No período que antecede o desligamento do CEI
- Formação da equipe educadora (todas as pessoas que trabalham direta e indiretamente com as crianças) para que todos compreendam o processo de acolhimento;
- Para efetuar a matrícula será agendado: dia e horário, para que os pais sejam recebidos pela diretora da unidade, a responsável pela área de saúde e a coordenadora pedagógica. Após a matrícula poderá ocorrer o primeiro contato com o (a) professor (a) responsável pelo seu filho (a);
OBS:
2. Quando a criança for ingressar durante o ano será passada todas as informações já no momento da matrícula e a família será conduzida para conhecer a unidade e os professores responsáveis pelo seu filho.
- Neste primeiro contato com a instituição, a família receberá informações gerais sobre;
- Atendimento, nossa concepção de educação e nossos objetivos;
- Período de acolhimento:
- Listagem com recomendações sobre roupa para a criança utilizar no CEI
- Durante a matrícula será questionada informações sobre a criança, a família seus costumes e as expectativas dos pais
- No mês de janeiro será realizada uma reunião com a equipe gestora e pais cujas crianças estão sendo inseridas pela primeira vez na instituição, onde será apresentada a unidade e todos os informes burocráticos;
- No primeiro dia de retorno dos educadores será realizado um acolhimento para os mesmos;
- Será realizada uma reunião pedagógica para que os professores possam ver as fichas de matrícula das crianças, fazer o planejamento do mês de acolhimento e preparar o ambiente;
- No mês de fevereiro deverá ser realizada uma reunião como todos os pais e com os professores, antes do início das atividades com as crianças, esta reunião será dividida em dois momentos:
a. A primeira com a equipe gestora, a qual dará as boas vindas aos pais e apresentará o quadro de educadores que trabalharão com seus filhos, em seguida os pais deverão ser encaminhados às salas de seus filhos onde ocorrerá uma reunião com os professores;
b. A reunião entre Pais e Professores deverá ter uma pauta onde destacará:
- A importância da parceria entre a família e a instituição;
- A importância do acolhimento;
- A concepção de educação e de criança entendida pela equipe educadora;
- Os combinados com os pais para o bom andamento do ano que se inicia;
- O dia em que a família iniciará na instituição;
No decorrer do ano caso seja necessário ingressar mais de uma criança no mesmo agrupamento é imprescindível que se estabeleçam datas pelo menos com uma semana de diferença, de forma a garantir a disponibilidade do (a) professor (a) para a criança e sua família. E todos educadores envolvidos deverão ser comunicados pela equipe gestora.
- A inserção será realizada progressivamente por grupo, sendo que a criança iniciará em um período intermédiario ;
- É de extrema importância que a mãe ou o pai esteja no primeiro dia com a criança e caso não seja possível ele (a) continuar até o final do período de acolhimento, será solicitado um familiar ou pessoa na qual a criança tenha uma referência;
- Caberá aos professores do agrupamento avaliarem:
1) a necessidade da redução ou ampliação da permanência da família na instituição;
2) ampliação gradual da permanência da criança sem família na unidade.
- Será solicitada a família que traga de sua casa um objeto de apego da criança (travesseiro, cobertor, brinquedo);
- Ao final do período de acolhimento será realizada uma reunião com a coordenadora pedagógica a fim de sanar as possíveis dúvidas dos pais.
- No período de acolhimento serão planejadas atividades que os pais possam interagir com os filhos e que facilite o estabelecimento de vínculo afetivo com o (a) professor (a) tais como: canto de livre escolha, roda de leitura, roda de narração de histórias, parque, atividades ao ar.
- Nos últimos meses do ano serão agendadas visitas nas EMEIs ao entorno para que as crianças possam familiarizar-se.
ESTRATÉGIAS
2. Solicitar aos pais que escrevam uma carta dirigida ao seu filho (a) escrevendo o que ele espera que ocorra na sua vida durante o ano na instituição;
3. Realizar pintura do muro (pais e filhos);
4. Na primeira reunião de pais os professores (as) poderão utilizar apresentar painel de fotos ou vídeo mostrando a rotina da unidade ênfase ao binômio indissociável de cuidar e educar
Um comentário:
torrezinhas trechos vedos vendam faturadas zygmund ilustrator oferecia leitor diplomada
Postar um comentário