domingo, 21 de setembro de 2008

Diretrizes de Acolhimento

O CEI Jardim Rodolfo Pirani tem como diretriz garantir um atendimento de qualidade capaz de propiciar boas condições de acolhimento dos nossos funcionários, crianças e as sua famílias de forma menos penosa possível para todos envolvidos no processo. Favorecendo a integração e o estabelecimento de vínculos afetivos e de segurança entre criança, família e educadores e buscando garantir o bem estar da criança, zelando por um atendimento individualizado.

Este processo se dará em três situações:




  • Quando a criança começa a freqüentar a instituição;

  • No caso de mudança de turma, remanejamento entre grupos e ou mudança dos adultos responsáveis;

  • No período que antecede o desligamento do CEI



PROCEDIMENTO





  • Formação da equipe educadora (todas as pessoas que trabalham direta e indiretamente com as crianças) para que todos compreendam o processo de acolhimento;


  • Para efetuar a matrícula será agendado: dia e horário, para que os pais sejam recebidos pela diretora da unidade, a responsável pela área de saúde e a coordenadora pedagógica. Após a matrícula poderá ocorrer o primeiro contato com o (a) professor (a) responsável pelo seu filho (a);

    OBS:


1. Quando a matrícula for para a criança iniciar no ano seguinte a família será comunicada das duas reuniões que acontecerão em janeiro e uma em fevereiro onde conhecerão as diretrizes da unidade e os educadores que ficarão com seus filhos durante o ano;
2. Quando a criança for ingressar durante o ano será passada todas as informações já no momento da matrícula e a família será conduzida para conhecer a unidade e os professores responsáveis pelo seu filho.



  • Neste primeiro contato com a instituição, a família receberá informações gerais sobre;

  • Atendimento, nossa concepção de educação e nossos objetivos;

  • Período de acolhimento:

  • Listagem com recomendações sobre roupa para a criança utilizar no CEI

  • Durante a matrícula será questionada informações sobre a criança, a família seus costumes e as expectativas dos pais



  1. No mês de janeiro será realizada uma reunião com a equipe gestora e pais cujas crianças estão sendo inseridas pela primeira vez na instituição, onde será apresentada a unidade e todos os informes burocráticos;

  2. No primeiro dia de retorno dos educadores será realizado um acolhimento para os mesmos;

  3. Será realizada uma reunião pedagógica para que os professores possam ver as fichas de matrícula das crianças, fazer o planejamento do mês de acolhimento e preparar o ambiente;

  4. No mês de fevereiro deverá ser realizada uma reunião como todos os pais e com os professores, antes do início das atividades com as crianças, esta reunião será dividida em dois momentos:

    a. A primeira com a equipe gestora, a qual dará as boas vindas aos pais e apresentará o quadro de educadores que trabalharão com seus filhos, em seguida os pais deverão ser encaminhados às salas de seus filhos onde ocorrerá uma reunião com os professores;

    b. A reunião entre Pais e Professores deverá ter uma pauta onde destacará:



  • A importância da parceria entre a família e a instituição;

  • A importância do acolhimento;

  • A concepção de educação e de criança entendida pela equipe educadora;

  • Os combinados com os pais para o bom andamento do ano que se inicia;

  • O dia em que a família iniciará na instituição;

    No decorrer do ano caso seja necessário ingressar mais de uma criança no mesmo agrupamento é imprescindível que se estabeleçam datas pelo menos com uma semana de diferença, de forma a garantir a disponibilidade do (a) professor (a) para a criança e sua família. E todos educadores envolvidos deverão ser comunicados pela equipe gestora.



  • A inserção será realizada progressivamente por grupo, sendo que a criança iniciará em um período intermédiario ;

  • É de extrema importância que a mãe ou o pai esteja no primeiro dia com a criança e caso não seja possível ele (a) continuar até o final do período de acolhimento, será solicitado um familiar ou pessoa na qual a criança tenha uma referência;









  • Caberá aos professores do agrupamento avaliarem:

1) a necessidade da redução ou ampliação da permanência da família na instituição;


2) ampliação gradual da permanência da criança sem família na unidade.




  • Será solicitada a família que traga de sua casa um objeto de apego da criança (travesseiro, cobertor, brinquedo);


  • Ao final do período de acolhimento será realizada uma reunião com a coordenadora pedagógica a fim de sanar as possíveis dúvidas dos pais.


  • No período de acolhimento serão planejadas atividades que os pais possam interagir com os filhos e que facilite o estabelecimento de vínculo afetivo com o (a) professor (a) tais como: canto de livre escolha, roda de leitura, roda de narração de histórias, parque, atividades ao ar.




  • Nos últimos meses do ano serão agendadas visitas nas EMEIs ao entorno para que as crianças possam familiarizar-se.


ESTRATÉGIAS



Árvore do desejo. Nesta arvore a equipe educadora e os pais são convidados a fazer um bilhete colocando seu desejo para o ano.



2. Solicitar aos pais que escrevam uma carta dirigida ao seu filho (a) escrevendo o que ele espera que ocorra na sua vida durante o ano na instituição;





3. Realizar pintura do muro (pais e filhos);








      4. Na primeira reunião de pais os professores (as) poderão utilizar apresentar painel de fotos ou vídeo mostrando a rotina da unidade ênfase ao binômio indissociável de cuidar e educar

    Um comentário:

    Anônimo disse...

    torrezinhas trechos vedos vendam faturadas zygmund ilustrator oferecia leitor diplomada