segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Berçário que "lê"


Afinal, berçário lê?
Sebastiana de Fátima Ferreira, Maria Vilma Ramos dos Santos Prado,Kátia Regina Capeli de Lima Pedroza e André Luiz da Silva

Que leitura é essa?



Importância da leitura no berçário



•Cuidado afetivo
•Construção da identidade
•Interação com os livros e através dos livros
•Desenvolver gosto pela leitura
•Desenvolvimento da imaginação
•Acesso às histórias como patrimônio cultural
•Acesso a cultura letrada



Orientações para os professores de berçário

Ambiente enquanto espaço e relações

· Criar clima para a história
· A criança “segue” o professor, que é modelo de relação que estabelece com o objeto livro e com a leitura.
  • A roda de história
  1. Um lê e outro apóia – respeitar quem está lendo, também serve de modelo, chama a atenção, dá colo.
  2. Como apresentar o livro
  3. Como segurar o livro
  4. Revezar leitura e conto como estratégia
  5. Conversa a partir das histórias
  • Acesso aos livros e autonomia

Condições para um bom trabalho
  1. Critérios de seleção

  • Qualidade do texto
O texto deve apresentar um bom trabalho de linguagem, coesão interna e organicidade, evite obras, cujo caráter utilitário que enfatize visões diretiva e inquestionável de mundo e de moral.
  • Diversidade:
Procure diversificar os temas e linguagens (prosa, poesia, Cartum, livro sem texto, crônicas, conto de fadas).A oferta de obras com características bem diversas abre possibilidade de uma maior identificação do leitor com os livros, atendendo as diferenças individuais.
  • Adequação das obras á faixa etária:
Fique atenta ao tratamento gráfico dado a obra (encadernação, tamanho do livro, tipo de letra), a temática e a extensão da narrativa. Com relação á extensão das narrativas, é importante salientar que os livros com texto podem ser breves ou relativamente longos, porém, desde que sempre acessível à criança que ainda não teve oportunidade de maior contato com materiais escritos. A simplicidade de um texto, no entanto, não deve desvirtuar-lhe sempre acessível à criança que ainda não teve oportunidade de maior contato com materiais escritos. A simplicidade de um texto, no entanto, não deve desvirtuar-lhe a natureza, transformando-o em uma sucessão de frases soltas e sem significados, tal qual uma cartilha.
  • Ilustração:
Nesta faixa etária as gravuras é que irão, de inicio, exercer maior atração sobre a criança.

2. Regularidade
É interessante garantir na rotina um momento para leitura ou narração de histórias
3.Criar um ritual
Uma música, um local . No caso do BI optamos por sentar sempre sobre o tapete vermelho, após um período já podemos utilizar outros espaços
AFINAL BERÇARIO "LÊ"?
QUE LEITURA É ESSA?




Bibliografia;
•FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização: Tradução Hóracio GONZÁLES (et. Al.), 24 ed. Atualizada – São Paulo: Cortez. – 2001. - (Coleção Questões da Nossa Época; v.14)
•LERNER, D. É possível ler na Escola. Porto Alegre: Artmed, 2002 GOSUEN, Adriano; CHAGURI, Ana Cecília (Orgs). Os Fazeres na Educação Infantil São Paulo: Cortez, 2000
•Brasil, SEF/ Ministério da Educação Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil Brasília: MEC/ SEF, 1998.
•Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. SME/ DOT; Tempos e espaços para infância e suas linguagens nos CEIs, Creches e EMEIS da cidade de São Paulo, 2006
•Fundação Carlos Alberto Vanzolini: Apostils do Curso ADI Magistério – Organização do Trabalho Pedagógico. Mod. 4. e Orientação da Prática Educativa. Mód. 3. – 2003
•“Era uma vez” para crianças pequenas. 2006. Bresciane, Ana Lúcia In: Revista Avisa-lá. São Paulo. Nº 27. Junho de 2006

8 comentários:

Jaque Jose disse...

Olá,
gostei muito da postagem. Posso utilizar o material para apresentar na sala de aula?
profª Jaqueline

Para Além do Cuidar disse...

Fique a vontade, só peço a gentileza de divulgar o fonte.

Abraço

Cristina

***** disse...

Oi, Cristina
Meu nome é Adriana e trabalho em um Cei aqui na Zona Norte de São Paulo.Estava pesquisando alguns materiais sobre ed.Infantil e encontrei o blog do seu Cei. Confesso que foi amor a primeira, segunda, terceira....vista.
Como foi bom saber que vcs realizam trabalho de qualidade e encontraram uma maneira de divulgar e dividir com os demais educadores e ainda criar uma fonte de pesquisa.Parabéns!!!!!
Inspirada no trabalho de vcs estamos dando os primeiros passos na criação do nosso blog que tem o nome "bebe da mamãe21", pois pretendemos mostrar o trabalho realizado no berçário do nosso Cei.Demos os primeiros passos ou melhor estamos começando a engatinhar, mas...
Um abraço bem forte, continuem sendo a fonte de inspiração de muitos educadores como nós que buscamos referencias bem sucedidas para o aprimoramento de nossa pratica pedagogica.

Para Além do Cuidar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Para Além do Cuidar disse...

Nossa equipe fica feliz quando podemos compartilhar nossos saberes.
Uma dica com relação ao nome do blog de vocês, procurem utilizar um nome caminhando mais para as questões profissionais. A parceria entre familia e escola deve ser sempre muito estimulada, porém devemos ressaltar o papel de cada uma.
O bebê da mamãe é uma delicia se fosse um blog para seu filho, no entanto para uma Instituição educativa, que sabe que é indissociavel as questões relativas ao cuidar e educar não é de bom tom.
Se faltar criatividade utilize o nome do CEI.
Quero conhecer o trabalho de vocês e estamos a sua disposição sempre.
Um abraço

Cristina

***** disse...

Obrigada pelas dicas.Como disse estamos só começando a engatinhar...Por isso estamos abertos a sugestões.
Ficamos felizes em saber que podemos contar com vocês.
Um abraço
Adriana

Anônimo disse...

Sou professora de CEI da rede municipal e estou encantada pelo trabalho de todos os educadores .Continuem assim pois o trabalho evolue sendo sempre em equipe.Parabens

Barbara Reali disse...

Gostei muito do blog, também tenho um sobre educação infantil, comecei agora, gostaria de saber se me ajudam a divulgar o meu e divulgo o seu também no meu. www.barbarareali.com atenciosamente