sábado, 7 de janeiro de 2012

FILOSOFAR COM CRIANÇAS E JOVENS

Bete Godoy
Patricia Helena
O encontro de formação que aconteceu na livraria Cortez, em São Paulo, contou com a participação de educadores da infância e jovens.

Foram quatros dias estudando, pesquisando, refletindo e planejando boas práticas à luz das teorias de vários filósofos que fundamentaram a proposta educacional de Matthew Lipman sobre Educação para o Pensar.

A equipe de formadores composta por Ismael de Oliveira, Bete Godoy, Marcos Antonio Lorieri e Patricia Helena convidou os educadores para uma conversa investigativa sobre as temáticas que estão presentes nos seres humanos não importa a idade.

Pensar e conversar sobre o que é ser gente, como pensamos, de onde nascem as ideias, o que é ser bom, mau, justo e muitas outras questões de fundo, foi a provocação inicial para que os educadores pensassem na importância de ouvir e respeitar o que as crianças e jovens dizem e perguntam a este respeito. Toda a ação educativa  é intencional, então,  que seja ela voltada para a contribuição de que as crianças/alunos possam ir além do que já sabem para a construção da sua autonomia intelectual e moral.

Sabemos que as ideias e concepções dos educadores são traduzidas em suas práticas no momento que elaboram e executam o seu plano de aula, assim sendo, questões didáticas e pedagógicas também foram analisadas e realizadas pelos participantes.

Reconhecendo a literatura infantil como um dos caminhos para as aprendizagens de novos conhecimentos, estar numa livraria criou um ambiente convidativo para investigação filosófica e ampliação do repertório literário dos professores.



Marcos Lorieri conversando com os professores sobre o que  é filosofar

Bons textos para a comunidade de investigação

Brincar e Pensar





Apreciar, refletir e fazer arte



Planejar é preciso!

Como é bom ouvir histórias!
"O catador de Pensamentos"


Na comunidade de investigação o esforço conjunto em
 clarear as ideias, os conceitos.
Que pena mas acabou!
Em julho estaremos de volta.

Nossos agradecimentos ao senhor Cortez e aos funcionários que nos acolhem com tanto carinho.
Dona Bete e Ana
Obrigada!

Um comentário:

Anônimo disse...

Querido quarteto,
Que lindo e delicioso banquete de conhecimentos vocês nos ofereceram.
Ele foi pensado e executado com requintes próprios daqueles que pensam e fazem com respeito o diferente na educação.
Há tempos, eu que estava necessitando desse alimento da alma, e fui felizarda por poder desfrutar daquela semana inesquecível. E o ambiente que maravilhoso! E as pessoas que ali estavam que diversidade interessante!
Agradeço ao Sr. Cortez & CIA e ao querido quarteto pela oportunidade e o insentivo de continuar e desejar uma educação voltada ao autoconhecimento ao respeito e ao amor.
Até a 2ª fase do curso! Vocês irão fazer, não é?!
Beijocas,
Mônica Zero Jacob