domingo, 28 de agosto de 2011

Hora de quebrar o ritmo

Mês de julho o CEI Jardim Rodolfo Pirani  prepara atividades diversificadas para quebrar a ritmo
As atividades propostas visam estimular o encorajamento para a participação na vida comunitária de maneira prazerosa e construtiva.
Nossa instituição possui 114 crianças regularmente matriculadas, neste mês nossa média de frequência foi de 80 crianças dia.
Entre os critérios utilizados para a programação foram:
Interação entre agrupamentos
Atividades coletivas
Apropriar-se dos espaços próximos da instituição na perspectiva da Cidade Educadora, titulo conferida a cidade de São Paulo em 2004.
Sobrou criatividade para equipe educadora.


Abrindo a programação de julho um jantar  a fantasia, o que encantou os pequenos foi a possibilidade de se tornar um  personagem tais quais os das histórias narradas ou lida por seus professores muitas vezes.


    


  


Dia da família na escola - A cultura das festas juninas




Tivemos a presença de quarenta por cento das famílias em um sábado pela manhã na instituição.
A grande  surpresa para toda equipe foi o envolvimento dessas famílias.
Os professores prepararam diferentes  espaços na instituição, mas uma vez sobrou criatividade e capricho para propiciar um ambiente acolhedor, com muita preocupação com a estética.
A proposta era trazer as famílias para brincar e dançar e foi o que ocorreu, cenas que ficaram na minha memória para sempre.

     


Vários pais que estão separados estavam lá brincando com seus filhos, a relação entre homem e mulher pode ter chegado ao fim, mais jamais deixaram de ser pai e mãe.

  

Uma oportunidade rara de toda a equipe educadora  aproximar-se das famílias de uma forma diferente da relação professor pai.
Parar para conversar sobre a vida.
  

Como nosso espaço não comporta um número grande de pessoas dividimos as atividades em dois momentos. A alegria contagiou os pais dos nossos berçários que não se acanharam em perguntar.
Nos não vamos dançar a quadrilha?
Borá lá.
De uma forma improvisada todos entraram na brincadeira, pais, professores, crianças.

Outra atividade  proposta foi o pau de fita, que brincamos com as crianças durante todo o mês de junho e julho, apesar de conhecer a dança eu somente apresentei a equipe educador  sem maiores pretensões de sistematizar, eles por sua vez apresentaram as  crianças.
A senhora Dilma, mãe do  Mateus – MGIIC -  nascida da Bahia durante a atividade deu um show orientando os movimento para todos que estavam ali.
Momentos únicos que as famílias estavam ali por inteira, sair do ritmo alucinado do dia-a-dia e poder brincar com os filhos, jogar conversa fora, ensinar e aprender.
Um programa em família

2 comentários:

http://cecpedagogico.blogspot.com/ disse...

Os trabalhos realizados por vocês é maravilhoso, estou encantada. Parabéns!!!

Anônimo disse...

Olá adoro o trabalho de vcs...e parabenizo esse trabalho lindo que vcs fazem com as crianças...estou no 1º semestre de pedagogia...e eu me espelho em vcs...bjssss Ficam com DEUS.