Avaliar é algo próprio da natureza humana, o tempo todo expressamos juízos de valor sobre algo, mas quando o termo é pronunciado logo nos remetemos ao contexto escolar.
Ao avaliar o desenvolvimento de uma criança ou de um aluno estamos também analisando e refletindo sobre o conjunto de oportunidades de aprendizagens que foram planejados pelo professor e quando está a serviço do sucesso de ambos tudo se torna mais fácil, saímos do campo da disputa para a construção da parceria indissociável.
Quando me deparo com educadores da infância perdidos com seus relatórios que devem apontar as fases da escrita de crianças de 4 anos ou com situações a serem observadas igualmente para todas as criança por meio de um X, surge uma inquietação pedagógica.
Pintar o carrinho que tanto gostam de brincar é um experiência artística inesquecível para as crianças.
Oferecer as crianças a oportunidade de conhecer histórias, autores, culturas e outros gêneros literários amplia o repertório das crianças e desenvolve o comportamento de leitor.
A OBSERVAÇÃO E A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A observação não é apenas um instrumento descritivo, mas um recurso de investigação e planejamento. È indispensável a quem acompanha o desenvolvimento da criança valorizar o momento onde ela durante sua manifestação espontânea ou não, pode revelar ou desvelar saberes, desejos e intenções sobre si mesma e sobre o mundo.
O que as crianças revelam enquanto brincam?
Quando o professor se predispõe a ouvir e enxergar o fazer, o falar e valorizar os momentos de interação (criança-criança, criança-materiais e criança-professor) com certeza terá um rico material para planejar sua prática levando em consideração o que elas já sabem e respeitando o seu tempo de criança.
Uma dificuldade apontada constantemente pelos professores é “o que considerar importante” para compor o registro de cada criança. Quando “o observado” parte do planejado a pergunta a priori é o que elas podem aprender ou vivenciar diante da prática planejada que se justifique tal fazer, ou seja, qual o objetivo do que está sendo proposto. Mas, devemos também considerar que as crianças aprendem mesmo quando não temos a intenção de ensiná-las e que sabem muitas coisas que não foram ensinadas por nós ou no convívio da escola.
Crianças investigando, levantando hipótese e construindo conceitos.
A criatividade uma das chaves para compreender o mundo.
Como oferecer e utilizá-los a serviço do desenvolvimento humano e não de doutrinação?
Como se vê, observar a criança com os olhos de quem a reconhece em constante desenvolvimento, modifica a postura do professor não só na dimensão pedagógica, mas também ética frente à cultura infantil. Transformar essas informações em avaliação, ou seja, expressar um juízo sobre o que vemos e ouvimos revela antes de qualquer coisa a maneira como consideramos ou reprovamos o fazer, o saber e o sentir de uma criança.
Crianças brincando.
Crianças aprendendo.
Crianças se constituindo enquanto sujeito.
A hora da alimentação é um momento importante para socialização de saberes, preferências e desejos.
8 comentários:
Esse texto provoca uma reflexão sobre esse tema tão cheio de controvérsias e dificuldades para o professor e contribui para um novo olhar dessa prática muito mais necessária para ele do que para a criança.Parabéns!
Adorei, minha prática é permeada por muito de seu texto, observar nesse contexto é achar caminhos para construir projetos que fazem sentido para todos (professor e aluno). Avaliar passa ser algo mais humano, para ajudar, construir.. Seu texto é uma ajuda. Abraços
adorei o blog: sensível, objetivo e valioso para divulgação da importância da infãncia e de profissionais comprometidos. sou da emei sergio cardoso visite o meu blo . um abraço sandrinha
http://viagemaomundoinfantilsimplicio.blogspot.com
Meninas!!!!
Que delícia de trabalho que vocês fazem..
P A R A B É N S!!!!
Espero que nos adicionem nos favoritos e peguem o nosso selinho.
Vocês já fazem parte do nosso blog.
Bjokas
Nossa,adorei tudo...
Essa é uma dos professores começarem a entender como q é bom trabalhar usndo a criatividade...
Vou começar a ter mais criatividades com meus alunos, nao so na educação infantil como tambem no ensino fumdamental e medio e superior....
Para dar uma mudada no planejamento, por q so seguir regras nao da....
Bjsssssssss
adorei tudo,faca pedagogia quando me forma e ter minha turma quero aproveitar muito essas criatividades com minhas crianças Rose Marroque MANAUS AM
Amei! Posso postar este texto p/ minhas colegas por e-mail ou pelo blog? Abçs Leiko
Excelente informações !!! Obrigada!!!
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