por Bete Godoy
Como lidar com as datas comemorativas respeitando a diversidade cultural, religiosa das crianças e famílias? As comemorações estão presentes na cultura, porém acreditamos ser possível refletir sobre qual a importância destas na composição do currículo da escola.
Decidir qual data será fonte de pesquisa para a elaboração de um plano de trabalho que ofereça as crianças momentos para experiências de aprendizagens, requer clareza nos princípios de uma boa proposta pedagógica para a educação infantil.
A partir destas idéias aproveitamos uma comemoração tão comum como é a Festa Junina, para ampliar possibilidades de reflexão e aprendizagens para todos. Saímos da mera apresentação artística e da festa com fins lucrativos para momentos onde os educadores, as crianças e famílias possam conversar, aprender, socializar saberes, expor sonhos, intenções e talentos.
OBJETIVOS
. Conhecer e valorizar a cultura do Brasil.
· Conhecer a origem da festa junina.
· Explorar os símbolos da festa junina e pagã através de experiências criativas e criadoras.
· Ampliar o repertório musical das crianças e famílias.
· Valorizar o movimento como forma de expressão de uma cultura.
· Firmar vínculo de confiança entre escola e família.
· Estimular a realização em eventos juninos onde todos possam participar.
BELEZAS DO BRASIL
Obra realizada pelas mães e crianças do 1º estágio
( Profª Viviane Monteiro Marques e Rosimeire Lucio Salvador)
FESTA JUNINA
Há 3000 anos antes de Cristo uma dança em volta da fogueira em forma de agradecimento a TERRA pelo plantio e colheita no inicio da civilização européia é origem de umas das festas mais tradicionias do povo brasileiro.
As características de celebração do solstício na Idade Média eram: fogueiras, procissões, mastros e bandeiras.
Era uma tradição muito forte na cultura do povo, então a igreja católica criou um atributo cristão para a festa pagã. São João é o atributo cristão para esse dia e foi escolhido por ser considerado o santo relacionado ao Sol.
Foram os Portugueses descentes dos Celtas que trouxeram para o Brasil essa tradição assumindo características próprias.
Milho, amendoim e pinhão
Mastros construídos
- Materiais utilizados: diversos tipos de sementes, fita, papel crepom, tecido, papelão,cola e massinha para modelar.
- Massinha de modelar para compor a vara do mastro.
- Em cada fita, mensagens de gratidão das crianças e famílias aquilo que a Terra precisa para ser FELIZ.
Muita dança e movimento
A cada dia da semana uma programação
Neste arraial não faltou animação.
Pipoca, arroz doce, paçoca, bolo e canjica de verdade
Todos comem a vontade.
Para saber mais:
- Antologia do Folclore Brasileiro-Luiz Câmara Cascudo
- site: http://www.casaredondacentrodeestudos/
- e-mail para maiores informações sobre o projeto: betegodoy@uol.com.br
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