domingo, 28 de junho de 2009

Um currículo além das datas comemorativas

por Bete Godoy

Como lidar com as datas comemorativas respeitando a diversidade cultural, religiosa das crianças e famílias? As comemorações estão presentes na cultura, porém acreditamos ser possível refletir sobre qual a importância destas na composição do currículo da escola.

Decidir qual data será fonte de pesquisa para a elaboração de um plano de trabalho que ofereça as crianças momentos para experiências de aprendizagens, requer clareza nos princípios de uma boa proposta pedagógica para a educação infantil.

A partir destas idéias aproveitamos uma comemoração tão comum como é a Festa Junina, para ampliar possibilidades de reflexão e aprendizagens para todos. Saímos da mera apresentação artística e da festa com fins lucrativos para momentos onde os educadores, as crianças e famílias possam conversar, aprender, socializar saberes, expor sonhos, intenções e talentos.

OBJETIVOS
. Conhecer e valorizar a cultura do Brasil.
· Conhecer a origem da festa junina.
· Explorar os símbolos da festa junina e pagã através de experiências criativas e criadoras.
· Ampliar o repertório musical das crianças e famílias.
· Valorizar o movimento como forma de expressão de uma cultura.
· Firmar vínculo de confiança entre escola e família.
· Estimular a realização em eventos juninos onde todos possam participar.

BELEZAS DO BRASIL

Obra realizada pelas mães e crianças do 1º estágio

( Profª Viviane Monteiro Marques e Rosimeire Lucio Salvador)

FESTA JUNINA

Há 3000 anos antes de Cristo uma dança em volta da fogueira em forma de agradecimento a TERRA pelo plantio e colheita no inicio da civilização européia é origem de umas das festas mais tradicionias do povo brasileiro.

As características de celebração do solstício na Idade Média eram: fogueiras, procissões, mastros e bandeiras.

Era uma tradição muito forte na cultura do povo, então a igreja católica criou um atributo cristão para a festa pagã. São João é o atributo cristão para esse dia e foi escolhido por ser considerado o santo relacionado ao Sol.

Foram os Portugueses descentes dos Celtas que trouxeram para o Brasil essa tradição assumindo características próprias.







Milho, amendoim e pinhão
Pipocando na imaginação.








Mastros construídos
pelas crianças do 1º estágio

( Profª Mônica Picasso e Profª Deise Roselen)


          • Materiais utilizados: diversos tipos de sementes, fita, papel crepom, tecido, papelão,cola e massinha para modelar.

          • Massinha de modelar para compor a vara do mastro.
          • Em cada fita, mensagens de gratidão das crianças e famílias aquilo que a Terra precisa para ser FELIZ.















          Cola, tecido e papel
          Transformando um chapéu.
          (Profª Vilma F. da Silva- 3º estágio)




















          Crianças brincando e mexendo
          E uma lanterna acendendo.
          (Profª Andreia Figueira-2º estágio)

















          BUMBA MEU BOI
          Tem sua origem no ciclo econômico do gado.
          Influência indígena, negra e portuguesa.
          (Profª Viviane Monteiro e Profª Rosimeire Lucio)
















          Com alegria e sem trabalho
          Nasce um espantalho.
          (Profª Genilda Viana e Profª Adriana Martins)

















          Muita dança e movimento
          E o baile acontecendo.
          (Maria Ivone de Jesus, Luciana Bezerra, Raquel Tavares e José de Carvalho)









          A cada dia da semana uma programação

          Neste arraial não faltou animação.


          Pipoca, arroz doce, paçoca, bolo e canjica de verdade

          Todos comem a vontade.

          Para saber mais:

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