sábado, 14 de agosto de 2010

Casa de estimulação

Quitéria Da Costa Campanaro





Objetivo:
  • Estimular o tato, a visão e audição

Materiais utilizados:


  • Papelão e uma caixa de papelão grande (fogão);
  • Tiras coloridas de papel contact;
  • Contact transparente;
  • Tela para fazer o quadro;
  • Tecidos usados recortados de diversos tamanhos e coloridos;
  • Bijuterias quebradas;
  • Corda para o acabamento do piso;
  • Tampa de cesta de vime;
  • Espelhos;
  • Embalagem de sonho de valsa;
  • Rendas e fitas;
  • Retalhos de EVA;
  • Brinquedos velhos;
  • Flores de fuxico;
  • Cola quente, cola branca, estilete e tesoura


    A execução

    1. Primeiro passo separar todo o material disponível Cortar com o estilete na caixa as janelas, as portas, o focos de luminosidade do teto, o espaço para o espelho, os cortes circulares laterais em três tamanhos diferentes, em seguida;
    2. Reforçar toda a caixa com as tiras de papelão e cola branca.;
    3. Deixar secar.
    4. Cobrir toda a caixa com o contact colorido procurando usar cores diferenciadas para que fique chamativa









    5. Colocar os acessórios tais como a janela, o espaço de luminosidade do teto com a embalagem acrílica de sonho de valsa, o espelho que deve ser de moldura de madeira, a tampa da cesta de vime serve como grade para a janelinha e os círculos laterais;

    6. Todo esse processo deve ser muito bem feito para dar segurança para as crianças, utilizando-se a cola quente e dando o acabamento com as bijuterias de acordo com a criatividade;
    7. Colocar a maçaneta na porta, a cortina de fita com guiso e argolas para fazer sons diversos na outra porta;
    8. Nas paredes internas colocar o interruptor, o quadro feito com bijuterias e demais acessórios que a sua criatividade conceber. O chão foi feito com tecido recortado de diversos tamanhos e cores, formando um mosaico bem colorido, depois revestir com contact transparente e fazer o acabamento lateral com a corda e cola quente.
    9. Agora é só fazer o acabamento geral, colocando acessórios que desenvolvam a visão, percepção de si, do outro e o tato.
    10. Nos utilizamos tecidos peludos, ásperos e metálicos, flores de EVA e recortes de tecidos com cachorrinhos
    .




    Os detalhes















    As Interações













2 comentários:

Elizabete Baptista de Godoy disse...

Bela inicitiava. Tenho certeza que as crianças brincaram e aprenderam bastante.Professor comprometido faz toda diferença numa escola e na vida das crianças.
Parabéns!
Uma admiradora do trabalho realizado no CEI Rodolfo Pirani

Fabiana disse...

Parabéns aos professores que confeccionaram a casinha, ficou linda!!!! Trabalho com o Berçário I e estou com umas ideias aqui, as crianças irão adorar!

Fabiana(Cei Menino Jesus - Z/O)