terça-feira, 9 de março de 2010

Educação Infantil, lugar de aprendizagem

Como organizar os espaços da creche e da pré-escola e integrá-los à rotina pedagógica





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http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/gestao/creche-pre-escola-ambientes-lugar-ideal-538783.shtml

Para os pequenos, quase tudo na vida é brincadeira. Por isso, na Educação Infantil, não faz sentido separar momentos de brincar dos de aprender. Essa simultaneidade pede que espaços e rotina da escola sejam planejados de modo a proporcionar multiplicidade de experiências e contato com todas as linguagens, o tempo todo. Sem abrir mão, é claro, dos cuidados com segurança e saúde.
É nesse ambiente de aprendizagem que as crianças vão socializar-se e ganhar autonomia. “Dentro do espaço da Educação Infantil é necessária a integração entre o educador, o planejamento pedagógico e a organização dos lugares, que funcionam como mais um elemento educativo, como se fossem um professor a mais”, explica Elza Corsi, formadora do Instituto Avisa lá, de São Paulo.
Com essa concepção, que vai muito além da visão assistencialista, órgãos como Ministério da Saúde e Ministério da Educação prepararam documentos para orientar a organização dos espaços nesse segmento. Nas próximas páginas, você conhece essas indicações e entende como elas se relacionam com a rotina pedagógica na Educação Infantil.
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http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/gestao/educacao-infantil-lugar-aprendizagem-creche-pre-escola-espacos-ambientes-538590.shtml

Fonte: Revista Nova Escola (eletrônica)

Quer saber mais?

BIBLIOGRAFIA

Educação Infantil: Muitos Olhares. Zilma Tamos de Oliveira (org.). Editora Cortez, 2007.

Educação Infantil: Creches. Anete Abramovicz e Gisela Wajskop. Editora Moderna, 1999.

Creche: organização, currículo, montagem e funcionamento. Gilda Rizzo. Bertrand Brasil, 2000.

Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil. MEC, 2006.

Portaria nº 321, de 26 de maio de 1988 – Normas da Vigilância Sanitária para construção de escolas de Educação Infantil.Manual de Boas Práticas – Higiene e Cuidados com a Saúde na Educação Infantil. Prefeitura de São Paulo e COVISA, 2008.

CONSULTORIA

Zilma Ramos de Oliveira, doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, especialista em creche e em Sociointeracionismo

Damaris Maranhão e Elza Corsi, formadoras do Instituto Avisa Lá de São Paulo.

AGRADECIMENTOS

CEI Jardim Rodolfo Pirani, São Paulo, SP, tel. (11) 2751-4896

EMEI Profª Maria Alice Pasquarelli, São José dos Campos, SP, tel. (12) 3929-1854

IMI João Lopes Simões, São José dos Campos, SP, tel. (12) 3931-0194

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi pessoal estou precisando de alguns textos ,caso vcs tenham enviem para mim.
Obrigada
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