Click no endereço para ver as fotos.
É nesse ambiente de aprendizagem que as crianças vão socializar-se e ganhar autonomia. “Dentro do espaço da Educação Infantil é necessária a integração entre o educador, o planejamento pedagógico e a organização dos lugares, que funcionam como mais um elemento educativo, como se fossem um professor a mais”, explica Elza Corsi, formadora do Instituto Avisa lá, de São Paulo.
Com essa concepção, que vai muito além da visão assistencialista, órgãos como Ministério da Saúde e Ministério da Educação prepararam documentos para orientar a organização dos espaços nesse segmento. Nas próximas páginas, você conhece essas indicações e entende como elas se relacionam com a rotina pedagógica na Educação Infantil.
Fonte: Revista Nova Escola (eletrônica)
Quer saber mais?
BIBLIOGRAFIA
Educação Infantil: Muitos Olhares. Zilma Tamos de Oliveira (org.). Editora Cortez, 2007.
Educação Infantil: Creches. Anete Abramovicz e Gisela Wajskop. Editora Moderna, 1999.
Creche: organização, currículo, montagem e funcionamento. Gilda Rizzo. Bertrand Brasil, 2000.
Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil. MEC, 2006.
Portaria nº 321, de 26 de maio de 1988 – Normas da Vigilância Sanitária para construção de escolas de Educação Infantil.Manual de Boas Práticas – Higiene e Cuidados com a Saúde na Educação Infantil. Prefeitura de São Paulo e COVISA, 2008.
CONSULTORIA
Zilma Ramos de Oliveira, doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, especialista em creche e em Sociointeracionismo
Damaris Maranhão e Elza Corsi, formadoras do Instituto Avisa Lá de São Paulo.
AGRADECIMENTOS
CEI Jardim Rodolfo Pirani, São Paulo, SP, tel. (11) 2751-4896
EMEI Profª Maria Alice Pasquarelli, São José dos Campos, SP, tel. (12) 3929-1854
IMI João Lopes Simões, São José dos Campos, SP, tel. (12) 3931-0194
Um comentário:
Oi pessoal estou precisando de alguns textos ,caso vcs tenham enviem para mim.
Obrigada
GOLDSCHMIID Educação de 0 a 3 anos- O atendimento em creche.
LEVY Despertar do bebê
Macedo Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar.
Perrenoud Dez novas competencias para ensinar
valente Pesquisa,cominicação e aprendizagem com computador: o papel do computador no processo ensino aprendizagem.
Zabalza A qualidade em Educação Infantil
Postar um comentário