DA INTENÇÃO A AÇÃO: DOCUMENTAÇÃO
PEDAGÓGICA - QUINTAL MÁGICO
No ano de 2015, houve mudanças significativas no
quadro docente, o que demanda reflexão e atenção perante o novo grupo que se
constitui a partir do acolhimento de 16 novos professores. Cada sujeito
pessoa/professor ingressa com saberes e experiência diferente na educação de
zero a três anos, entre elas, destaca algumas: CEI conveniados, CEI diretos na
Secretária Municipal de Educação de São Paulo e em outros municípios da Grande
São Paulo.
Em nossa primeira reunião para análise do PPP,
convidamos a equipe para um passeio até o Parque da Consciência Negra que fica
na mesma rua da nossa U.E. Durante o trajeto foi possível apresentar a
caracterização da comunidade atendida de maneira ampliada uma vez que
observamos a realidade. Observamos que a unidade é cercada por prédios
residenciais, cujos apartamentos a metragem é de 40 a 52 metros quadrados ,
sem área de lazer. Tais observações demandaram reflexões iniciais, fundamentais
para o processo de construção do Projeto Pedagógico que considera o público
atendido.
Chamou-nos atenção, durante o caminho, que alguns
locais encontravam-se sujo, com materiais de construção civil e móveis.
Importante destacar que não encontramos crianças brincando, o que nos levantar
a hipótese da construção de uma cultura de confinamento.
Percebemos que os moradores apropriaram-se, algumas
vezes, de maneira inadequada o Parque e, percebemos a ação destruição do
patrimônio público, o que revela falta de cuidado com o local que é nosso.
A própria concepção arquitetônica do nosso prédio
revela aspectos ligados ao confinamento e higienista. Citamos pois, por vezes lembra
alas de isolamento hospitalar, revelado pela segregação dos bebês menores dos
demais. Outro aspecto que intensifica esta questão, é marcada pelo fato de ser
dois andares e os bebês ficarem no segundo pavimento. Tal questão implica em um
dificultador, pois o prédio tem inúmeras barreiras de arquitetônicas, tais como
escadas, grelhas, degraus aos poucos
locais próximos a natureza, tais como: o parque, a areia, gramado, a horta e o
jardim.
Ao analisarmos
o quadro, a releitura dos objetivos gerais do nosso Projeto Político
Pedagógico, as observações, registros escritos
e fotográficos, da analise dos espaços realizado da equipe gestora no ano de
2014, no qual culminou no Projeto :
Espaços para ser criança e viver sua infância e as avaliações
institucionais do último ano, elegemos pela continuidade do tema Da intenção e a Ação: Documentação
Pedagógica, tendo em vista ser recente a utilização de documentação
pedagógica na Educação Infantil e ser um tema amplo e que pode ser utilizado
diferentes linguagens. Tal escolha justifica-se por acreditamos na importância
dos registros da prática educativa como recurso de observação, análise e
reflexão das nossas próprias ações, o que resulta na possibilidade de acarretar
mudanças significativas na prática educativa da instituição.
Por ser um tema amplo focaremos no registro escrito
por acreditarmos que ao sistematizar amplia o olhar do educador e o educa a
agir / refletir de maneira integrada, o que faz reconhecer-se como Ser
Inacabado (FREIRE) capaz de modificar-se continuamente. Tal modificação, que
ocorre internamente, pode, por meio do registro compartilhado com o grupo,
resultar em mudanças no planejamento das questões fundamentais para a educação
da primeira infância.
O olhar cuidadoso para as áreas externas da
instituição, transformando–o em nosso Quintal Mágico , O nome “Quintal Mágico” é
inspirado no Livro Quintal Mágico de Dulcília Shroeder Buitoni, na tentativa de
romper com a cultura de confinamento,
onde possamos proporcionar aos nossos bebes e crianças pequenas os seus
direitos, notadamente as interações e brincadeiras garantindo experiências
significativas conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação
Infantil (2010).
e)
Objetivos
• Qualificar a prática a partir da reflexão
sobre a documentação pedagógica
• Buscar
uma maior coesão entre as intenções e as ações docentes;
• Subsidiar
a análise dos processos de aprendizagem;
• Instrumentalizar
no replanejamento das ações educativas;
• Perceber
as possibilidades e potencialidades de cada criança e;
• Pensar
e replanejar suas ações, intervenções e novos focos de observação e registro.
Procedimentos
Metodológicos coerentes com a proposta apresentada.
- Tematização e a investigação das práticas pedagógicas vivenciadas nos diferentes ambientes educacionais:
- Produção de pautas de observação e de acompanhamento;
- Analise e a problematização dos dados coletados;
- Analise
de bons modelos;
- Situações
homólogas;
- Leitura
de textos científicos e diferentes gêneros literários;
- Análise
de registro e devolutivas;
- Ampliação do repertório cultural através de visitas a museus, pontos turísticos da cidade de São Paulo e;
- Analise critica de filme.
Procedimentos Metodológicos coerentes com a proposta apresentada.
- Tematização e a investigação das práticas pedagógicas vivenciadas nos diferentes ambientes educacionais:
- Produção de pautas de observação e de acompanhamento;
- Analise
de bons modelos;
- Analise e a problematização dos dados coletados;
- Situações
homólogas;
- Leitura
de textos científicos e diferentes gêneros literários;
- Análise
de registro e devolutivas;
- Ampliação do repertório cultural através de
visitas a museus, pontos turísticos da cidade de São Paulo
- Analise critica de filme
Resultados esperados observados os estabelecidos nos Programas
Curriculares da Secretaria Municipal de Educação.
- Construir uma cultura de formação na perspectiva crítico-reflexiva no decorrer do ano;
- Consolidar o fazer pedagógicos embasados em teorias ao termino do ano;
- Construir uma cultura de formação na perspectiva crítico-reflexiva no decorrer do ano;
- Consolidar o fazer pedagógicos embasados em teorias ao termino do ano;
Acompanhamento e
Avaliação semestral:
Periodicidade:
- Semestral: considerando adequação e /ou reestruturação necessária
- Final:
feita por todos os participantes e equipe escolar indicando objetivos
alcançados e a continuidade ou não para o ano seguinte.
Indicadores
- Melhoria na elaboração
de novas práticas de registros;
- Sistematização de registros como documentação pedagógica;
- Replanejamento das ações pedagógicas e intervenção adequada
Instrumentos
- Relatório:
individual, em grupo e das equipes.
- Registros
elaborados durante o desenvolvimento do projeto
- Construção do Registro Reflexivo
Referências
bibliográficas
Diretrizes
Curriculares Nacionais Para Educação Infantil - Secretária de Educação Fundamental. – Brasília:
MEC/SEF, 2010
Programa
Mais Educação São Paulo – Subsídios para implantação/ Secretária Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT,
2008
Edwards, Carolyn, Gandini,
Lela e Forman, George. As Cem
Linguagens da Criança; A Abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira
Infância – tradução
Dayse Batista - Porto Alegre: Artmed, 1999
ZABALZA,
Miguel A. Qualidade em
Educação Infantil / Miguel A. Zabalza; Tradução
Beatriz Affonso Neves. – Porto Alegre: Artmed, 1998.
Orientação Normativa Nº 1 de
02/12/2013, Publicado em DOC de 03 de dezembro de 2013, P 103-105
Brinquedos e Brincadeiras na creche - Secretária
de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 2012
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