Cristina Santos
Segundo a PORTARIA
Nº 901, DE 24 DE JANEIRO DE 2014 - Dispõe sobre Projetos Especiais de Ação.
I - Na Educação Infantil a discussão curricular deve envolver as
temáticas relacionadas a um currículo integrador para a primeira infância que
considere:
a) A
organização de tempos, espaços e materiais que
promovam a autonomia e a multiplicidade de experiências de forma a contemplar
os interesses e o engajamento das crianças em projetos individuais e/ou
coletivos garantindo o respeito aos seus diferentes ritmos e necessidades e
possibilitando a construção das culturas
infantis;
b) as múltiplas linguagens como forma de manifestação, expressão e conhecimento de mundo que
devem fazer parte do universo da infância e garantir experiências integradoras sem fragmentá-las como conteúdos disciplinares, mas que dialoguem com as diversas
culturas, que considerem as diferenças e aproximem as crianças das práticas
sociais;
c) a
brincadeira como forma de expressão e
conhecimento do mundo que constitui-se como a
principal linguagem das crianças, sendo por meio dela que experimentam, criam e
aprendem sobre a cultura na qual estão inseridas, modificandoa e produzindo as
culturas infantis;
d) a qualidade social da Educação
Infantil com vistas
a implementar processos de autoavaliação das Unidades Educacionais tendo como
objetivo promover tempos e espaços para reflexão, análise e busca de
encaminhamentos para mudanças necessárias ao contínuo aprimoramento do Projeto
Político-Pedagógico.
e) a importância da avaliação da aprendizagem e sua sintonia com as práticas educativas vivenciadas
pelas crianças e com o planejamento do Professor constituindo-se em elo significativo,
afastando-se
de toda e qualquer forma de avaliação que compare ou meça o desenvolvimento e
aprendizagem das crianças;
f) a participação das famílias constituindo-se como trabalho em complementaridade e partilha de
responsabilidades;
g) o Professor da primeira infância como um dos construtores do Projeto Político-
Pedagógico da Unidade articulando conhecimentos teórico-práticos e de vida em
suas intervenções pedagógicas, sendo um observador participativo que intervém
para oferecer os recursos à atividade infantil dando-lhes a possibilidade de
exercer o seu protagonismo;
Site para pesquisa
Ministério da Educação e Cultura
Secretária Municipal de Educação de São Paulo
Revista Pátio Educação Infantil
Revista Avisa lá
Departamento de Alimentação Escolar
Indicação Bibliográfica
Indicação de filmes
Revistas:Avisa la
Revista Pátio E.I.
Segundo a PORTARIA
Nº 901, DE 24 DE JANEIRO DE 2014 - Dispõe sobre Projetos Especiais de Ação.
I - Na Educação Infantil a discussão curricular deve envolver as temáticas relacionadas a um currículo integrador para a primeira infância que considere:
a) A organização de tempos, espaços e materiais que promovam a autonomia e a multiplicidade de experiências de forma a contemplar os interesses e o engajamento das crianças em projetos individuais e/ou coletivos garantindo o respeito aos seus diferentes ritmos e necessidades e possibilitando a construção das culturas
infantis;
b) as múltiplas linguagens como forma de manifestação, expressão e conhecimento de mundo que devem fazer parte do universo da infância e garantir experiências integradoras sem fragmentá-las como conteúdos disciplinares, mas que dialoguem com as diversas culturas, que considerem as diferenças e aproximem as crianças das práticas sociais;
b) as múltiplas linguagens como forma de manifestação, expressão e conhecimento de mundo que devem fazer parte do universo da infância e garantir experiências integradoras sem fragmentá-las como conteúdos disciplinares, mas que dialoguem com as diversas culturas, que considerem as diferenças e aproximem as crianças das práticas sociais;
c) a brincadeira como forma de expressão e conhecimento do mundo que constitui-se como a principal linguagem das crianças, sendo por meio dela que experimentam, criam e aprendem sobre a cultura na qual estão inseridas, modificandoa e produzindo as culturas infantis;
d) a qualidade social da Educação Infantil com vistas a implementar processos de autoavaliação das Unidades Educacionais tendo como objetivo promover tempos e espaços para reflexão, análise e busca de encaminhamentos para mudanças necessárias ao contínuo aprimoramento do Projeto Político-Pedagógico.
e) a importância da avaliação da aprendizagem e sua sintonia com as práticas educativas vivenciadas pelas crianças e com o planejamento do Professor constituindo-se em elo significativo, afastando-se de toda e qualquer forma de avaliação que compare ou meça o desenvolvimento e aprendizagem das crianças;
f) a participação das famílias constituindo-se como trabalho em complementaridade e partilha de responsabilidades;
g) o Professor da primeira infância como um dos construtores do Projeto Político- Pedagógico da Unidade articulando conhecimentos teórico-práticos e de vida em suas intervenções pedagógicas, sendo um observador participativo que intervém para oferecer os recursos à atividade infantil dando-lhes a possibilidade de exercer o seu protagonismo;
Site para pesquisa
Ministério da Educação e Cultura
Secretária Municipal de Educação de São Paulo
Revista Pátio Educação Infantil
Revista Avisa lá
Departamento de Alimentação Escolar
Indicação Bibliográfica
Indicação de filmes
Revistas:Avisa la
Revista Pátio E.I.
Nenhum comentário:
Postar um comentário