Plano de Metas
Maria Cristina dos Santos
PÁTIOS E PARQUES PARA BRINCAR E CONVIVER
“O espaço físico não apenas contribui para a realização da educação, mas é em si uma forma silenciosa de educar”.
Antônio Viñao Frago
Justificativa:
A LDB-96, ao contemplar a importância do brincar nas creches e pré-escolas, deixa implícita a ideia de que deve haver espaço para o brincar e para os jogos e as brincadeiras.
A Educação Infantil deve assegurar o “o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil”. Para tanto, se torna necessária a criação de espaços que permitam atividades livres, significativas e prazerosas que possam ser realizadas através do brincar, de brincadeiras e de jogos.
Wajskop afirma que “a garantia do espaço do brincar na pré-escola ou creches, é a garantia de uma possibilidade de educação da criança numa perspectiva criadora, voluntária e consciente”.
Acrescentamos que este registro fotográfico foi realizado hoje dia 08 de março de 2012 e que a manutenção foi executada no dia 12 de fevereiro do ano vigente.
GESTÃO DE ESPAÇOS: PARQUE
Meta
· Readequação do espaço físico
· Explorar novas possibilidades em diferentes campos de experiência a partir dos espaços externos
Ações da equipe gestora
· Reforma dos brinquedos existentes.
· Pavimentação do parque
· Projeto paisagístico
Ações da gestão pedagógica
· Brincar no parque de diferentes maneiras;
· Aprender a brincar com o professor e com as outras crianças
Equipe de apoio
· Colaborar para que ações da equipe gestora, gestão pedagógica e das crianças aconteçam de forma satisfatória.
Crianças
· Aproveitar os espaços externos utilizando diferentes formas de brincar
Referências bibliográficas:
Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária, LIVRO DO DIRETOR: Espaço & pessoas. São Paulo: CEDAC/MEC 2002
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil : Encarte 1. Brasília: MEC, SEB, 2006.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
S. Paulo (SP) . Secretária Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica: Orientações Curriculares Expectativas de Aprendizagem e Orientações Didáticas para Educação Infantil/ Secretária Municipal de Educação – São Paulo: SME/DOT, 2007.
1ª etapa – Diagnóstico
2ª etapa – Retirada do mato
3ª etapa – Aquisição de novos brinquedos, retirada do poste e demolição tubo
4ª etapa – Remoção da casinha -
5ª etapa –Reorganização dos espaço
Primeira intervenção das professoras
Sair do mundo das idéias e realizar sonhos...
Temos muito trabalho pela frente mas estamos caminhando
3 comentários:
Sensacional Parabéns Cristina!! Simplesmente Maravilhoso Amo sua concepção de infância sempre os tempos e espaços em favor da criança como espaço de brincar e de novas possibilidades de aprendizagem.
Jamile Almeida
Vocês são maravilhosos!! Parabéns pelo empenho em promover um espaço tão significativo. E o melhor, fotografando as etapas, quero relatar que sou fã do blog, estou sempre procurando algo, me informando, sempre atenta aos convites de eventos. Aliás, no último sábado participei de uma contação de historia no espaço Viveka, e foi de uma experiencia incrivel, aprendi muito, fui muito bem recebida pela Léa, e a explicação após a contação, foi algo muito mágico. Obrigada por me proporcionar tanta coisa boa. Adorooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Edione De Lourdes Prates
Li e adorei a materia, parabens a todos os envolvidos.
Marcia Santos
Postar um comentário