domingo, 20 de fevereiro de 2011

PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO - 2011

UNIDADE EDUCACIONAL: CEI JARDIM RODOLFO PIRANI
D.R.E. São Mateus
ANO: 2011

No. HORAS SEMANAIS: 3 TOTAL ANUAL DE HORAS DO PROJETO: 108

Agrupamento I: 11h30 as 12h30
Agrupamento II: 17h30 as 18h30

Dias de Realização: 2ª e 3ª e 5ª feira.

DENOMINAÇÃO DO PROJETO: Da intenção a ação: Documentação pedagógica


JUSTIFICATIVA E ARTICULAÇÃO COM O PROJETO PEDAGÓGICO


O Centro de Educação Infantil Jardim Rodolfo era composto por um quadro de funcionários sem grandes rotatividades.
Durante os últimos três anos a unidade recebeu a capacitação direta do Instituto Avisa-lá ao avaliar esta formação podemos constatar saltos de qualidade significativa nas práticas pedagógicas desta instituição.
Com a evolução das pesquisas cientificas sobre o desenvolvimento infantil, as quais apontam a enorme importância dos primeiros anos de vida para os desenvolvimentos físicos, cognitivos, afetivos e sociais dos seres humanos, a equipe educadora percebendo as demandas necessárias para um atendimento de qualidade, vem de forma sistemática buscando através da formação em serviço e continuada aprimorar nossos fazeres pedagógicos em uma perspectiva critico –reflexiva (Shown, Dewey, Alarção).
No ano de 2009 houve mudanças significativas no quadro docente, a unidade recebeu nove novos professores, sendo que apenas um tem experiência na educação de zero a três anos e na Secretária Municipal de Educação de São Paulo.
Ao analisar o quadro a partir destas mudanças da equipe docente, a releitura dos objetivos gerais do nosso Projeto Político Pedagógico e as avaliações institucionais dos últimos anos, elegemos a documentação pedagógica como foco desta formação por permear todos os campos de experiências propostos nas Orientações curriculares: Expectativas de aprendizagem e Orientações Didáticas.
E por acreditar na importância dos registros para a prática educativa como recurso de observação, análise e reflexão das nossas práticas.
Segundo Zabalza a documentação pedagógica seja ela: diário de observação, diário de intercorrência, agenda de comunicação com a família, fotos, filmagens entre outros, constituem recursos valiosos no processo de revisão e análise da própria prática profissional e como instrumento de pesquisa – ação.

Objetivos


  • Qualificar a prática a partir da reflexão sobre a documentação pedagógica;
  • Buscar uma maior coesão entre as intenções e as ações docentes;
  • Subsidiar a análise dos processos de aprendizagem;
  • Instrumentalizar no re - planejamento das ações educativas;
  • Perceber as possibilidades e potencialidades de cada criança
  • Pensar e re-planejar suas ações, intervenções e novos focos de observação e registro,
  • Instrumentalizar os educadores no uso de novas tecnologias como recurso de observação, registro e reflexão.
Resultados Esperados

  • Construir uma cultura de formação na perspectiva mais critica e mais reflexiva;
  • Consolidar o fazer pedagógicos embasados em teorias.
DESCRIÇÃO DAS FASES / ETAPAS

FASES / ETAPAS MÊS CRONOGRAMA: Execução e Avaliação


Planejamento do PEA
Mês: Março 14 e 15
TOTAIS HORAS = 02

Avaliação do Projeto: Mês: Março 21

TOTAIS HORAS = 03

Leitura – planejamento – ação – reflexão - ação.
Mês:  Março - Dias:  22,24,28,29 e 31
TOTAIS HORAS = 05

Leitura – planejamento – ação – reflexão – ação.  
Mês: Abril 4,5,7,11,12,14,18,19,25,26 e 28
TOTAIS HORAS=11

Leitura – planejamento – ação – reflexão – ação
Mês:  Maio 2,3,5,9,10,12,16,17,19,23,24,26 e 31
TOTAIS HORAS = 13

Leitura – planejamento – ação – reflexão – ação
Mês: Junho 2,6,7,9,13,14,16,20,21,27 e 28
TOTAIS HORAS = 11

Leitura – planejamento: ação – reflexão – ação
Mês: Julho 4,5,7,11,12,14,18,19 e 21
TOTAIS HORAS=9

Avaliação do 1º semestre
Mês: Julho 25
TOTAIS HORAS=01

Replanejamento do PEA
Mês: Julho 26 e 28
TOTAIS HORAS=02

TOTAIS HORAS=ATÉ JULHO 55

Leitura – planejamento – ação – reflexão – ação
Mês: Agosto 1,2,4,8,9,11,15,16,18,22,23,25,29 e 30
TOTAIS HORAS= 14

Leitura – planejamento – ação – reflexão – ação
Mês: Setembro 1,5,6,8,12,13,15,19,20,22,26,27 e 29
TOTAIS HORAS=13

Leitura – planejamento – ação – reflexão – ação
Mês: Outubro 3,4,6,10,11,13,17,18,20,24,25,27 e 31
TOTAIS HORAS=13

Leitura – planejamento – ação – reflexão – ação
Mês: Novembro 1,3,7,8,10,14,17,21,22,24 , 28 e 29
TOTAIS HORAS=11

Leitura – planejamento – ação – reflexão – ação
Mês: DEZEMBRO 1

Avaliação Mês:  DEZEMBRO 1 =01

TOTAIS HORAS= ATÉ DEZEMBRO 53

TOTAL 108

CONTEÚDOS ABORDADOS NA FORMAÇÃO
Documentação: conceitos e tipos

• Características do instrumento de observação

• Características registro reflexivo

• Construção dos registros

  • Linguagem escrita;
  • Textos descritivos (os detalhes);
  • Textos narrativos (ligação entre tempos e acontecimentos);
  • Teorização

CONTEÚDOS ABORDADOS NA FORMAÇÃO

  •  Linguagem visual e ou sonora;
  • Gravação de áudio;
  • Imagens (com e sem movimentos);
  • Linguagem mista (articula imagens e textos);
  • Vantagens e limites das linguagens utilizadas.

Utilização dos documentos pedagógicos como instrumento de ação e reflexão da prática pedagógica.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
  • Problematização de práticas;
  • Analise de bons modelos;
  • Situações homólogas;
  •  Análise de registro e devolutiva
ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

Periodicidade: contínua, sendo:
  • Mensal: considerando e indicando possíveis contribuições à prática
  • Semestral: considerando adequação e /ou reestruturação necessária
  • Final: feita por todos os participantes e equipe escolar indicando objetivos alcançados e a continuidade ou não para o ano seguinte.

Instrumentos:

  • Relatório: individual, em grupo e das equipes.
  • Registros elaborados durante o desenvolvimento do projeto
  • Documentação pedagógica: construção do Portífólio
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil/Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il
       Volume 1: Introdução;
       Volume 2: Formação Pessoal e social
       Volume 3: Conhecimento de Mundo
  • São Paulo (SP), Secretária Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Tempos e Espaços para Infância e suas Linguagens nos CEIs e EMEIs da Cidade de São Paulo/ Secretária Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2006
  • São Paulo (SP), Secretária Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. São Paulo é uma escola - Manual de brincadeiras/ Secretária Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2006
  • São Paulo (SP), Secretária Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica.Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagem e Orientações Didáticas/ Secretária Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2008
  • Bassedas, Eulália: Aprender e Ensinar na Educação Infantil/ Eulália Bassedas, Teresa Huguet & Isabel Sole; tradução Cristina Maria de Oliviera. – Porto Alegre: Artmed, 1999.
  • Zabalza, Miguel A. Qualidade em Educação Infantil/ Miguel A. Zabalza; Tradução Beatriz Affonso Neves. – Porto Alegre: Artmes, 1998.
  • Zabalza, Miguel A. Diários de Aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional/ Miguel A. Zabalza; Tradução Ernani Rosa. – Porto Alegre: Artmes, 2004.
  • Lener, Delia. Ler e Escrever na Escola: O real, o possível e o necessário / Delia Lenner; tradução Ernani Rosa. – Porto Alegre: Artmed, 2002
  • Moreira, Ana Angélica Moreira. O espaço do desenho: a educação do educador / Moreira, Ana Angélica Moreira – São Paulo - Ed. Loyola – 11ª ed. 2008
  • Artigos darevistas Avisa-lá , Nova Escola, Pátio e A Mente do Beb

Um comentário:

Raimundo Madeira disse...

Gostaria de Parabeniza-la pelo Projeto Especial de Ação, pois além de bem escrito, é claro e objetivo.
Sou Ex. CP da rede municipal e atual Diretor de Escola da mesma.
Parabéns.