Por Lina Asano Silva Ferreira
De uma simples curiosidade a uma sequência didática cheia de aprendizagens e surpresa
A partir da curiosidade das crianças nos pingentes de dragões que eu uso, nasceu uma sequência didática inspirada nesse animal mitológico e milenar que é usado na sua grande maioria como artigo de decoração. Para os chineses ele representa harmonia e prosperidade, para mim sendo descendente de japoneses significa força, proteção e determinação. Utilizando uma história do grupo XPTO “Utopia Terra de Dragões”, resolvi adaptá-la para as crianças, nesta adaptação trabalhei os cinco dragões: Dragão da Água, Dragão dos Espelhos, Dragão do Metal, Dragão do Som e por fim o Dragão do Fogo.Simbolicamente cada dragão foi entrelaçado aos temas: meio ambiente, egoísmo, violência, barulho excessivo, (poluição sonora), a harmonia e a vida. Discutimos cada tema através de rodas de conversas, utilizamos recortes e colagens, desenhos, músicas, filmes para representá-los e assim proporcionar às crianças uma melhor identificação e apropriação dos dragões em suas representações. Também fizemos uso de brincadeiras como caça ao dragão, sala dos espelhos e por fim cada criança pintou o seu próprio dragão em gesso.
Encerramos a sequência organizando uma exposição interna com todos os trabalhos realizados. E submetemos à apreciação das crianças, funcionários e demais freqüentadores do C.E.I.
Pintura dos dragões
Procedimentos para guardar o material utilizado
Secagem da pintura
Recorte e colagem
2 comentários:
Ficou linda esta sequencia didática
Sonia amaral da cruz
PARABÉNS PROFESSORA LINA...
ESTOU SEMPRE MUITO FELIZ E ORGULHOSA DO SEU TRABALHO...
Postar um comentário