quarta-feira, 12 de maio de 2010

Divulgando Curso: Educação Inclusiva



A sociedade em que vivemos vem passando por várias transformações, de valores éticos, morais e a escola como célula atuante dentro do grupo social não escapa a estes fatores que interferem no desenvolvimento de suas atividades. A inclusão é uma destas mudanças e exige uma nova forma de pensar e agir da sociedade e das instituições.
Como a educação trata e considera os processos específicos da inclusão? Como o educador pode contribuir para uma educação inclusiva para todos? Qual o papel e o limite do educador frente a este processo?
A inclusão coloca frente a frente professores e alunos, todos em uma nova situação, o professor recebe em sua sala de aula alunos com necessidades diferentes e alguns com necessidades bem significativas.
Diante de questões tão importantes faz-se necessário que os educadores tenham um espaço para aprender, para refletir e pensar sobre encaminhamentos educativos sobre a inclusão.

A base teórica que norteia o trabalho que será apresentado no curso é a partir da Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers, em que serão trabalhados constructos importantes desta abordagem para o trabalho de facilitação e capacitação dos educadores, como conceitos de congruência, empatia, entre outros.

Oferecer aos participantes fundamentos históricos, técnicos e teóricos sobre psicopatologia e seus conceitos na infância, proporcionando aos profissionais ferramentas para sua atuação direta em sala de aula com alunos portadores de transtornos mentais e dificuldades emocionais em geral.

Objetivo Geral
Oferecer aos participantes fundamentos históricos, técnicos e teóricos sobre psicopatologia e seus conceitos na infância, proporcionando aos profissionais ferramentas para sua atuação direta em sala de aula com alunos portadores de transtornos mentais e dificuldades emocionais em geral.

Objetivo Específico
Proporcionar aos profissionais da educação capacitação em que os instrumente para sua atuação diária em sala de aula, podendo identificar as dificuldades vividas pelos alunos, adequando à realidade por eles enfrentada, favorecendo desta maneira encaminhamentos para áreas em que se tenha necessidade para acompanhamento. Aproximar a educação da saúde mental, com uma interação mais participante nos territórios entre estas áreas.

Alguns dos temas que serão abordados nos encontros:
  • Desenvolvimento infantil
  • Inclusão e seu empacto na sala de aula
  • Sexualidade e infância
  • Como identificar abuso físico e sexual. Como agir?
  • A psicologia e a criança
Curso:
Carga horária: 16 horas
Inicio: 12 de junho
Horário: 12:00 as 16:00
Público: Educadores do Ensino fundamental e Educação Infantil
Formador: Cláudio Miranda Sant Ana – CRP 06/70106
Local: Colégio São Mateus
Rua: Felice Buscáglia, 253 (próximo ao largo de São Mateus)
Fone: 2019-6259 e 2962-3010 ramal: 214
Valor: R$ 80,00 ( em 3x)
Certificado será expedido no final do curso
Frequência para certificação 90%
Mini currículo do formador:
Graduado em Psicologia pela Universidade de Santo Amaro, São Paulo (2002)
Especialização em Psicologia Hospitalar pela Universidade São Marcos / Uni SP
Psicólogo Clínico
Atua na área de Saúde Mental na Rede Pública, CAPS.
Técnico Perito em Psicologia – Universidade Cruzeiro do Sul

3 comentários:

Eliane da Glória Rodrigues disse...

Interessante o curso.
Os temas abordados são atuais e urgentes, merecem ser tratados com o pessoal que atua e estuda na área.
Poderia ter um preço mais acessível, sei lá, tem muito estudante que gostaria de participar, mas não tem esta quantia disponível.
Mas é válido a divulgação.

SILVANA ROCHOCZ disse...

OLÁ!!!!!!!!!! Adoro seu blog !!!!!Tenho interesse em cursos nessa área...pena que é em São Paulo. MAS, sempre passo por aqui para conferir as dicas.
Bjokas e Parabéns!!!!!!!

Fabíola Fachetti disse...

Oi minha linda!!!
Estava com saudades e vim te visitar. Amo demais esse cantinho e por isso, vim te presentear.... passa no cantinho da TIA FABIOLA E CIA e pega um selinho especial pra vc!!!