Dia 17 de março de 2011
12h30
• Leitura realizada pela professora Rute Luiza Nogueira da Silva do Capitulo I da obra de Jorge Amado: Gato Malhado e Andorinha Sinhá;
• Informes administrativos
13h00 – Diagnóstico da U.E (TODOS SETORES).
1. AVALIAÇÃO DO PERIODO DE ADAPTAÇÃO: Projeto Institucional: Mudar é preciso
DIFICULTADORES NO PERIODO DE ACOLHIMENTO
• Presença de outra criança (menor de 12 anos) como acompanhante, presença de bebes;
• Presença de outra criança (menor de 12 anos) como acompanhante, presença de bebes;
• Mais de uma pessoa como acompanhante;
• Horário: de entrada no acolhimento de crianças que ingressaram na unidade após o processo de acolhimento;
• Um adulto para acompanhar duas crianças (salas diferentes);
• Período escasso para faxina do CEI;
• Resistência de pais de crianças que já freqüentam o CEI;
• A impossibilidade de realização do self service;
• Trajes inadequados para um ambiente escolar;
• Falta de comunicação entre os pares;
AVANÇOS
• Flexibilização da necessidade da presença do acompanhante;
• Experiência das pessoas que já participaram de acolhimentos anteriores (profissionais e pais), falas de apoio;
• Estimulo de efetivar vínculos afetivos;
• Oficinas realizadas
PROPOSTA PARA ADAPTAÇÃO DURANTE O DECORRER DE 2011
• Estabelecer horário de entrada e saída, que respeite o tempo da criança (agrupamento)
• Realização de atividade pelo acompanhante (saída da sala) – oficina
• Horário diferenciado para entrada e saída da criança
Manhã: 09:30h
Tarde: 14:00h
• Flexibilização da necessidade da presença do acompanhante
PROPOSTA PARA ADAPTAÇÃO E ACOLHIMENTO PARA 2012
- Horário de entrada diferenciado entre professores e crianças
Manhã: 08:00h
Tarde: 13:30h
- Replanejamento das atividades externas – materiais, tempos e espaços;
- Melhorar comunicação entre os pares;
- Assuntos da sala se resolvem na sala – professor/família havendo necessidade professor/família/gestão
• Readequação rotina estruturante da instituição (horário de alimentação, faxina das salas e espaços da unidade; linha de tempos e espaços dos agrupamentos
• Readequação organização dos espaços
14h30 – Café da tarde
15h00 – Apresentação do vídeo leitura de um fragmento de Dona Flor e seus Dois Maridos por Chico Buarque
15h10 - Diagnóstico da turma - Base teórica: Orientações curriculares e expectativa de aprendizagem – SME/SP
Por criança:
• O que esta criança sabe, a partir das expectativas de aprendizagem para a faixa etária?
• O que precisa aprender?
Por sala
• O que esta criança sabe, a partir das expectativas de aprendizagem para a faixa etária?
• O que precisa aprender?
Dia 18 de março de 2011
12h30
Apresentação do video pelo professore Andre Luiz da Silva: Quem foi Jorge Amado
Narração de frgmentos da obra de Jorge Amado: Seara Vermelha e Noite dos Capitães da Areia por Quitéria Campanaro
• Informes administrativos
13h00 – A partir do diagnóstico (avaliação) planejamento e estratégias de ações da unidade. (TODOS SETORES).
PROTOCOLOS SELF SERVICE
- Utensílios utilizados no balcão de self-service
Feijão - concha com cabo longo
Arroz - colheres
Mistura - colheres
Macarrão – colheres
Sopa – concha cabo longo
Frutas
Berçário – colher “quando necessário”
Mini grupos – garfo “quando necessário”
Salada – na mesa
MGII - com pegador
MGI – com pegador e/ou colher
BERÇARIO – com colher
Café da Manhã
Cesta menor para poder caber 02 em cada mesa
Jarras na mesa
Xícaras no balcão
Café da Tarde
Jarras na mesa
Copos no balcão
Responsáveis
Montagem do self service - Equipe de apoio
Auxiliar a criança no momento de se servir - Professor
Auxiliar a criança levar o prato par mesa – Equipe de apoio
Auxiliar a criança no momento de descarte - Equipe de apoio
Comprar:
Concha para feijão; colher para pegar arroz; pegadores; cestas; garfos para frutas e garfos e facas para serem inseridos no 2º semestre – MGII
• Rotina estruturante; (faxina nas salas e espaços da instituição, horários de alimentação e tempos e espaços)
• Combinados para utilização de materiais e espaços
14h30 às 14h45 – Café da tarde
14h45 - Apresentação do vídeo pelo professore Andre Luiz da Silva: Tietâ por Jorge Amado
15h00 –
Retomar o conceito de modalidades organizativas:
1. Atividades permanentes;
2. Sequência didáticas;
3. Projetos didáticos e
4. Atividades ocasionais
15h40 – Desafios no campo de experiência de artes visuais: Grafismo
• BII
• MGI
• MGII
16h30 -A partir do diagnóstico (avaliação) planejamento e estratégias de ações para atingir as expectativas de aprendizagem;
18h00 – Apresentação do video pelo professore Andre Luiz da Silva: Caetano Veloso interpretando a música Como é Docê Morrer no Mar de Dorival Caymim
- Avaliação da JP
Com uma palavra, qual a contribuição da JP para o planejamento das ações no decorrer de 2011.
2 comentários:
Passei para dar uma espiadinha nesse começo de ano, que parece ter sido ótimo! Bons momentos de reflexão. Interessante o uso de Jorge Amado como leitura de "deleite". Parabéns à todas pelas oportunidades de trocas e de pertencimento no trabalho com a educação infantil.
Abraços
Marisete Schmidt
http://queroumcolinhoeprimeirospassinhos.blogspot.com
Olá, como sempre estão de Parabéns!! Que momentos ricos de reflexão, é disso que a Educação precisa... Obrigada por compartilhas tantas experiências de qualidade! Abraços - Adriana Sobhie - Tupã - SP
Postar um comentário