Francilene Pereira de Lima Maria José Pinheiro Araújo
Marly Kennerly Marcondes Gonzaga Tânia Cristina Pereira Ferreira
Marly Kennerly Marcondes Gonzaga Tânia Cristina Pereira Ferreira
Ao longo do 1º semestre observamos que a higiene bucal nas crianças do BII, na faixa etária hoje de 2 anos e 3 meses a 2 anos e sete meses, era deficiente, a maioria apresentava dentes com pontos escuros, com restos alimentares e mau hálito. Conversando com os pais, soubemos que apenas algumas famílias faziam a higiene bucal da criança à noite. Daí surgiu à necessidade de ensinar o grupo de crianças a fazer escovação no período da manhã e tarde, visto que passam aproximadamente doze horas no CEI.
As professoras se pré-dispuseram a garantir a realização da higiene bucal duas vezes ao dia, visando a criação e apropriação deste hábito de cuidado pessoal pelas crianças. Com o objetivo de colaborar para a construção da identidade pessoal dentro do ambiente coletivo, implementamos também a utilização da necessaire pelas crianças, contendo nela os objetos de uso pessoal necessários para seus cuidados.
Para introduzirmos o processo, realizamos uma palestra com os pais, na qual apresentamos a proposta enfocando a necessidade e importância da escovação para essa faixa etária, e solicitamos a sua colaboração: o envio de um kit (escova, copo, toalha e necesserie). O creme dental não foi inserido no kit, devido ao fato da criança ingerir o mesmo, podendo causar fluorose dental, uma alteração do esmalte por ingestão excessiva de flúor.
Com o grupo de crianças demos início às atividades realizando algumas rodas de conversa, com o intuito de apresentar a proposta e de compartilhar alguns procedimentos e formas de organização e, assim que as necessaires chegaram, introduzimos a escovação em nossa rotina diária.
Devido às condições físicas da sala, as crianças precisam ser divididas em dois grupos e deslocar-se para outras salas.
No início o grupo precisava muito de nosso apoio, contudo no decorrer do processo, realizando a escovação diariamente, as crianças estão aprendendo de fato a se organizar e a fazer a sua própria escovação. Cada vez precisam de menos ajuda, e com isso conquistam maior autonomia. Olham - se nos espelhos e com certa habilidade escovam os dentes e a língua, além de cuidarem dos seus objetos, identificando-os rapidamente. Ainda necessitam do auxílio das professoras para colocar pouca água na caneca evitando desperdício.
As famílias têm nos relatado a melhoria na escovação realizada em casa e como as crianças deixam-se higienizar. Temos, ainda, uma criança em tratamento dentário, visto que, a partir das escovações, a mãe percebeu que estava com os dentes comprometidos com cáries.
Desafio:
Sensibilizar as autoridades competentes a investirem em políticas públicas que atendam as reais necessidades para atender as especificidades da criança de 0 a 3 anos, no que concerne às instalações e materiais, para atingir a qualidade do trabalho embasada no binômio educar-cuidar.
Bibliografia:
Zabalza, Miguel A. Qualidade em Educação Infantil. – Porto Alegre: Artmed, 1998.281 pág
Santos, Lana E. Silva. Creche e Pré-escola: uma abordagem de saúde – São Paulo: Artes Médicas. 2004. 227 pág
Rossetti-Ferreira, Maria Clotilde et.al. Os fazeres na Educação Infantil – 2 ed. Ver. ampl. - São Paulo: Cortez, 2000
Brasil. Ministério da educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Brasília: MEC/SEF, 1998. 3 v.: il.
Sensibilizar as autoridades competentes a investirem em políticas públicas que atendam as reais necessidades para atender as especificidades da criança de 0 a 3 anos, no que concerne às instalações e materiais, para atingir a qualidade do trabalho embasada no binômio educar-cuidar.
Bibliografia:
Zabalza, Miguel A. Qualidade em Educação Infantil. – Porto Alegre: Artmed, 1998.281 pág
Santos, Lana E. Silva. Creche e Pré-escola: uma abordagem de saúde – São Paulo: Artes Médicas. 2004. 227 pág
Rossetti-Ferreira, Maria Clotilde et.al. Os fazeres na Educação Infantil – 2 ed. Ver. ampl. - São Paulo: Cortez, 2000
Brasil. Ministério da educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Brasília: MEC/SEF, 1998. 3 v.: il.
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