EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS PARA TODOS:
COORDENADOR PEDAGÓGICO E PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA
DIRETORA: RITA DE CÁSSIA GONÇALVES CARDOSO
ASSISTENTE DE DIREÇÃO:VALDELICE CAMPOS SOBRADO
COORDENADOR PEDAGÓGICO: ELIZABETE BAPTISTA DE GODOY
PROFESSORA : MARIA IVONE DE JESUS FERRARI
1ª PROPOSTA
•Durante o horário pedagógico os professores tem a oportunidade de conversar e refletir sobre as práticas realizadas com as crianças.
•Uma professora relata que propôs as crianças a construção da máscara da CUCA.
•Cada crianças recebeu uma máscara mimeografada para pintar.
REFLEXÃO:
O que as crianças aprenderam nesta atividade? Como desenvolver experiências artísticas para as crianças?
A professora aceitou o convite de planejar novamente essa atividade
REFLEXÃO-AÇÃO-REFLEXÃOCOORDENADOR PEDAGÓGICO E PROFESORES ESTABELECENDO VÍNCULOS DE CONFIANÇA
2ª PROPOSTA
AÇÃO APÓS REFLEXÃO
•Lista na lousa todas as sugestões de modelos e recorta.
•Disponibiliza vários materiais para serem utilizados pelas crianças.
•Durante o horário pedagógico apresenta ao grupo a sua nova proposta de construção de máscaras e relata como aconteceu.
PENSAMOS:
O que as crianças aprenderam nesta atividade em relação a 1ª proposta? Foi possível desenvolver a potencialidade artística das crianças? O que as crianças podem aprender?
•Conversamos, lemos e pesquisamos sobre o assunto.
•Retomamos os encontros de formação.
•Levantamos outras possibilidades de trabalho
REFLEXÃO-AÇÃO-REFLEXÃO“APRENDENDO A DISCUTIR IDÉIAS E NÃO PESSOAS”
3ª PROPOSTA
A professora propõem dar continuidade ao trabalho de construção de máscaras.
Relata ao grupo suas idéias e diante do ambiente convidativo à reflexão, uma nova proposta é planejada e:
Vários materiais são disponibilizados.
As próprias crianças escolhem como vão construir a máscara.
A professora participa ajudando quando necessário.
A arte passou ser uma atividade dentro da rotina da professora e se constitui em possibilidades aprendizagens significativas ás crianças.
“SONHO QUE SE SONHA JUNTO,
É REALIDADE”.
(Raul Seixas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário