"MAPA CONCEITUAL"
por Bete Godoy
“Devemos manter uma luta crucial contra as idéias,
mas somente podemos fazê-lo com a ajuda de idéias.”
Edgar Morin
As ideias estão carregadas de significações. O mapa é a materialização destas idéias, um convite para visualizarmos e entendermos o que está sendo proposto neste momento como currículo para a educação infantil.
A partir de várias conversas com as professoras sobre os documentos, os instrumentos metodológicos, a rotina e os campos de experiências, ideias foram surgindo e provocando novos pensamentos, um deles a da interrelação e complementaridade destes conteúdos/conceitos no que diz respeito às pedagogias e as didáticas para a educação infantil.
O que tem especificidade em cada conceito/conteúdo apresentado?
Como se relacionam?
E a criança que papel ocupa neste movimento?
Como e quando os órgãos centrais participam?
O que no fazer pedagógico e no cotidiano da escola é decidido pelo poder público ou pelos educadores?
As famílias participam em que momento? O movimento é o mesmo dos demais atores?
Tudo o que diz respeito à criança e educação estão presentes neste mapa?
Existem outras linguagens que o documento não contempla?
O que ensinar as crianças se resume as linguagens infantis?
Tudo que está no mapa dá conta de fazer cumprir o papel da escola na vida de uma criança?
Como ampliar o nosso olhar, a nossa reflexão para ver, ler e pensar sobre o que não está posto?
Pensar e considerar estes elementos já nos aponta que oficialmente temos um caminho a “ser seguido” ou “sugerido”.
Na formação o mapa foi usado com o objetivo de ser um instrumento de reflexão para que pensássemos como estes conteúdos/conceitos se apresentam e o que dele é importante ser considerado na construção do currículo da escola sem perder de vista o foco do nosso trabalho: o desenvolvimento da criança em todas as suas dimensões humanas respeitando o seu direito à infância.
Cada unidade educacional minimamente preocupada na elaboração e execução da sua proposta pedagógica precisa esmiuçar todas estes conteúdos/conceitos ao elaborar o seu projeto político pedagógico reconhecendo e respeitando a diversidade religiosa, política e cultural das crianças, das famílias e dos profissionais que nela atuam.
É possível perceber a existência de um saber no senso comum dos educadores sobre o que é currículo e que este, é determinado pela concretude do fazer diário.
Mas, como as ideias e ações se configuram, acontecem, são assumidas, verbalizadas, orientadas... ainda é algo não visível e compreensível já que muitas escolas discutem conteúdos e conceitos isoladamente, separam o pensar do fazer, a escola da vida e o pedagógico do didático.
A forma circular de “mandala” foi pensada para representar movimentos em diversos sentidos. O que existe de totalidade, integração, harmonia , ideologia... no que nela se apresenta?
O diálogo por reconhecer que seja ele o caminho para a reflexão e escolha dos educadores e das crianças enquanto sujeitos de direitos.
As linguagens propostas pela secretaria municipal de educação de São Paulo.
Os elementos permanentes da rotina para as crianças de 4 a 5 anos. Atividades que acontecem a partir de três princípios: Regularidade, Continuidade e Diversidade.
Os documentos construídos a partir da legislação vigente, das teorias sobre a criança, educação e infância.
O projeto Pedagógico como representatividade de todos estes conteúdos/conceitos construídos e traduzidos nas ações de cada um que participa da educação.
A criança: nosso compromisso social como educador da infância.
Olhar e analisar de dentro para fora e de fora para dentro em várias direções é o nosso convite!
Boas reflexões!
*Partilho estas reflexões. Não são verdades absolutas! Mas,
“Devemos manter uma luta crucial contra as idéias,
mas somente podemos fazê-lo com a ajuda de idéias.”
Edgar Morin
*Agradecimentos a Aline Marques e Patricia Helena que me ajudaram dar vida ao mapa.
12 comentários:
Parabéns pela contribuição generosa que vocês tem para com cada um de nós Li e amei
Jamile Almeida
QUE INTERESSANTE!!!
Silvia Coelho
É incrível como a Educação Infantil aqui em SP, ignora ou tem medo de contemplar ou explorar a linguagem escrita. É engraçado, pensar que uma criança que está dentro de uma sociedade letrada e que a todo momento, vê anúncios, filmes, canta músicas, brinca com letras, não pode pensar em como aqueles símbolos ( letras) vão parar naqueles lugares... praças, brinquedos, lanchonetes, televisão, cinema, livros, etc. Não se trata de construir ou não a escrita convencional de uma forma didática, mas sim de pensar esta escrita como um processo de apropriação, de encantamento, de curiosidade. Penso Bete que este seja, a grande lacuna da proposta da Educação Infantil no município de SP.
Elaine Cristina
Muito boa a representação, circular que dá o sentido do movimento, da integralidade, não tem começo nem fim, simboliza o movimento da VIDA. A criança no centro da mandala, sujeito de direitos, inserida numa cultura de infância, forte, criativa, ativa, curiosa. O Projeto Político Pedagógico e o Currículo em diálogo com profissionais da educação que participam dessa construção fazendo escolhas e para isso, não perdem de vista a CRIANÇA.
Josiane Del Corso
que prosa interessante!! A escrita na educação Infantil, não seria a organização do Brincar? Seria prudente transformar o pós roda de conversa um momento de registro? O prazer da conversa e a dinâmica de ouvir e falar já não seria um grande exercício para estes pequeno? Estas perguntas ficaram pulando na minha cabeça... Partilho da leitura da Josiane Del Corso, sobre o mapa apresentado.
Rosana Padial
que prosa interessante!! A escrita na educação Infantil, não seria a organização do Brincar? Seria prudente transformar o pós roda de conversa um momento de registro? O prazer da conversa e a dinâmica de ouvir e falar já não seria um grande exercício para estes pequeno? Estas perguntas ficaram pulando na minha cabeça... Partilho da leitura da Josiane Del Corso, sobre o mapa apresentado.
Rosana Padial
ealmente, não podemos negar a experiência da leitura e escrita às nossas crianças pequenas; porém precisamos planejar essas situações com prudência e reflexões a respeito de " quais aprendizagens queremos desenvolver com a turma".Podemos trabalhar com textos produzidos pelas crianças em outros momentos, como: elaborar bilhetes ou convites a seus pais, comunicando-os sobre uma reunião, festas, visitas...construção de resenhas de livros que o professor já tenha lido à elas, elaborar listas de nomes dos colegas da turma, histórias preferidas e muitas outras experiências...fazer a leitura desses textos às crianças, tendo o professor sempre como escriba e modelo leitor. O importante é possibilitar experiências significativas às crianças,onde haja integralidade entre os conteúdos oferecidos, respeitando o tempo de aprender e a necessidade inerente de brincar das crianças. Não existe experiência mais ou menos importante, o que existe é a organização dos conteúdos de forma a garantir o bem estar e aprendizagem dos pequenos, onde o brincar ( faz - de- conta, brincadeiras dirigidas, jogos), a leitura de boas histórias e bons textos, contação de histórias, conversas com a turma estejam presentes como atividades permanentes na rotina.
Tânia Regina
Concordo com vc. A questão é o que e como oferecer situações onde a leitura e a escrita seja significativa às crianças. Todas as linguagens são importantes e se complementam mesmo tendo suas carcterísticas que as "definem".
Bete Godoy
... importante lembrar que com a mudança do ensino fundamental para 9 anos, não podemos nos esquecer que a criança entra mais imatura no fundamental e a educação infantil quem que dar um embasamento neste novo mundo que ela vai encontrar quando quebrar o ciclo, não podemos fechar os olhos pra isso. A mandala foi uma idéia brilhante vou conmpartilhar e trabalhar com ela sim muito obrigada, ela pode ser alterada conforme as sugenstões dos grupos onde trabalho também .
Carla Simone Soares Silva
Isso mesmo!!!! O importante é não esquecer que A Ed. Infantil faz parte da Ed. Básica, portanto tem um papel importantíssimo na construção da identidade cultural da criança, bem como nas habilidades cognitivas.
Elaine Cristina
uestiono Higiene, colocaria conforto e proteção que é mais amplo e contempla a higiene, mas tudo isto, com a alimentação está dentro do Cuidado de si e do outro.
Damaris Gomes Maranhão
Parabéns pelo blog. Criei um apresentação de slides sobre espaços externos de acordo com as orientações do MEC e utilizei algumas fotos de vocês. Os créditos aparecem nas referências, ao final da apresentação.
aprenderinfancia.blogspot.com
Parabéns pelo trabalho!
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