sábado, 22 de janeiro de 2011

BOA LEITURA!


Bete Godoy

 

Autora: Sandra Branco
Ilustradora: Elma
 Cortez Editora


O livro A menina cabeça-de-vento traz uma história gostosa de ler,  ouvir e pensar.

Uma menina como tantas outras meninas, crianças e pessoas que parecem ter no alto de sua cabeça uma janela aberta. Lugar onde as idéias passeiam...onde o vento sopra e faz fumaça...sempre aberta para novas ideias.


Até que um dia o vento passou perto de uma nuvem negra e carregou uma idéia, que voou sobre sua cabeça, resolveu entrar e se tornou um pensamento.


Parecia tudo tranquilo até que.... Tantas outras coisas interessantes aconteceram na cabeça dessa menina e ela nunca mais foi mesma.

Você já parou para pensar sobre onde moram as suas ideias?

E mais...

Você acha que tem poucas ou muitas ideias?

Onde produzimos ideias?

Onde guardamos as ideias?

É possível existir alguém que tenha exatamente as mesmas ideias que você?

Tem ideias suas que você não gosta?

Você gosta mais da suas ideias ou da ideias dos outros?

Suas ideias envelhecem?

De onde vem ou nascem as ideias?

É possível pegar ou tocar uma idéia?

Ideias é o mesmo que pensamento?...

Uma boa história pode contribuir para boas conversas com crianças, jovens e adultos. O professor tem papel fundamental como mediador para que possam expor suas ideias e escutar as dos outros. Podendo a partir daí, ampliar, melhorar, partilhar, comparar, completar o que pensam, transformar, humanizar...

Paulo Freire assim diz a respeito: “o diálogo é o encontro amoroso dos homens dos homens que, mediatizados pelo mundo, o pronunciam, isto é, o transformam e, transformando-o, o humanizam para a humanização de todos”.


Outros  Bons Títulos:


Autor: Fabiano dos Santos Piúba
Ilustrador: Rafael Limaverde
Cortez Editora


Autora: Gloria Kirinus
Ilustradora: Simone Matias
Cortez Editora

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Exposição Itinerante de tesouros escondidos

Maria Cristina dos Santos
Exposição Brinc'Art

Centro de Educação Infantil Jardim Rodolfo Pirani. Julho de 2010





A rede municipal de ensino  da cidade de São Paulo é o maior sistema do país, com 1975  escolas  espalhadas por toda a cidade.
Ao pensar neste número fico imaginando quantos tesouros e saberes não estão escondidos, como formar uma rede nesta mega metropole, que acolhe pessoas de todos os cantos do mundo com todas as diversidades que lhes são peculiar?
É muito dificil! Porém continuamos sonhando em compartilhar saberes e tesouros.
Um desses tesouros caiu literalmente no nosso colo. Passando enfrente a  Cooperativa Chico Mendes, Márcia Jorge (educadora do CEI) entrou para perguntar sobre um dragão feito de fibra de vidro, os responsáveis disseram que aquele naõ era para ser  doado, porém eles possuiam um acervo de 21 esculturas, doadas pelo SESC Itaquera,  criadas a partir de sucatas de metais, carros e construção civil .
Assim que a Márcia chegou a unidade e contou não perdemos tempo, fomos buscar.
Este acervo  mexeu com a imaginação de adultos e crianças, ele foi integrado a exposição das produções das crianças no primeiro semestre de 2010, Exposição Brinc' Arte.
Após a apreciação dos pais, comunidades e das próprias crianças, que puderam compartilhar suas curiosidades e opiniões veio a grande questão:
E agora o que fazer com este acervo?
Depois de muita conversa surgiu a idéia de compartilhar com outras unidades do entorno, mas precisavamos de uma pessoa que comprasse a ideia e fizesse a mediação com as unidades.
Ao buscar parcerias recebi muitos "não interessa", mesmo antes de ver as obras, porém conseguimos sensibilizar nosso grande parceiro Sebastião Gomes, supervisor da DRE São Mateus e de nossa unidade.
Ao conhecer o acervo ele se encantou, exceto o barco por problemas de transporte, higienização e segurança. Todas as peças foram recolhidas e passaram por um processo de restauração cuidadoso realizado pelo nosso supervisor.
O primeiro gestor abraçar a proposta foi  do CEU Jaçanã juntamente com sua equipe.
Montaram esta maravilhosa exposição.
 
Exposição CEU Jaçanã

 Ideias simples e baratas  valorizaram as peças


Após a restauração

A proposta inicial  foi que o público interagisse com as obras e lhe dessem um nome às peças.








Este acervo já passou pelo CEU Quinta do Sol (DRE Penha) e Diretoria Regional de Ensino de São Mateus.











Revisora: Quitéria Campanaro

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Literatura Infantil

Em 2010 estes tres livros fizeram sucesso no CEI Jardim Rodolfo Pirani, principalmente nos berçários I e II. Todos eles fazem parte do acervo de livros de literatura infantil  dos Centros de Educação Infantil do Municipio de São Paulo.


Cadê Clarisse?


Autora:
Sônia Rosa

Ilustradora:
Luna

Sinopse:
Clarisse acabou de aprender a engatinhar e cada hora a garotinha está num lugar: debaixo da mesa, no armário, mexendo no rádio, fazendo pirraça, mandando beijinhos... A autora dessa divertida história se inspirou na própria filha para contar as estrepolias de uma pequena muito esperta e agitada. O livro tem graciosas ilustrações feitas com massinha de modelar.

Editora:

DCL - Difusão Cultural do Livro

 
Como é Bonito o Pé do Igor

 


Autora:
Sônia Rosa

Ilustradora:
Luna

Sinopse:
Quando o igor nasceu e seus dedinhos balançaram pra lá e pra cá, todos puderam notar como era bonito o seu pé. De bebê virou menino e de menino, um rapagão, e até hoje por onde passa tem sempre alguém que diz: como é bonito o pé do igor!

Editora:
DCL - Difusão Cultural do Livro


Lá Vai o Rui

Autora:
Sônia Rosa

Ilustradora:
Luna

Sinopse:
Rui queria fazer tanta coisa: jogar bola, olhar as formigas, ir à praia, tomar sorvete, andar de carrinho no mercado... e muito mais. Mas tudo fica na imaginação, porque hoje ele nem vai poder sair de casa. Com ilustrações alegres e atraentes, feitas com massa de modelar, o livro brinca com as limitações da criança quando fica doente.

Editora:
DCL - Difusão Cultural do Livro

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Compartilhando saberes

Hora do Balanço de 2010

Este  foi um ano de luta pela vida, mas não nós deixamos abater...
A hora  foi de compartilhar saberes...
Dizer que é possivel sim,  garantir  ás crianças uma educação infantil pública e de qualidade, onde ela é  sujeito de direitos e protagonista.
Agradecemos a cada um que esteve ao nosso lado e acredita nessa luta e faz as coisas acontecerem.


Faculdades Integras Paulista

 A convite da Professora Patricia Helena Rocha na  Encontros de formação para o Projeto Interdisciplinar. Foco: Leitura
A Importância da Leitura na Educação Infantil de 0 a 5 anos:  Como ela pode ser apresentada.


Secretária Municipal de Educação de Suzano

A convite da Professora Sueli Ramos fomos conversar com educadores de Suzano sobre práticas com um aporte teorico, mas do lugar de quem faz.

É sempre muito bom poder compartilhar com tantos educadores.


Cantos diversificados:

Professora Bete Godoy



Relato de experiência na EMEI Rumi Oikawa.
  • Aprendizagens da criança;
  • Critérios de organização;
  • Papel do professor
  • A importância do envolvimento de toda equipe educadora

















Hora do compartilhar: Alimentação na creche - Um projeto institucional

Professora Maria Cristina dos Santos
"...A gente não quer só comida
 A gente quer bebida
Diversão, balé..."
Comida -Titãs




Falar da nossa prática a partir de um aporte teorico para tantos educadores foi muito bom, ouvi-los falarem das possibilidades de aprendizado neste espaço.




sábado, 1 de janeiro de 2011

Cantos, contos e encantos: Ampliação das experiências artísticas

A partir da avaliação do primeiro semestre de 2010 a equipe educadora percebeu que havia uma lacuna no campo de experiência com a expressividade das linguagens artísticas quando se tratava  de apresentações  teatrais e músicais, quando eram realizadas aconteciam de  forma esporádica tanto na unidade quanto fora dela.

Por entender que:
"contrariando concepções inatistas da criatividade, defendemos que o interesse, a curiosidade e a sensibilidade não são frutos de um desenvolvimento natural puro e simples, senão mediados por elementos simbólicos. Portanto, só podem ser desenvolvido pela criança a partir de sua própria ação”
 (Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagem e Orientações Didáticas – SME/SP, pag117)

A partir desta perspectiva a equipe se propôs a sistematizar para garantir que as crianças tenham oportunidade de vivenciar estas experiências, principalmente quando se fala de formação de público, que necessita de mais tempo e regularidade para a apropriação.
Fechamos que na primeira e terceira sextas-feira do mês haveria um evento realizado pela própria equipe ou convidar pessoas ou grupos para se apresentar na unidade ou em outros locais.
Está tematica faz parte das pautas de formação desde 2006: A importância da formação de público nas diferentes linguagens artísticas, bem como a apropriação dos bens culturais da cidade de São Paulo.
Iniciamos com a equipe educadora (Formar- Transformar- Ação), agora a própria equipe vê a importância deste conhecimento para as crianças.

Narração de História

 


 Livro: Outras Novas Histórias Antigas




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Professora convidada  Áurea Oliveira Leitão Schuze (atriz, cenógrafa, figurinista e professora da rede municipal de São Paulo)

A Galinha Ruiva




Educadora Tania Karin Kilmar das Neves Raimundo e as professoras: Audenora Ferreira Espindola, Edna Leite Gouvea de Almeida e Rute Luiza Nogueira da Silva

Conto de Luís da Câmara Cascudo



Interpretado pela Professora Maria José Anacleto Silva de Paula








O casamento da Dona Baratinha




Professoras: Andréia Cristina Bernardes , Lina Asano Silva Ferreira, educadora Quitéria da Costa Campanaro, Luis Henrique Mujica Nunes, Sebastião dos Santos

História de Improviso

Esta história aconteceu não muito longe daqui, uma história “escalafobética”, sem começo, nem meio, nem fim; muito boa de cantar e também de improvisar e acontece assim... “Era uma vez...”




Professoras: Gessilda Rabelo, Maria José Anacleto Silva de Paula e Viviane Fidelis Ferreira














Narração de Histórias: Biblioteca do CEU São Rafael



Coral: Cantigas Natalinas





A equipe educadora: Professores Sebastião dos Santos, Andréia Cristina Bernardes, Andréia Alves da Silva Santos, Lina Asano Silva Ferreira, Edna Leite Gouvea de Almeida, Sandra Borges da Costa Damiani, Valéria Cristina Pereira Paulino, André Luis da Silva, Marly Kennerly Marcondes Gonzaga, Audenora Ferreira Espinola  e as educadoras  Quitéria da Costa Campanaro e Tania Karin Kilmar das Neves Raimundo ,  juntamente com a maestrina Jessica Volpato e a musicista Milena Pizziraiu Leal de Paula.