No mundo inteiro a população está ficando mais velha. Até 2050, o número de pessoas acima de 65 anos será maior do que o de pessoas com menos de 15, nos países mais avançados. E tem mais! Hoje, a expectativa de vida nos países desenvolvidos é de mais ou menos 75 anos e será de mais ou menos 90 anos em 2050.
Em um dos artigos apresentado neste blog tivemos como tema os 62 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos questionando a importância deste assunto ser tratado com o devido respeito desde a infãncia. Agora destacamos o outro extremo de uma vida: o idoso.
“Recordo-me sempre dos meus tempos de menino, quando meu bisavô colocava-me em seu colo para contar história do meu povo. Embora entendesse pouco a narrativa, ficava deslumbrado com a intensidade da sua voz rouca amaciada pelo tempo...Parece que hoje posso dizer que as história que aquele velho contava eram seus próprios sonhos...hoje saber da frustrada tentativa da ciência para delimitar o cosmos, me dei conta também de que os mitos armam uma teia de palavras que estruturam no indizível, ou seja, num esforço infinito de dizer o que não pode ser dito. Tudo isso é poesia pura! È por meio dela que consigo compreende o que ter uma identidade que se formalize na tradição oral. Não dá pra ser diferente. Se alguém quer compreender minha cultura, comece a ler nossas histórias, comece a sintonizar com os nossos heróis, vivencie nossa poesia!"
Documentos são escritos, leis são criadas, punições são estabelecidas e ainda são tantas as situações de desrespeito a criança, o idoso, o deficiente... diariamente.
Porque maltratamos a nossa própria espécie e os demais seres vivos?
E cada um de nós compartilha a responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos.
Nós, as crianças, faremos pequenos esforços diários, para transformar as coisas ruins em coisas boas. Iremos tratar a todos muito bem e dividir melhor o que temos. Se ajudarmos e respeitarmos os outros, viveremos com muito mais alegria e felicidade!!"
“Por que a compaixão não faz parte de nossa grade curricular instituída, uma parte inerente de nossa educação? Compaixão, reverência, admiração, curiosidade, exaltação, humildade – esses são os fundamentos de qualquer civilização verdadeira, não mais as prerrogativas de qualquer religião, mas pertencentes a qualquer pessoa, qualquer criança, em qualquer casa, em qualquer escola”. (Yehudi Menuhin)
Este projeto teve início em 2008 e tem como um dos seus princípios Respeito e consideração a todos os seres. Trabalhos realizados dentro deste princípio:
· Crianças do Brasil e do mundo
· Respeito à natureza e aos animais
E no ano de 2009: Da Criança ao idoso os caminhos de uma vida.
Projeto desenvolvido pela Coordenadora Pedagógica Vilma Francisca da Silva que contou com a dedicação de todos os educadores da EMEI. " Parabéns!"
1º Documento: A Carta da Terra
Princípios:
I. RESPEITAR E CUIDAR DA COMUNIDADE DE VIDA
Respeitar a terra e a vida em toda sua diversidade.
Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor.
Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas. Assegurar a generosidade e a beleza da terra para as atuais e às futuras gerações.
II. INTEGRIDADE ECOLÓGICA
Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial atenção à diversidade biológica e aos processos naturais que sustentam a vida.
Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.
Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário.
Avançar o estudo da sustentabilidade ecológica e promover o intercâmbio aberto e a aplicação ampla do conhecimento adquirido.
III. JUSTIÇA SOCIAL E ECONÔMICA
Erradicar a pobreza como um imperativo ético, social e ambiental.
Garantir que as atividades e instituições econômicas em todos os níveis promovam o desenvolvimento humano de forma eqüitativa e sustentável.
Afirmar a igualdade e a eqüidade dos gêneros como pré-requisitos para o desenvolvimento sustentável e assegurar o acesso universal à educação, assistência de saúde e às oportunidades econômicas.
Defender, sem discriminação, os direitos de todas as pessoas a um ambiente natural e social capaz de assegurar a dignidade humana, a saúde corporal e o bem-estar espiritual, com especial atenção aos direitos dos povos indígenas e minorias.
IV. DEMOCRACIA, NÃO-VIOLÊNCIA E PAZ
Fortalecer as instituições democráticas em todos os níveis e prover transparência e responsabilização no exercício do governo, participação inclusiva na tomada de decisões e acesso à justiça.
Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável.
Tratar todos os seres vivos com respeito e consideração. Promover uma cultura de tolerância, não-violência e paz.
2ºDocumento: Estatuto do Idoso
(Idoso é toda pessoa adulta com 60 anos ou mais)
No Brasil após sete anos tramitando no Congresso, o Estatuto do Idoso foi aprovado em 1º de outubro de 2003 data que se comemora o dia internacional do idoso, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos. Mais abrangente que a Política Nacional do Idoso, lei de 1994 que dava garantias à terceira idade, o estatuto institui penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da terceira idade.
1- O IDOSO TEM DIREITO À VIDA
2- O IDOSO TEM DIREITO AO RESPEITO
3-O IDOSO TEM DIREITO AO ATENDIMENTO DE SUAS NECESSIDADES B ÁSICAS
4- O IDOSO TEM DIREITO À SAÚDE
5- O IDOSO TEM DIREITO À EDUCAÇÃO
6- O IDOSO TEM DIREITO À MORADIA
7- O IDOSO TEM DIREITO À JUSTIÇA
8- O IDOSO TEM DIREITO AO TRANSPORTE
9- O IDOSO TEM DIREITO AO LAZER
10- O IDOSO TEM DIREITO AO ESPORTE
Fonte: http://www.prodam.sp.gov.br/idososp/direito.htm
AÇÕES DO PROJETO
Crianças, adolescentes, adultos e idosos foram convidados para um encontro que teve como objetivo:
- Conhecer e saber mais sobre os idosos da comunidade.
-O que fazem?
-Do que gostam?
-Do que têm medo?
-Como querem ser tratados?
-O que esperam da vida?
-Com quem vivem?
-O que o bairro oferece como cultura e lazer para a terceira idade?
- Oportunizar a troca de experiência entre as diversas gereações e descobrir o quanto é possível aprender e saber em cada fase da vida.
- Aprender a conviver.
- Levantar dados e informações importantes para o desenvolvimento do projeto.
- Aproximar a escola da terceira idade e saber como eles podem contribuir (e contribuem) na educação das crianças?
Muita história pra contar:
- A escola abriu as portas para as vovós, vovôs e idosos contadores de história.
- Professores leram diversas histórias para as crianças.
- Os idosos ouviram histórias contadas pelos educadores.
- As crianças contaram suas histórias e a partir dela criaram.
Exposição dos trabalhos realizados
Afinal de contas, falamos até agora de idosos que são vovós e vovôs e que costumeiramente aparecem nas histórias infantis mas,
- Os que envelhecem e não são avós?
- Os que namoram
- Os que adoram dançar
- Os tocam instrumentos.
- Os que encantam com sua sabedoria conquistada pelo tempo de quem já viveu.
- Os que praticam esporte.
- Os que escrevem.
- Os que trabalham pra sobreviver.
Sabemos que neste assunto há tantos caminhos e histórias para conversar com as crianças e nem sempre elas são só doçura e felicidade, porém podemos e devemos tratar com respeito assumindo o compromisso de ajudar a construir um mundo mais feliz!
"Se a educação não transforma a sociedade, sem ela a sociedade tampouco muda". (Paulo Freire)
TELEFONES ÚTEIS -EM SÃO PAULO-CAPITAL
- Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI)Oferece cursos e informações gerais para idosos, além de atender denúncias de abandono material, maus-tratos e agressões.(11) 3874-6904
- Promotoria do Idoso Ministério Público do Estado de São Paulo Defende o interesse de pessoas idosas, se desrespeitados seus direitos previstos na Constituição, e fiscaliza estabelecimentos que prestam serviços a idosos.Rua Riachuelo, 115.(11) 3119-9082 / 3119-9083
- Delegacia de Proteção ao Idoso Recebe denúncias de maus-tratos, ameaças e abandono material, entre outras manifestações de violência.Metrô República - 1º piso.De segunda a sexta-feira, das 9 às 18h.(11) 3237-0666 e 3256-3540
- Disque Denúncia - Polícia Civil0800 156315
Sites para pesquisa
Instituto Ethoshttp://www.ethos.org.br/
Carta da Terra para criança http://migre.me/Xr8X
Agenda 21 Brasileirahttp://migre.me/XraG
62 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos http://migre.me/Xrh3
14 comentários:
Ficou maravilhoso...
Continuo sonhando também que todas essas questões sejam pensadas, por isto que estou aqui e continuo acreditando nas possibilidades...
Beijos
Vilma
Bete, você não existe!!!
Suas explanações teóricas encantam pela forma como você as coloca. Seu comentário sobre o trabalho da EMEI emociona e nos faz pensar a todo momento qual é o nosso papel afinal.
Beijos
Ana
lindo projeto!
gostei muito!
Amei o texto, as ilustrações e a competência da equipe.
Parabéns Bete e Vilma
parabéns por mais uma bela iniciativa
Lú
Bete e Cris.
Parabéns! Este blog está cada vez melhor.
Marcos Lorieri
BETE, FIQUEI MUITO EMOCIONADA POR VER ESTE TRABALHO ENVOLVENDO TODA COMUNIDADE E PASSANDO TANTO CARINHO,VALORIZANDO O SER HUMANO.É DISSO QUE ESTAMOS PRECISANDO !PARABÉNS.
BJS
REGINA
CP TEOTONIO VILELA
''Parabéns''!!!cada vez este blog nos surprende mais, continue abordando temas assim como esses que as vezes muitas pessoas nen valorizam....bjss
cirlei
Parabéns!!!@
O blog está cada vez mais bonito
abs
Ana Bene
Parabéns pela iniciativa...
Muito lindo essa proposta .Parabéns!!
Amei você explicou claramente gostaria muito de contribuir o meu trabalho para com os idosos pois tenho grande admiração por cada histórias contadas por eles
Amei você explicou claramente gostaria muito de contribuir o meu trabalho para com os idosos pois tenho grande admiração por cada histórias contadas por eles
Muito bom!
Cá estou eu, em 2023, aproveitando esta postagem no meu projeto para a Semana do Idos.
Obrigadíssima!
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