segunda-feira, 15 de junho de 2009

“Quando a Leitura e a Pintura se encontram...”

Lina Asano e Kátia Capeli Pedroza


A leitura desperta a curiosidade, criatividade e o prazer, ela mexe literalmente com a rica imaginação da criança.Pensando em proporcionar um ambiente mais alegre, inserimos em nosso planejamento uma atividade que contemplasse a sequência didática de artes e leitura, que consistiu na pintura do próprio tapete pelas crianças do MGB (2 anos e 2 meses a 3 anos e 8 meses).
Dessa forma, o prazer em “fazer”, proporcionou além da apreciação pela própria arte e a do outro uma relação entre os personagens e as autoras dos livros.É gratificante para nós professoras da sala observar e compartilhar o orgulho e a alegria das crianças em produzirem algo que lhes traga significado.

“Fui eu que fiz”
(Stefany 3 anos e 4 meses)
Sequência didática de leitura: Sylvia Orthof
Objetivos:
  • Criar o hábito de escutar histórias;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Enriquecer o imaginário infantil;
  • Reconhecer e nomear alguns livros;
  • Manipular o livro, folheando as páginas e fazendo referências às imagens.;
  • Cuidar do livro e valorizá-lo;
  • Imitar o adulto lendo histórias

Livros:

  • História Enroscada ;
  • História Vira-lata;
  • História Avacalhada ;
  • História Engatada

Critérios de seleção


1. Qualidade do texto

O texto deve apresentar um bom trabalho de linguagem, coesão interna e organicidade, evite obras, cujo caráter utilitário que enfatize visões diretiva e inquestionável de mundo e de moral.


2. Diversidade

Procure diversificar os temas e linguagens (prosa, poesia, Cartum, livro sem texto, crônicas, conto de fadas).A oferta de obras com características bem diversas abre possibilidade de uma maior identificação do leitor com os livros, atendendo as diferenças individuais.


3. Adequação das obras á faixa etária:

Fique atenta ao tratamento gráfico dado a obra (encadernação, tamanho do livro, tipo de letra), a temática e a extensão da narrativa.

Com relação á extensão das narrativas, é importante salientar que os livros com texto podem ser breves ou relativamente longos, porém, desde que sempre acessível à criança que ainda não teve oportunidade de maior contato com materiais escritos.

A simplicidade de um texto, no entanto, não deve desvirtuar-lhe sempre acessível à criança que ainda não teve oportunidade de maior contato com materiais escritos. A simplicidade de um texto, no entanto, não deve desvirtuar-lhe a natureza, transformando-o em uma sucessão de frases soltas e sem significados, tal qual uma cartilha.

4. Ilustração:

Nesta faixa etária as gravuras é que irão, de inicio, exercer maior atração sobre a criança.


5. Regularidade

É interessante garantir na rotina um momento para leitura ou narração de histórias;


6. Organização do espaço

Roda de leitura



Sequência didática de artes visual

Objetivo:

  • Explorar diferentes materiais e superfícies para ampliar as possibilidades de expressar-se por meio deles.

Conteúdo:

  • Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais desenvolvendo todos os segmentos de coordenação.;
  • Cuidado com materiais e com os trabalhos e objetos produzidos em grupo

Material utilizado: esponja e tinta de tecido



Material utilizado: Brochinha e tinta de tecido


Procedimento de limpeza do material utilizado


Opção da escolha das cores que irá pintar

Manuseio de livro

Material usado: pinceis variados e tinta de tecido
Procedimento de limpeza do material utilizado








Roda de manuseio

Manuseio de jornal


Roda de manuseio



Secagem do tapete no varal


Canto diversificado: Isabele lendo para suas alunas



A EXPOSIÇÃO NO CEI




A finalização com os nomes dos personagens e autoras ficou por conta das professoras


Na exposição o cuidado em mostrar o processo



A visita a biblioteca do CEI


O prazer em escolher seu livro


E se deleitar...

O GRANDE DIA: A INAUGURAÇÃO DO TAPETE



Apreciar o trabalho feito

O sorriso diz mais que mil palavras!




ENFIM A LEITURA NO TAPETE



Hora de guardar....





Amanhã tem mais !

5 comentários:

.lucas guedes disse...

que delícia passar por aqui. eu que nem sou da educação, mas tenho muita familiaridade com o tema (tenho pedagoga na família), mãe e irmão que trabalham com crianças... amo as fotos deste blog também. beijos.

agda disse...

Parabéns Prof Lina e Kátia, vocês arrasarrrrraaaaammmmm!!!!!



Beijos Prof Agda

Anônimo disse...

adorei todas as atividades por vcs realzadas
vamos tb mortar um blog dai trocaremos experiêcncias.
beijos Beth

Anônimo disse...

Maravilha de trabalho. Escute quero que vc conte sobre sequencia didática com os pequenos fiquei muito curiosa
Sonia Ferrarez

Anjinhafeliz disse...

tb trabalho com educação infantil em CEI e amei o trabalho ....o self service é o sonho de consumo para os minis.Parabéns. É uma maravilha trabalhar com crianças dessa faixa etária.