Ler ou Contar?
Bete Godoy
A linguagem oral se expressa em dois domínios que se relacionam: o oral e o escrito. A roda de contação e a roda de conversa se apresenta como caminho para o desenvolvimento da linguagem oral. Nas escolas de educação infantil ler ou contar histórias é uma prática que faz parte da rotina do professor.
O hábito de compartilhar histórias guarda inúmeros significados. Está relacionado com o cuidado afetivo, construção de identidade, desenvolvimento da imaginação, capacidade de escutar os outros e de expressar idéias e sentimentos, bem como de compartilhar conhecimentos. Mas, não podemos afirmar que as duas situações de compartilhar histórias sejam iguais e que desenvolvam as mesmas aprendizagens.
Então, qual a diferença entre ler ou contar histórias?
Segundo Ana Lucia Antunes Bresciane ao contar uma história, podemos usar nossas próprias palavras, interpretá-las de diversas maneiras, utilizando os mais diversos recursos, podemos inclusive recriá-las, acrescentando-lhes novos elementos, provenientes de nossa imaginação ou do contexto em que estamos inseridos. Mais próxima da oralidade, a história que se conta é mais flexível, depende da pessoa que conta. Ler uma história, por sua vez, utilizamos palavras que estão escritas. Embora seja possível interpretar de formas diferentes, modificar a entonação, a altura ou o timbre de voz, na leitura o texto é sempre o mesmo, independente do leitor. Traz consigo marcas especificas da língua escrita e que não utilizamos cotidianamente ao falar.
Este é um assunto interessante e importante que o professor (a) precisa saber para fazer a escolha certa durante a elaboração do plano de aula. Para saber mais, segue a sugestão de leitura: Artigo da revista Avisa Lá: Era uma vez para crianças pequenas.
3 comentários:
Parabéns pelo trabalho e pelas publicações.
Ana Bene
Amei a matéria que trata do ler e diferencia o contar.....O blog tá lindo. Parabéns. Ivana
Parabéns lindo trabalho
acesse meu blog
www.ministiojota.blogspot.com
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