Por Maria Cristina dos Santos
Quais as aprendizagens ocorrem nos momentos de alimentação?
As nossas crianças passam a maior parte do dia no CEI (10 horas diarias).
Assim, quanto mais cedo educarmos as crianças para que façam escolhas saudáveis, melhor. Neste sentido, a família e a escola têm papeis principais.
Criar rituais nos momentos de alimentação, principalmente nesta faixa etária é essencial para criar bons hábitos alimentares.
É fundamental que a criança perceba que existem alimentos que se devem ingerir diariamente e outros que são reservados para os dias de festa. E a alimentação não deve ser usada como um castigo ou prémio!
A presença do adulto como mediador é fundamental. Nestes momentos todos os integrantes da equipe educadora são essenciais.
Ao pensarmos que na instituição toda ação é intencional os momentos de refeição deve ser muito bem planejados, pois envolvem hábitos que os acompanharam para toda sua vida.
4 comentários:
Quanta união! É deste modelo de integração, comunidade e escola para desenvolver trabalho consistente.
Parabéns pelas atividas.
Muito bonito, as idéias e o seu blog.
Abçs
Márcia
Parabéns,
pelo belo trabalho realizado no CEI.
Crianças mais confiantes e autônomas é possivel!
As boas práticas realizadas comprovam que vocês acreditam na capacidade de aprender das crianças.
Saudações.
Parabéns pelo trabalho,
Ações como está é que nos fortalecem mais e mais...
Curto demais as atividades desenvolvidas por vocês...
Bjs
Vilma
Olá!!!!!!!!!!!!! Meu nome é Regina Célia gaundalini e seou coordenadora Pedagógica a seis meses de uma creche da Prefeitura de São Paulo. Estou com probelmas para implantar o self service para crianças em Nossa creche. As professoras pensam que as crianças de 2 a três anos são muito pequenas para s servir sozinhas. Mas eu já tive experiências que da para realizar. a prefeitura comprou aquela bancada de ainos para colocar a comida. Vc tem alguma bibliografia que posso me indicar falando do selv service para crianças de 2 a 4 anos.É possível isso ocorrer?
Atenciosamente.
Regia
Postar um comentário