Bom dia Bete,
Tudo bem com você? E como vãos as novidades na sua escola?
Aqui na creche recebemos nove professores! O impacto foi grande na equipe. Temos agora um novo time e foi preciso iniciar o plano de formação.
Como estratégia, optei por focar nos registro para facilitar as intervenções com a turma que acabou de chegar.
Lembra daquela idéia de visitar a escola com um “olhar estrangeiro”?
Deparei-me com salas com pouco mobiliário, colchonetes empilhados e uma estética que não enriquece o repertório cultural das crianças.
Gostaria de ambientes mais acolhedores ao mesmo tempo desafiadores.
Cris
Por aqui, nosso grupo também mudou e constatei que a questão dos espaços merece reflexão. Os professores já reconhecem a importância dos ambientes nas experiências de apredizagem.
Para em refinar o olhar de todos educadores e ir mais fundo, lancei algumas questões: “O que revelam os espaços da Escola de Educação Infantil, em especial na nossa unidade ?” ”É possível saber qual a concepção de educação de uma escola a partir da organização dos espaços?”.
Em grupos os professores passearam pela escola, registrassem nos ambientes o que chamavam deles e trocaram impressões.
Todos relataram ter notado significatias alterações na unidade, como a utilização das paredes da escola, hoje como base para a interação com diversos materiais e não apenas como painel decorativo ou para exposição dos trabalhos. Nossa sala de linguagens também foi citada como um espaço que extrapola o conceito de brinquedoteca (Achei ótimo!).
Devolvo a questão a você Cris. Como fazer para que o professor se coloque como sujeito do processo se veja como parte da construção desses espaços e possa intervir, como as crianças, nos ambientes da escola, em prol das aprendizagens? Compliquei? risos
São Paulo, 16 de fevereiro de 2009.
Olá Bete,
Seu planejamento me inspirou a utilizar o registro fotográfico para incrementar as observações e foi ótimo! , o resultado foi muito próximo ao seu, um grupo trouxe algumas observações interessantes:
“ _ A minha sala ainda não tem a nossa cara (professora) e nem das crianças, até porque as aulas começaram agora.”
“_ Elegemos três espaços que acreditamos ensinar muito as crianças:
O primeiro foi este canto que organizamos com tapete, almofadas e colchonetes a sensação de ver está foto é de aconchego.”
Mas, assim como na sua escola, aqui na creche falta uma melhor compreensão sobre as possibilidades dos espaços no desenvolvimento da identidade pessoal, competências e saberes, de causar a sensação de segurança e confiança e proporcionar contato social e privacidade.
Na próxima etapa, selecionarei apenas as fotografias feitas das salas e vou apresentá-las com o texto: Educação Infantil: Espaços de Educação Infantil, pesquisa realizada pela Ângela Maria Scalabrin Coutinho, uma pesquisadora da universidade Federal de santa Catarina. A autora revela, por meio da analise de registros, a concepção de falas e organização de espaços, lançando as seguintes questões:
1. Existe no texto a preocupação em tomar as crianças como ponto de partida nas proposições dos espaços?
2. Durante o planejamento dos espaços é levado em consideração um ambiente que proporcione contatos constantes, criações e recriações, produções e reproduções, interações e momentos individuais?
Acho que uma boa referência teórica pode ajudar nesse processo.
Ah! Em tempo, muito obrigado pelo presente, amei o livro do Tonucci. Estou adorando trabalhar com suas charges.
Um comentário:
Tudo Bem? interessante este espaço está bem estruturado.........bom trabalho :)
Gostei muito Continua assim !
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