segunda-feira, 9 de julho de 2012

Práticas inclusivas: Momento da Leitura

Um caminho ainda a ser percorrido!
                                                                                         Bete Godoy



Atualmente é inquestionável a importância da leitura desde a mais tenra idade.  Sabemos que professor tem papel fundamental na escolha de bons títulos, na organização dos espaços e na leitura quando empresta sua voz aos que ainda não lêem, mas ouvem.

Se o momento da leitura, além das contribuições linguísticas, também estabelece laços afetivos entre o professor e a criança, como planejar situações em que todos possam participar?

O que fazer e como fazer quando na minha turma tenho crianças com necessidades educacionais especiais e reconheço a importância deles também participarem das atividades?

A partir da apreciação e análise das práticas de leitura (em vídeo) reflita individualmente ou com outros educadores na unidade em que  trabalha sobre:
  • Como as professoras organizaram o momento da leitura?
  • Para realizar a leitura sempre preciso organizar as crianças em roda?
  • Quais possibilidades de interações cada um dos momentos oportunizou?
  • Como planejar  momentos de leitura que leve em consideração as crianças com necessidades educacionais especiais?  Qual é o real, o possível e o necessário a ser feito?
  • Por que e como as crianças com NEE devem e podem participar das atividades planejadas para a turma?
  • Quais cuidados e intervenções  precisamos ter para que todos participem?
  • Como práticas planejadas levando em consideração as características das crianças promovem a inclusão de todos com qualidade?
  • Qual a importância do planejamento, da parceria e do respeito às diferenças?
  • Quais as possibilidades de aprendizagens as crianças tiverem a oportunidade de vivenciar?
Sabemos  que ainda temos muito à aprender, reivindicar e fazer no que diz respeito a inclusão.

O vídeo apresentado é uma forma de iniciar uma discussão de um assunto importante e também de valorizar os educadores que bravamente tem se dedicado a pensar no respeito às diferenças mesmo diante de tantas dificuldades, conflitos e necessidades que ainda pairam sobre a escola e seu atores.

Análise e aprecição da prática
1º Momento 
 Agradecimento as professoras do CEI Vila Flávia-São Mateus
video


2º Momento
Um outro dia
A mesma história

video
Em breve estaremos apresentando artigos sobre:

-Currículo adaptado. O que é isso?

-Exemplos de boas práticas inclusivas

quarta-feira, 4 de julho de 2012

LIVRO: INTERAÇÕES: SER PROFESSOR DE BEBÊS-CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR UMA ÚNICA AÇÃO


Com satisfação divulgamos este livro que convida o leitor a pensar o que é ser professor de bebê em creche e como o bebê vai construindo sua identidade a partir das interações com o adulto.

 

As autoras partilham suas experiências como formadoras na educação infantil trazendo temáticas importantes no que diz respeito à criança, a infância e a educação.

 

O livro está organizado em nove capítulos que dialogam entre si e tratam em especial das questões didáticas e pedagógicas que envolvem as práticas que acontecem na creche.

Conheçam as temáticas do livro:

-O espaço do bebê hoje

- As primeiras relações- uma questão crucial para o bebê

- A importância do acolhimento ao iniciar a vida fora de casa

- A organização dos ambientes para os bebês- olhar atento

- Rotina de cada criança, de grupo, de creche- possibilidades de conciliação

- E os bebês...brincam!

- E os bebês...falam! a comunicação oral como a construtora do pensamento, interação com o outro e com a cultura

- Acompanhando as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças

- Sugestões aos professores

Se você se interessa em saber mais sobre as questões que envolvem a educação dos bebês na creche não pode deixar de ler este livro.

 

Livro:Interações: ser professor de bebês-cuidar, educar e brincar uma única ação.
Cisele Ortiz e Maria Teresa Venceslau de Carvalho
Coordenação Josca Ailine Baroukh
Editora Blucher

MOBILIÁRIO INFANTIL


                                                                                                             Patricia Rocha

HISTÓRIAS QUE SE TRANSFORMARAM EM OBJETOS MARAVILHOSOS!!!


EXPOSIÇÃO E ENTREGA ÀS INSTITUIÇÕES



            A parceria Instituto Para Além do Cuidar e 3º semestre do Curso de Arquitetura da UNINOVE – SP, pode agora “saborear” o resultado do processo iniciado em fevereiro deste ano e concluído com a exposição e doação para as instituições.

            *ver primeira parte da matéria no link:


            “A produção, projeto e execução de protótipos de mobiliários infantis (mesa, cadeira de trabalho, estante, baú, kit quadro, teatrinho, kit reciclagem, banco e cadeira de leitura) promoveram reflexões sobre às questões relativas à arquitetura e a pedagogia infantil” – relataram os professores coordenadores do projeto Denise Xavier e Luis Octávio Rocha.
ALGUNS  MÓVEIS CRIADOS E A HISTÓRIA ONDE TUDO COMEÇOU!



                                           A CASA SONOLENTA



O REI BIGODEIRA

                                                                                           



O CATADOR DE PENSAMENTOS
                                                                         
                              MENINA CABEÇA DE VENTO

O POTE VAZIO

   

                        MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

Além do desafio de criar o mobiliário tendo com tema criador, as histórias infantis, cada objeto tinha um conceito a abstrair: girar, descobrir, esconder, crescer, , observar, despertar (...). esses conceitos foram explorados já no primeiro contato das crianças interagindo com esses objetos no momento da entrega às instituições.

                                  
O mobiliário, acompanhado com manual de montagem também confeccionado pelos alunos, será doado para as entidades, Casa da Criança Santa Olímpia, Vivenda da Criança, EMEI Profª Rumi Oikawa e a ONG Rede Criança de Combate à Violência Doméstica.



           Agradecemos mais uma vez, o convite dos professores coordenadores do projeto Denise Xavier e Luis Octávio Rocha, dos professores colaboradores Debora Faim, Tiago Franco, Debora Machado e Paulo Magri, os alunos e funcionários da marcenaria pelo acolhimento e carinho.



Segue o link do vídeo de um dos momentos de entrega desse mobiliário a uma das instituições:

http://www.youtube.com/watch?v=F7-kQP-8yGg&feature=youtu.be